sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Com gol no fim do jogo, Náutico cede derrota ao São Paulo

O Náutico batalhou, marcou, suou, mas não conseguiu evitar a derrota para o São Paulo. No Morumbi, o tricolor paulista conseguiu marcar o único gol do jogo aos 37 minutos do segundo tempo, em um chute de fora da área de Hernandes.

O time pernambucano marcou as principais jogadas do atual bicampeão Brasileiro, que não conseguiu criar as oportunidades, mesmo pressionando durante todo o jogo. O Náutico explorou os contra-ataques, mas esbarrou nos erros de conclusão de jogadas.

O Náutico volta a jogar apenas no domingo (19), contra o Sport, na Ilha do Retiro. O São Paulo também tem um clássico pela frente, contra o Palmeiras.

MARCAÇÃO E CONTRA-ATAQUES

Apesar do ministério em torno da escalação, todos já esperavam que Roberto Fernandes armaria o time em um esquema defensivo. Não foi diferente, e o treinador, acostumado a pregar peças na imprensa, fez o óbvio, entrando na formação 3-6-1.

Com uma proposta de marcação forte, o Náutico deu poucas oportunidades ao São Paulo. O tricolor paulista foi para cima, buscou os espaços, mas encontrou dificuldades na hora de furar o bloqueio.
Mesmo assim , o tricolor conseguiu criar algumas jogadas, principalmente no final do primeiro tempo, quando os donos da casa pressionaram intensamente. Na melhor delas, aos 41 minutos, Dagoberto recebeu lançamento nas costas da zaga e ficou de frente para o gol André Sangalli. O atacante tentou “enfeitar” o lance e mandar por cobertura e acabou mandando para fora.

Um pouco antes, Borges recebeu lançamento em profundidade e chutou cruzado. André Sangalli salvou. Quando recuperou a bola, entretanto, o Náutico respondeu. Após contra-ataque puxado em velocidade, Felipe chegou na área em condições de finalizar. Rogério Ceni fez boa defesa, garantindo o 0x0 na primeira etapa.

GOL NO FINAL

O desenho do jogo no segundo tempo não foi diferente do primeiro: o São Paulo continuou pressionando, buscando o gol e o Náutico manteve o esquema fechado, esperando por um erro paulista para tentar um gol.

O que mudou foi a criatividade do São Paulo, quase nula na primeira etapa. Nervoso com a marcação adversária, o tricolor passou a insistir ainda mais em bolas áreas, sem sucesso na maior parte do tempo.

O Náutico, por outro lado, mantinha postura de contra-atacar os paulistas e, com a entrada de Geraldo, Gilmar e Clodoaldo no segundo tempo, passou a ser um pouco mais agressivo. O São Paulo cedia cada vez mais espaços, mas o Timbu errava muito na hora de dar o chamado “último passe”.

De tanto insistir, o São Paulo foi premiado nos últimos minutos do jogo. Depois de receber bola frontal ao gol, arriscou de fora da área e acertou um chute rasante, no canto de André Sangalli, fazendo o primeiro e único gol do jogo.

A vitória colocou o São Paulo na quarta posição com 52 pontos. O Náutico permaneceu na 15ª posição, que poderá perder caso o Atlético-PR vença o Fluminense no próximo sábado (11), em jogo a ser realizado na Arena da Baixada (PR).