Gilberto comemora o segundo gol contra o Porto - Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Ataques velozes e defesas atentas trouxeram equilíbrio para a partida entre Santa Cruz e Porto. O tricolor, contudo, jogava dentro de casa e soube aproveitar as chances para garantir um resultado favorável de 2x0. A Cobra Coral segue defendendo sua posição no topo da tabela, com 41 pontos, enquanto o Gavião continua em terceiro, com 33.Durante os 20 primeiros minutos da partida, a equipe do Porto pressionou bastante dando trabalho à marcação tricolor e pouco espaço para que o Santa Cruz pudesse atacar. O Gavião estava gostando do jogo. Já aos 10 minutos, num bom cruzamento na pequena área do Santa Cruz, Kiros tentou cabecear, mas o zagueiro tricolor tirou a bola do perigo. Aos 23, Tiago Laranjeiras cobrou falta perto da área, mandou bola alta que Kiros cabeceou, mandando para o canto esquerdo do gol. Mas Tiago Cardoso fez boa defesa. Ainda assim, o Santa Cruz conseguiu abrir espaços para o ataque. A chance mais clara foi uma jogada de Cléber Goiano e confusão na área do porto que deixou Landu de cara com o goleiro. O atancante chutou, mas a bola explodiu em Mondragon.
Passados esses primeiros instantes, o time tricolor começou a dar mais velocidade nos contra-ataques, e foi em uma dessas jogadas que saiu o primeiro gol. Aos 33 do primeiro tempo, Natan fez boa jogada avançando pelo meio e driblando os zagueiros adversários, mas foi obrigado a recuar, deixando a bola para o atacante que aproveitou a bola e mandou uma bomba no gol adversário, abrindo o placar.
Mais a vontade no jogo, o Santa Cruz voltou do segundo tempo com os mesmos jogadores. E a fórmula deu certo imediatamente. Aos 40 segundos veio o segundo gol coral, quando Weslley tentou dominar e girar, mas a bola sobrou e é foi, novamente bem aproveitada por Gilberto, que manda forte de esquerda.
A partir de então, coube aos donos da casa apensa administrar o resultado, enquanto o Porto já apresentou ligeira queda no rendimento diante da vantagem coral. Houve ainda chances para o Santa Cruz ampliar a diferença. Como no lance qua aconteceu aos 4 minutos da etapa complementar, quando Gilberto deu um ótimo passe para Landú, que ficou em boa posição, mas dmeorou um pouco a chutar, dando a chance do goleiro Mondragon defender mandando a bola para fora. Com os gols desta partida, Gilberto, a estrela coral neste campeonato, passa a dividir a artilharia da competição com Ricardo Xavier, do Náutico, e paulista, do Porto. Todos com 9 gols marcados.
FICHA DO JOGO
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Jackson (Léo), Thiago Matias, André Oliveira e Renatinho; Jeovânio (Everton Sena), Cleber Goiano e Natan; Landu e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.
Porto: Mondragon; Hélder (Edi), Alexandre Black, Marivaldo e Altemar; Naldinho, Vágner Rosa, Arlindo (Renan) e Thiago Laranjeira; Kiros e Paulista (Diogo). Técnico: Laelson Lima.
Local: Arruda. Horário: 16h. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Alcides Lira e Albert Júnior. Gols: Gilberto (2) Cartões amarelos: Alexandre Black, Kiros, Naldinho, Thiago Matias. Público: 19.705. Renda: R$ 131.590.