sábado, 23 de abril de 2011

No dia de São Jorge, Corinthians luta muito e vence o Oeste por 2 a 1

Timão mostra raça para superar falha do goleiro Julio Cesar e avançar às semifinais do Paulistão com um golaço de Willian


por Carlos Augusto Ferrari

O dragão não parecia ser tão feroz quanto aquele que a história conta, mas o Corinthians precisou ser guerreiro como São Jorge para chegar às semifinais do Campeonato Paulista. No dia de seu padroeiro, o Timão teve de enfrentar uma verdadeira guerra para vencer o Oeste por 2 a 1, nesta noite de sábado, no Pacaembu, pelas quartas de final. Salve, Jorge! E salve, Willian, autor do gol salvador!
O jogo pareceu que seria fácil depois que Liedson colocou o Alvinegro em vantagem logo aos nove minutos. Entretanto, uma falha de Julio Cesar (gol de Fábio Santos) nos acréscimos da etapa inicial transformou a partida em um drama. Mas, com as armas de seu santo guerreiro, o Timão criou inúmeras chances e viu o Oeste salvar duas bolas sobre a linha até que Willian, em um golaço, manteve a equipe viva na briga pelo título.
Agora, o domingo será de descanso e observação para os alvinegros. O clube aguarda pelo vencedor do confronto entre Palmeiras e Mirassol, às 18h30m (de Brasília), também no Pacaembu, para conhecer seu adversário na próxima fase. Do outro lado, o Peixe derrotou a Ponte Preta e espera por São Paulo e Portuguesa.
Veja aqui os cruzamentos da fase final do Paulistão
Willian gol Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Willian comemora o gol da vitória do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Timão marca no início, mas Julio Cesar falha no fim
O temor do Corinthians em esbarrar na retranca do Oeste não demorou a acabar. Com apenas um jogador no ataque, o clube do interior tentou se defender, mas cometeu falhas na marcação, principalmente dando muito espaço no meio de campo. Foi por lá que o Timão ficou em vantagem logo aos nove minutos. Em velocidade, Paulinho recebeu passe de letra de Dentinho e lançou para Liedson bater com precisão na saída do goleiro Fábio.


A vantagem no início permitiu que o Corinthians controlasse bem o nervosismo e administrasse o placar. Como o adversário não conseguia atacar, o Timão aproveitou para continuar pressionando. Aos 29, quase o segundo gol. Dentinho foi lançado na área e, caído, tocou para Liedson. Sem ângulo, o atacante rolou para trás, Bruno César chutou, e a zaga cortou sobre a linha de gol.
Liedson gol Corinthians (Foto: Ag. Estado)Liedson abriu o placar para o Timão (Foto: AE)
O 'buraco' no meio de campo defensivo do Oeste continuou permitindo que o Corinthians chegasse com tranquilidade. Liedson, sempre com ótima movimentação entre os zagueiros, por pouco não fez outro, aos 37. Ele recebeu lançamento na área sem marcação, mas foi travado pelo goleiro Fábio na hora da finalização.
Quando o primeiro tempo parecia terminar com a vantagem alvinegra, o Oeste chegou ao empate em uma bobeada do sistema de marcação. Após desvio no meio de campo, Fábio Santos recebeu a bola pela esquerda e, na entrada da área, soltou uma bomba. A bola tocou no chão, Julio Cesar falhou, e a etapa inicial acabou 1 a 1.
Pressão no segundo tempo
Apesar do ímpeto ofensivo, o Corinthians voltou desorganizado para o segundo tempo, irritando a torcida. Dentinho, que passou mal em campo, deu lugar a Willian, e o Timão apostou mais na vontade do que na tática para chegar ao ataque. Foi o lateral-direito Alessandro quem quase fez o segundo, aos sete minutos, pegando rebote da zaga e chutando forte para bela defesa de Fábio. Em seguida, Liedson não alcançou um cruzamento rasteiro vindo do lado direito.
A velocidade de seus atacantes deu ao Corinthians os espaços necessários para sufocar. Aos 13, por um milagre não saiu o segundo gol. Liedson disparou pela esquerda e chutou forte para Fábio espalmar. No rebote, sem goleiro, Bruno César finalizou, e o zagueiro Paulo Miranda salvou o Oeste em cima da linha.
Era questão de tempo para o Timão voltar à vantagem no placar. E ela veio em grande estilo, aos 19 minutos. Willian foi lançado por Chicão, aplicou um drible da vaca no marcador e, já na área, soltou um foguete no ângulo esquerdo de Fábio. Explosão alvinegra de alívio no Pacaembu.
O técnico do Oeste, Luis Carlos Martins, colocou seu time no ataque - tirou um lateral (Dedê) e um volante (Márcio Passos) para colocar dois atacantes (Reinaldo e Mazinho). Mas o Timão continuava ditando o ritmo do jogo, sem sustos.
No fim, o técnico Tite ainda tirou Jorge Henrique (aniversariante do dia) e Bruno César para colocar Danilo e Morais, dando ritmo de jogo aos seus reservas.
O Oeste arriscou até com o goleiro Fábio indo para a área corintiana, na base do desespero. Sem criatividade, porém, o time de Itápolis nem chegou a assustar o torcedor corintiano.
CORINTHIANS 2 x 1 OESTE
Julio Cesar, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Bruno César (Morais) e J. Henrique (Danilo); Dentinho (Willian) e Liedson. Fábio, Dedê (Reinaldo), Cris, Paulo Miranda e Fernandinho; Adriano, Dionísio, Marino, M. Passos (Mazinho) e Roger; Fábio Santos (Alex Willian).
Técnico: Tite. Técnico: Luis Carlos Martins.
Gols: Liedson, aos 9, e Fábio Santos, aos 46 minutos do primeiro tempo; Willian, aos 19 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians); Adriano e Fábio Santos (Oeste)
Data: 23/04/2011 Local: Pacaembu, em São Paulo. Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho.
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Anderson Jose de Moraes Coelho.
Público: 28.025 pagantes. Renda: R$ 932.511,00