Meia deu passe para os gols de Dedé, no primeiro tempo, Eder Luis e Alecsandro (seu primeiro pelo Vasco) na etapa final

Divulgação
Dedé (ao centro) comemora seu gol com Felipe e Diego Souza
O time de Ricardo Gomes, que pela primeira vez utilizou a camisa em homenagem aos negros, viu uma grande atuação do meia Felipe, que deu passe para os gols de Dedé, no primeiro tempo, Eder Luis e Alecsandro (seu primeiro pelo Vasco) na etapa final.
E o experiente jogador ainda teve tempo para deixar sua marca, em belo chute de fora da área.
Dedé (ao centro) comemora seu gol com Felipe e Diego Souza
Crédito da imagem: DivulgaçãoCom o resultado, o Vasco chega aos 13 pontos na classificação do grupo A e fica um à frente de Flamengo e Americano. Já o Bangu fica com seis, no sexto lugar da chave B.
O clube cruzmaltino retorna a campo já na quarta-feira contra o ABC, no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Pelo Carioca, pega a Cabofriense no fim de semana que vem.
O jogo
Depois de dois empates sem gols, um pelo Campeonato Carioca e outro pela Copa do Brasil, o Vasco foi a campo disposto a voltar a fazer as redes balançarem. O time da colina dominou inteiramente o Bangu durante os noventa minutos de jogo.
Em tarde inspirada do meia Felipe, comandando as ações ofensivas com boas assistências, o Vasco até que demorou abrir o marcador, chegando inclusive a ser ameaçado no início. Aos 11 minutos, Allan fez falta em Pipico na entrada da grande área. Tiano cobrou, Fernando Prass se complicou, a bola bateu no travessão, voltou nele e saiu para escanteio.
Mas a resposta cruzmaltina não demorou. No minuto seguinte, Éder Luís avançou pela esquerda e entregou para Felippe Bastos na entrada da área. O volante ajeitou e soltou a bomba no canto direito de Thiago Leal, que voou e salvou o Bangu.
Aos 15, Alecsandro dominou na linha de fundo pela esquerda e atrasou para a chegada de Felippe Bastos, que limpou o lance e arriscou chute colocado que saiu à direita de Thiago Leal. Três minutos depois, o Vasco avançou em velocidade e Felipe recebeu na direita da área. O meia deu um corte para fora e chutou de direita. A bola desviou na marcação e saiu acima do gol do Bangu.
O Bangu sofreu um sério revés aos 19 minutos, quando Raphael Azevedo levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando a equipe com apenas dez homens em campo.
A partir daí, só deu Vasco. Aos 25, Éder Luís fez um carnaval pela esquerda do ataque, e, da linha de fundo, tocou para Diego Souza na altura da marca do pênalti, que deixou para Felipe Bastos arriscar o chute. A bola bateu na zaga e voltou para, novamente, Felipe Bastos, mas a zaga do Bangu afastou.
Na sequência, Felipe avançou em velocidade pelo meio e, da entrada da área, enfiou em profundidade para a penetração de Éder Luís, que bateu cruzado, Thiago Leal tocou com a ponta dos dedos, e a bola acertou a trave.
Aos 35, Éder Luís quase marcou um gol de placa. O atacante foi avançando em velocidade pelo meio da defesa, e depois de driblar quatro adversários, entrou na área e chutou, mas Thiago Leal fez defesa milagrosa e salvou o primeiro gol.
Cinco minutos mais tarde, o Vasco finalmente conseguiu abrir o placar em São Januário. Diego Souza abriu para Felipe na ponta direita. O meia foi cortando para o meio, levantou a cabeça e deu passe perfeito para Dedé, no bico esquerdo da pequena área. O zagueiro ajeitou e fuzilou para o fundo das redes.
As equipes retornaram sem alterações para a etapa complementar, e o Vasco manteve o ritmo. Logo aos 3 minutos, Felipe, desta vez pelo bico esquerdo da grande área, rolou na meia lua para a entrada de Éder Luís, que acertou uma bomba no canto direito de Thiago Leal. Atrapalhado pelos jogadores a sua frente, o goleiro do Bangu viu a bola estufar as redes: 2 a 0.
Aos 19, Felipe, da intermediária, lançou Diego Souza na área. O meia se livrou da marcação, mas ficou sem ângulo e tentou por cobertura, para defesa de Thiago Leal. O goleiro vascaíno, Fernando Prass, assistia ao jogo de dentro do campo. O Bangu, batido, não ameaçava a meta cruzmaltina. E aos 27, Felipe lançou Bernardo pela esquerda, que cruzou rasteiro. Thiago Leal passou batido pela bola, e Alecsandro mandou para o gol de carrinho.
O quarto gol vascaíno saiu depois de uma roubada de bola no meio campo. Alecsandro tocou para Leandro, o atacante viu Felipe sem marcação na meia lua e rolou para trás. O meia, de frente para o gol, tocou com categoria no canto direito.
Antes do fim, o Vasco quase chegou ao quinto. Alecsandro tocou para Leandro, que avançou em velocidade e chutou para boa defesa do goleiro Thiago.
FICHA TÉCNICA VASCO 4 X 0 BANGU
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de abril de 2011, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Felippe Guerra Costa (RJ)
Público: 12.787 pagantes (16.360 presentes)
Renda: R$ 200.470,00
Cartões amarelos: Raphael Azevedo, Tiano (Bangu); Allan, Diego Souza (Vasco)
Cartão vermelho: Raphael Azevedo
Gols: VASCO: Dedé, aos 40min do 1o tempo; Éder Luís, aos 3, Alecsandro aos 27, e Felipe aos 29min do 2o tempo
VASCO: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Felippe Bastos (Jumar), Felipe e Diego Souza (Bernardo); Éder Luís (Leandro) e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes
BANGU: Thiago Leal; Gedeilson, Abílio, Diego Padilha e Fabiano Silva; Joziel, Raphael Azevedo, Ricardinho (Thiago Galhardo) e Somália; Pipico (Esquerdinha) e Tiano (Possato). Técnico: Marcão