quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O imprevisível Náutico 1x2 Santa Cruz, com o previsível erros de ambas as equipes.


Este clássico como qualquer que seja outro de qualquer lugar do Brasil ou mesmo do mundo, o resultado é sempre imprevisível.
O começo do jogo foi até um pouco movimentado, mas depois caiu um pouco de rendimento.
O Náutico com sua juventude tentava explorar a velocidade para surpreender o Santa Cruz e foi justamente assim que se deu inicio ao lance do gol do náutico, com uma bola rápida de Patrick Vieira pelo lado esquerdo, aproveitando a velocidade do Felipe Soutto, que estava aberto, encontrou o Renato dentro da área, que com uma bola rápida, de primeira finalizou para assim fazer o gol do Náutico.
Este posicionamento adotado pelo Náutico vem dando certo em muitos jogos, pois o Náutico até mesmo por ter como base muitos valores jovens tem essa possibilidade de jogar explorando a velocidade, mas, vem caindo no pecado de cometer erros pontuais.
O Náutico sempre buscando a velocidade, tentava encontrar os espaços que o Santa Cruz sedia, e foi assim em vários lances, em um outro lance crucial onde Bruno Alves sai em velocidade e cruza para área, novamente Renato pega de primeira acertando o travessão.
Mas como foi mencionado anteriormente, caía no pecado de dar espaços para o Santa Cruz, que tem como arma a velocidade do garoto Raniel que deu muito trabalho a defesa tricolor, criando situações sempre perigosas para a defesa do náutico, que com falha de Julio Cesar e mal posicionamento da defesa, Alemão fez o gol de empate, e em um lance rápido por parte de Renatinho que encontrou o Betinho dentro da área, foi decretada a derrota do náutico.
Os esquemas táticos de ambas as equipe semelhantes jogando com um falso 2x4x2 com alternância, deixava o jogo muito concentrado no centro do campo, criando muitos erros de passe, jogo truncado, muitas divididas, falhas nas coberturas das laterais, tanto que os três lances de gols do jogo, surgiram de bolas vindo das laterais do campo espaços cedidos por ambas as equipes.
O jogo buscava ser com velocidade, mas, infelizmente uma velocidade com bolas lentas, muitos toques antes dos passes, isso dava tempo do adversário sempre chagar para a dividida. deixando o jogo muito apertado, principalmente no meio de campo, parte muito explorado pelas duas equipes.
Bom para o Santa cruz que soube aproveitar melhor as oportunidades criadas e assim conseguiram a sua primeira vitória.
Infelizmente estamos vendo equipes ainda em formação, onde os erros serão frequentes, muita disposição, correria, porém erros de passes, erros em reposição, coberturas mal executadas, erros de posicionamento, mas como foi mencionado as equipes estão em formação, seja no contexto de montagem de grupo como formação tática, tudo isso exige um determinado tempo para que seja executado com mais eficiência.
Esperamos a cada rodada ver jogos mais atraentes, competitivos, e que venham atrair mais o publico, por que é lamentável um clássico da grandeza de Náutico x Santa Cruz com um pouco mais de 4 500 pessoas. 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Araripina Futebol Clube 2015.


Araripina Futebol Clube 2015.

Vestir essa camisa, não é vestir simplesmente uma camisa, e sim fazer parte da história de toda uma região.
É uma honra agora fazer parte dessa história, iremos com muito foco, determinação e união, lutar com muito afinco, para alcançar os objetivos traçados.
Sabemos das grandes dificuldades que iremos enfrentar, mas, sabemos também que estas dificuldades servirão para mostrarmos a força de nossa fé, a força de um grupo comprometido, a força de uma região.
Para aqueles que imaginam que o clube não está se movimentando e que planejamento corresponde apenas a organização de campo, se engana completamente, pois buscar uma organização estrutural é o primeiro passo, e isso vem sendo feito com muito luta.
Enquanto isso, muitos contatos estão sendo feitos, viagens vem sendo programadas para observações, sejam elas durante a Copa Araripe, ou nas diversas cidades que vem sendo já agendadas, muitas outras avaliações foram e estão sendo feitas durante o estadual da primeira divisão.
Muitos atletas contactados, outros por contactar, mas de uma coisa todos podem ter a certeza, teremos um grupo competitivo e comprometidos com os nossos objetivos.
Em breve novidades do planejamento 2015.
Araripina Futebol Clube 2015

Belo jogo para analisar, City 1x2 Barcelona


Acompanhei na tarde de ontem mais um grande jogo pela Champions League, desta vez tradando-se do Manchester City x Barcelona.
Pessoalmente achei um bom jogo, apesar dos altos e baixos das equipes, sempre podemos ver algo de bom e ruins dessas equipes, me encanta a cada fase dessa competição, as qualificações táticas e técnicas das equipes envolvidas.
Ontem este jogo mostrou duas grandes forças do futebol mundial, apesar da vitória, o Barcelona sentiu grandes dificuldades para obter o resultado positivo, mesmo podendo ter vencido por um placar um pouco mais elástico, pois com a perda do pênalti do Messi o Barcelona deixou de aumentar a vantagem que terá para o jogo de volta.
O Barcelona sempre com sua força ofensiva, vem fazendo a diferença nos resultados finais, mas, sempre que encontra uma equipe que marca sob pressão, que começa a marcação desde a saída de bola, o Barcelona sofre durante o jogo.
Mas como foi mencionado anteriormente a força do Barcelona é justamente o seu forte ataque principalmente no poder de finalização, do trio sul-americano, Messi, Neymar e Soares.
A movimentação constante do Barcelona desde o campo de defesa principalmente quando chega no seu criativo meio campo, Busquets, Rakitic e Iniesta, contando ainda com a movimentação do Messi e Naymar, que sempre dão suporte ao meio de campo, com suas qualidades e velocidades ao ataque na posse de bola, sempre com a presença do Luis Soares um pouco mais a frente abrindo espaços para as chegadas do Messi e Neymar seja com movimentação ou fazendo o pivô.
Barcelona mostrou sua força no primeiro tempo dominando o jogo, fez seus dois primeiros gols neste tempo, através do atacante Soares.
Na segunda etapa o City voltou um pouco mais pressionando a saída de bola, criando as dificuldades já apresentada pelo Barcelona em jogos anteriores, O City equilibrou muitas vezes as ações de jogo, com essa postura ofensiva, chegando a diminuir o placar através do também sul-americano Aguero, mas, muitas vezes sem sucesso e de forma desorganizada,correndo alguns riscos deixando mais espaços em seu setor defensivo, em um desses erros caucionando o pênalti no final do jogo desperdiçado por Messi.
No Contexto geral, foi um grande jogo, veloz, de posse de bola, muita movimentação e uma obediência tática de ambas as equipes a não ser no final de jogo por parte do City até mesmo pelo desespero de saber que estavam perdendo o jogo dentro de casa e reverter uma derrota dentro do Camp Nou será uma tarefa muito difícil.
City 1x2 Barcelona, pelo o que foi apresentado resultado justo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Futebol evoluindo.



Resultado de imagem para liverpool x besiktas
Acompanhei hoje um belo jogo para se observar a postura tática, jogo entre o Liverpol x Besiktas.
Sempre achei interessante observar jogos, postura, movimentação, formação tática, mas, de um tempo para cá, temos visto uma evolução no futebol mundial e isso tem sido sentido no nosso futebol.
A entrega dos atletas em fazer a formação tática, suas movimentações com e sem a bola, a inteligencia do futebol pensado com orientação, podemos ver o jogo como estrategia, não apenas em um esporte entre duas equipes que entram em campo.
Resultado de imagem para Corinthians x São PauloOntem pudemos ver um bom jogo para analisarmos aqui no Brasil, fiquei muito feliz em ver Corinthians x São Paulo, onde o Corinthians não só venceu como mostrou um futebol moderno, dedo do Tite, não estou dizendo que Muricy Ramalho não seja atualizado, pois o mesmo é um dos melhores treinadores do nosso futebol, mas, sem sombra de duvida Tite tem feito a diferença, esse período que o mesmo ficou viajando pelo mundo para estudar a evolução das grandes equipe, lhe fez muito bem, pois ele tem sido a diferença no nosso futebol, treinador muito inteligente, estudioso e atualizado.
É muito bom para o nosso futebol termos um treinador do quilate do Tite, pois o mesmo obriga de algumas forma aos demais buscar atualizações, estudar o por que das movimentações, não ser apenas treinadores de modismo ou seja; aqueles que repetem postura tática por que todos estão usando, e sim o por que fazer e como fazer.
A tendencia do futebol mundial a cada dia vem mostrando uma grande evolução, muitos acham que o futebol não tem mais o que fazer ou aprender, pois bem, os grandes, medianos e pequenos jogos estão aí para vermos a evolução, cabe a cada um buscar suas atualizações .

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Presidente do Araripina concedeu entrevista a pagina do Clube, sobre planejamentos e Metas 2015




11 de fevereiro 
ENTREVISTA!
O Presidente do Araripina Ted Eduardo Alencar concedeu uma entrevista mais detalhada sobre planejamentos e metas traçadas para 2015. Confiram abaixo:
Gabriel Miranda: Boa tarde presidente, é um prazer falar com você e pra falar, lógico, sobre o Araripina Futebol Clube.
Ted: Boa Tarde Gabriel, sempre bom estar em contato com você e nossa torcida.
Gabriel Miranda: Presidente, para começar, você postou em uma rede social que o projeto de captação de recursos já estava pronto e que faltava apenas o envia para as grandes empresas brasileiras. Esse envio já foi feito? Se sim, para quais empresas foram enviadas?
Ted: Respondendo a sua pergunta já enviamos proposta via email para diversas empresas brasileiras como: Votorantim Cimentos, Agua Mineral Santa Joana, Gabriel Diniz, Shopping Rio Mar, Medley, Cariri Garden Shopping e muitas outras.
Gabriel Miranda: E como funciona esse projeto de Captação de Recursos?
Ted: Esse projeto é enviado para captação de patrocinadores para associar suas marcas ao Araripina Futebol Clube, desde a estampa na sua camisa oficial como publicidade em placas no estádio e licenciamento de produtos.
Gabriel Miranda: Entendi. Mudando de assunto agora presidente, foi falado na imprensa sobre a sua intenção em modernizar essa marca do Araripina, como você pretende fazer isso?
Ted: A começar pela mudança do escudo, acabar de vez com as piadas de mal gosto e a chacota que sofremos por causa da tão acentuada exibição dos chifres do nosso mascote "o bode", entendemos que essa mudança exclui o estigma religioso que ao qual nosso mascote tem ligação com forças ocultas e outras denotações que podemos acompanhar nesse ultimos 06 anos.
Gabriel Miranda: E como está sendo a aceitação dos torcedores em relação a troca de escudo?
Ted: Primeiramente parabéns pelo modelo que obra sua, obrigado por ter aceito esse desafio.
Gabriel Miranda: Muito obrigado, foi um prazer.
Ted: A aceitação está sendo muito boa, acredito que deva passar pelo conselho em breve sem muita resistência.
Gabriel Miranda: Quantos escudos estão concorrendo para ser o novo escudo do Araripina?
Ted: Eram 02, mas vosso desenho foi escolhido com ampla vantagem sobre o concorrente.
Gabriel Miranda: Como será decidido sobre essa troca de escudo e quando os torcedores ficarão sabendo se a troca vai
realmente ocorrer ou não?
Ted: Será decidida em março numa reunião do conselho deliberativo, após a votação anunciaremos a decisão, que acredito que será positiva.
Gabriel Miranda: Olha aí torcedor do bode vamos ficar ligados.
Ted: Com certeza.
Gabriel Miranda: Presidente, eu ouvi uma entrevista sua a uma rádio aqui da região e você falou que pretende fazer uma loja do clube, como seria esse projeto?
Ted: Verdade, o Araripina precisa de uma sede/loja para que tenha um canal de ligação com o torcedor, o clube precisa funcionar o ano todo e a sede tem que existir para que os projetos de escolinha e outros que virão terem seu ponto de apoio e atendimento.
Gabriel Miranda: Entendi, realmente o clube não pode ficar metade do ano parado.
Ted: Verdade.
Gabriel Miranda: Sobre a Copa Araripe, como funcionará esse torneio? Quantas equipes disputarão? E Qual é o motivo para a realização deste torneio?
Ted: A prioridade será um torneio de até 16 (dezesseis) equipes, em 04 grupos de 04 equipes, se classificando as 02 primeiras para as quartas de final, os atletas serão observados pelo treinador Cleibson Ferreira e esses farão parte do elenco profissional para a disputa do Sub 23 de 2015.
Gabriel Miranda: Bela iniciativa.
Ted: Obrigado.
Gabriel Miranda: A respeito do Plano de Sócios: Você já tem algum projeto de campanha para atrair sócios para o clube? Se sim, como seria e quando seria lançado?
Ted: Sim, a campanha de sócio entrará em vigor provavelmente em março, sendo em duas categorias Sócio torcedor R$ 25,00 por mês, após 03 (três) mensalidades pagas em dia, terá acesso ao estádio gratuitamente e sócio Patrimonial R$ 50,00 por mês, com três meses pagos em dia terá acesso a entrada gratuita na parte das cadeiras cativas.
Gabriel Miranda: E já tem algum patrocínio fechado?
Ted: No momento fechamos apenas com a Prefeitura Municipal de Araripina, os demais estamos em processo de negociação até por que o campeonato só começará em 20 de julho.
Gabriel Miranda: E como será essa parceria entre a Prefeitura de Araripina e o Araripina Futebol Clube?
Ted: Fechamos um convenio a ser dividido em 10 parcelas iguais, pagas mensalmente.
Gabriel Miranda: Ótimo. Mudando mais uma vez de assunto, o Campeonato Pernambucano Sub-23 começa no dia 20 de julho e já sabemos que o técnico será que irá comandar o bode é o experiente Cleibson Ferreira, mas a respeito de jogadores, você já iniciou conversa com algum?
Ted: Exatamente, fechamos com Cleibson no dia 09/02 , agora estamos sondando jogadores e apalavrado com alguns deles, porém corre em sigilo para evitar o assédio de outros clubes.
Gabriel Miranda: Pra fechar, como será o Ted Alencar como presidente de um clube tão grande e com uma torcida tão apaixonada que é a do Araripina?
Ted: Com certeza é uma satisfação e será um grande desafio, mais estou preparado. Aprendi muito com o ex-presidente Walmy Bezerra, a segunda divisão é um campeonato bastante difícil, mais temos uma equipe de trabalho muito coesa e competente, certamente faremos de tudo para chegarmos ao nosso objetivo que é o acesso e desde já contamos com o torcedor e com vocês da imprensa.
Gabriel Miranda: Muito obrigado pela atenção presidente, estamos aqui torcendo pelo bode, aproveito a ocasião para agradecer a oportunidade de fazer parte desse projeto.
Ted: Estamos sempre a disposição, foi um prazer, abraço Gabriel.
Gabriel Miranda: Abraço.

(Araripina Futebol Clube)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Onde será que está o erro?

Hoje eu tive a felicidade de ler uma postagem muito interessante feita pelo amigo Rodrigo Gomes em uma rede social, onde ele abordava um assunto muito complexo no Brasil que é as divisões de Base, ele relatou a participação do São Paulo em uma determinada competição na Europa.

"Dizem que o futebol brasileiro, nas divisões de base, está bem distante do futebol europeu. O time sub 17 do São Paulo está mostrando que não é bem assim. Os garotos são paulinos acabam de avançar às semifinais da Al Kass Cup, no Qatar, depois de baterem o Real Madrid por 3x2, num jogo emocionante. Na primeira fase, eles já haviam vencido outros dois gigantes do futebol mundial: 2x1 contra o Atletico de Madrid e 5x0 contra o PSG. O São Paulo é o único representante brasileiro na competição, que ainda teve como participantes o River Plate, a Juventus, o Schalke 04, o Vissel Kobe, o PSV e o Arsenal. O próximo adversário do São Paulo é o Milan, valendo uma vaga na grande final contra o vencedor de PSG x Arsenal. O goleiro Lucas Gomes é o representante da SNA Sports neste grande torneio. Parabéns, Lucas e todo o time tricolor!!! Vamos em busca do título, molecada!!"

(Rodrigo Gomes)


Ele foi muito feliz em suas colocações, na sua abordagem com o seu ponto de visto de agente de futebol, para uns procurador para outros empresário, o termo neste momento não importa e sim de alguém que lida diretamente com atletas, o mais interessante que esta postagem levantou uma pequena discussão, vários de seus amigos deram algumas opiniões sobre a nossa divisão de base, uns com bastante propriedades com conhecimentos de causa, outros com opiniões vista do ponto de vista de torcedor, mas todas com suas razões, inclusive eu não poderia deixar de deixar o meu comentário;


"Na minha opinião Rodrigo Gomes é o imediatismo que existe no futebol não só Brasileiro e sim mundial cada vez mais sedo estes jogadores estão sendo lançados no profissional e a maturidade é algo pessoal, nem todos são Neymar Jr., os nossos torcedores não tem paciência, um jogador destes que assim que sobem, em seu primeiro jogo já tem que fazer a diferença, caso contrario não servem para vestir a camisa do tal clube, casos cada vez mais frequentes nos grandes clubes, é bem verdade que o calendário para as divisões de base no Brasil ainda está engatinhando, mas hoje está bem melhor, competições Nacionais com mais frequência como , copa São Paulo, Copa BH, Campeonatos Brasileiros , copas do Brasil, sem contar os estaduais e para aqueles chamados grandes estas competições internacionais, hoje vemos com frequência um jogador de PE em seleções de base do Confederação Brasileira de Futebol, fruto do investimento e as participações em competições de nivel nacional, não é fácil falar de divisão de base no Brasil, muita coisa por fazer, porém a paciência e o trabalho com qualificação profissional dentro de casa é o primeiro passo, ta na hora de parar com essa história de que porque foi jogador ou ídolo do clube tem que ser treinador da base do referido clube. Base é formação, e para tal, tem que se ter mais critério para quem vai formar."


(Cleibson Ferreira)


Mas, todos sabem que este assunto é muito complicado, realmente existem mil e uma explicação, o porque da nossa base não funcionar como deveria, seja; calendário, paciência, formadores, falta de estrutura, investimentos, nossa, se eu for citar o que pode ser, passaria a tarde toda escrevendo, o bom é de uma coisa todo mundo também sabe , o brasil é um grande celeiro, basta organizar todos estes itens citados e com certeza voltaremos a ter mais jogadores protagonistas nos grande clubes do Brasil e no Mundo.

Tempos iguais a este, sim podem voltar acontecer, todos estes jogadores foram formado em divisões de base, nenhum surgiu do nada, a formação ainda é o grande celeiro; Zico (Udinese), Falcão (Rei de Roma), Careca (Napole), Cerezo (Sampdoria), Junior(Torino), Socratres (Fiorentina), Julio Cesar(Borussia Dortmund), Romário (Barcelona), Ronaldo(Real Madrid/Barcelona, Inter de Milão), Odair (Roma), Ronaldinho Gaucho(Barcelona/Milan), Rivaldo (Barcelona), Tafareull (Parma/ Galatasaray), Dida (Milan), Cafú (Milan), Bebeto (La Coruña) e muitos outros. 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Uma grande honra.


 Já tive o prazer de como atleta trabalhar em grandes clubes que tivesse grandes torcidas, exemplos como a do Sport Recife, Bolivar (Bolivia), outros clubes de menor expressão nacional, porém com torcida atuantes como Oeiras, Crato, Central, entre outros, mas, foi justamente quando encerrei a carreira de atleta, que estou tendo o prazer de viver com mais frequência esse clima maravilhoso de trabalhar em clubes com torcida atuantes, foi assim com; Santa Cruz de Recife, Atletico MG, Corintians de Caicó, Juventude de Dianópolis, e agora com o Araripina, que é conhecida como a maior ou uma das maiores do Sertão Pernambucano, uma das maiores torcida do interior Pernambucano.
Pra mim, foi uma honra trabalhar em vários clubes como jogador e depois na parte de comissão técnica, cada clube com a sua torcida e suas particularidades, umas exigentes, outras políticas, outras frias, outras fervescentes, outras pequenas porém presente, mas, sempre vai existir aquelas apaixonadas que lotam os estádios, incentivam, independente da situação, que busca com sua voz, sons, batucadas, gritos, incentivar os guerreiros nas grandes batalhas.
Pra mim é uma grande honra trabalhar mais uma vez em uma equipe de massa, de grande torcida, isso nos trás motivação, mais ganas de ver o nosso torcedor lotar não só o nosso estádio, mas sim, todas as praças de jogo que teremos que jogar.
Teremos uma grande batalha pela frente e o torcedor é um dos maiores e mais forte guerreiro que temos do nosso lado.
Juntos, diretoria, comissão técnica, atletas, torcedor, patrocinador, poder publico, simpatizantes, ou seja todos aqueles que vestirem essa camisa, fará o seu melhor, e assim conseguiremos ser forte por inteiro, com união, foco e comprometimento as possibilidade de vitória fica sempre mais próximo.
Avante Bodeeeeeeeee.

Alexandre Gallo e seu verdadeiro e grande desafio.

Resultado de imagem para Alexandre Gallo

Durante essa semana, ouvi muitas coisas em relação ao trabalho do Alexandre Gallo por causa do resultado obtido no Sul-Americano sub-20, questionando se ele seria o melhor nome para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.
Quem sou eu para falar se ele deveria ser ou não, quem sou eu para avaliar um profissional com a qualidade que o Gallo exerce no comando da seleção, ele não é apenas treinador, e sim o coordenador das divisões de base da CBF, onde vem tendo o cuidado de realmente descentralizar as convocações, em todas as divisões podemos ver jogadores de diversos centros futebolístico.
Tive o prazer de conhece lo pessoalmente quando o mesmo trabalhava em Pernambuco, grande profissional, estudioso, dedicado ao que faz, e principalmente sabedor do que está se fazendo, não é apenas um repetidor de trabalhos e sim um profissional que sabe o porque do fazer.
Gallo sabe trabalhar com jovens valores e isso não é para todo mundo, nem todo profissional tem essa virtude, e digas com passagem, não é fácil, não só envolve o trabalho de campo, mas como também a parte psicológica que é de suma importância, essa transição é muito delicada, jogadores que muitas vezes encontra um mundo financeiro muito diferente do que estavam acostumados, a facilidade da noite, os chamados amigos do sucesso, tudo isso, envolve uma parcela que dificulta muito esse processo.
A CBF dispõe de uma rede de profissionais que lhe dão grande condições de exercer o seu trabalho dentro de campo, mas, é onde diferencia o grande profissional, Gallo é uma pessoa atenta a todos estes requisito, discutindo o porque de cada decisão, isso transforma o seu trabalho qualificado ainda mais para trabalhar com tão difícil categoria.
Eu pessoalmente gosto muito do trabalho do Alexandre Gallo, o resultado do Sul-Americano pra muitos não foi o esperado, mas, acreditem; o maior objetivo é garantir a vaga para a copa do mundo sub-20, e isso foi conseguido.
Não esqueçamos que grandes seleções Brasileiras foram feitas com jogadores que foram eliminados nas divisões de base, ou mesmo de um fracasso nas Olimpíadas.
As derrotas nos trás a maturidade, esse é nosso grande erro, imaginar que na base é obrigatório os grandes títulos.
Brasil Campeão do Mundo 1994 e 2002 foram composta por jogadores que tiveram grandes derrotas nas seleções de base ou olímpicas.
Este reflexo vemos dos clubes, onde a maioria avalia a qualidade de seus profissionais de base, infelizmente pelas conquistas, onde deveria ser pela qualidade dos atletas promovido ao elenco profissional.
Não podemos esconder que a nossa grande torcida, é que queremos ver o nome do Brasil sempre no topo e principalmente em uma Olimpíada realizada no Brasil e conquistando assim o único titulo que o futebol Brasileiro não possui.
Desejo ao Alexandre Gallo, toda as benção de Deus na realização dessa difícil tarefa.

(Cleibson Ferreira)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Agora é oficial, Araripina Futebol Clube é a nossa nova casa.

É com satisfação que venho por meio desta postagem confirmar que agora é oficial, sou o novo treinador do Araripina Futebol Clube.
Venho aqui agradecer a confiança por parte da diretoria encabeçada pelo presidente Ted Alencar, ao amigo Ricardo Valério que durante esse período teve uma grande parcela na minha decisão em aceitar fazer parte desse projeto.
O Araripina Futebol Clube é uma das grandes forças do estado de Pernambuco, uma equipe do interior Pernambucano localizado no Sertão do estado.
Teremos muito trabalho por fazer, muitas observações, viagens, reuniões, temos certeza que teremos muito trabalho, porém da mesma forma, temos a certeza que será um trabalho gratificante.
Contamos com o apoio do torcedor e simpatizantes, esta competição promete ser uma das mais niveladas dos últimos anos e toda ajuda será muito importante.
Montar uma equipe competitiva é importante, mas, o nosso grande objetivo é formar uma equipe vencedora.
E para isso contamos com ajuda de todos, reafirmo, não será fácil, mas, com muito foco, união e comprometimento poderemos ter grandes resultados.
Avante Bode do Araripe.

CLÁSSICOS, ONDE SE DECIDE?.

Esta semana dois clássicos me chamaram a atenção, Palmeiras x Corinthians e Náutico x Sport.
Li muitas coisas a respeito, vi muitas coisas que poderia definir estes jogos ou mesmo o porque do tal resultado.
Eu não venho aqui falar de postura tática e tão pouco porcentagem de posse de bola, e sim falar, da importância da eficiência em jogos destes porte.
Todo mundo sabe que clássicos de define no detalhe nem sempre a melhor equipe vence, clássico é a eficiência no detalhe, ambos os jogos foram definidos relativamentre com lances inusitados, (falhas), como relatei anteriormente não venho falar que a equipe A foi melhor que a equipe B, e sim mostrar como o foco, pode fazer a diferença.
Sempre procuro falar para os meus atletas sobre  foco e eficiência, duas palavras que tem que andar lado a lado.
Em um momento de descuido da zaga do Palmeiras Victor Hugo que recuou mal a bola onde Petros em velocidade teve a tranquilidade para tocar para Danilo, que por sua vez teve a tranquilidade e eficiência para fazer o único gol da partida que deu a vitória ao Corinthians, 
No jogo do Náutico x Sport o ataque do Sport entra tocando a bola sem nenhuma intervenção o jogador Diego Sousa fica livre chuta forte, Julio Cesar faz uma grande defesa porém a bola sobra na marca do pênalti sozinha para um atacante Danilo do Sport que tentou o chute duas vezes mal finalizado e a zaga do Náutico não consegue afastar, onde a bola sobra dentro da pequena área sozinha para o Samuel. Neste lance um conjunto da falhas defensivas por parte do Náutico, falhas ofensiva por parte do Sport, porém a eficiência do bom atacante Samuel, faz o único gol do jogo.
Os detalhes fazem a diferença no futebol, principalmente nos clássicos onde tudo se nivela, tudo fica igual, muitas vezes quem tem mais recurso se nivela com o que tem menos e assim faz um jogo que um erro pode ser fatal.
Não estou aqui para dizer que o Corinthians e o Sport foram melhores que o Palmeiras e o Náutico, mas confirmo que no meu ponto de vista o Corinthians e Sport foram mais eficiente.
O resultados dos jogos poderia ser diferente? Sim, com certeza, a final bastava que estas falhas não tivessem acontecido, ou seja, a eficiente dos derrotados fossem melhores das dos que venceram, porque ambas as equipes tiveram suas falhas e suas oportunidade de gols.