terça-feira, 23 de abril de 2013

Xavi x Schweinsteiger em números


(FIFA.com)
Xavi / Bastian Schweinsteiger
Se pedissem que você indicasse dois jogadores de meio-campo que se sobressaem por ditar o ritmo e a velocidade de um jogo, seria bem difícil encontrar dois exemplos no futebol atual que fossem melhores do que Xavi Hernández ou Bastian Schweinsteiger. Os meias do Barcelona e do Bayern de Munique sabem manter a bola em movimento para que suas equipes possam fazer um jogo que está entre os mais brilhantes de hoje em dia. Além disso, ambos também cumprem uma função parecida em suas respectivas seleções nacionais.
Pouco antes do encontro entre os dois craques na semifinal da Liga dos Campeões da UEFA, o FIFA.com dá uma olhada em algumas de suas estatísticas mais impressionantes.
AlturaXavi: 1,70 m
Schweinsteiger: 1,83 m
Xavi tem exatamente a mesma altura que outro maestro do meio de campo do Barça, Andrés Iniesta, mas sua baixa estatura para os padrões futebolísticos não impediu que o famoso estilo tiqui-taca, com sua característica troca de passes curtos, rápidos e precisos, se tornasse a marca registrada do clube catalão. "Os jogadores baixos antes eram considerados ruins, mas agora somos de outro planeta!", disse Xavi em uma entrevista ao jornal espanhol El Mundo.
Títulos no campeonato nacionalXavi: 6
Schweinsteiger: 6
O primeiro título alemão do meia do Bayern de Munique foi há dez anos, em uma equipe capitaneada por Oliver Kahn e compostas por atletas como Bixente Lizarazu e Michel Ballack. Já na atual temporada, Schweinsteiger marcou a conquista de sua sexta taça nacional com um belíssimo gol de calcanhar.
Quanto ao espanhol, seu primeiro título nacional chegou em 1999, temporada em que estreou na equipe principal do Barcelona. Naquele tempo, Pep Guardiola ainda ocupava a posição que viria a ser de Xavi quando aquele se tornasse treinador do Barça. Foram precisos seis anos para que o atual meia do Barça voltasse a erguer uma taça da competição, mas a partir desse momento uma fase extraordinária se seguiu, já que o clube catalão arrebatou cinco das sete ligas seguintes – a última, em 2011.
Soma de gols e assistências na Liga dos Campeões da UEFA 2012-13Xavi: 5 (1 gol e 4 assistências)Schweinsteiger: 5 (2 gols e 3 assistências)
Os dois jogadores só ficaram de fora de um único jogo nesta temporada da competição. Em suas nove partidas, ambos participaram de cinco gols de suas equipes, fosse marcando ou armando a jogada decisiva. Xavi deu quatro assistências para seus companheiros e marcou uma vez (na partida de ida das quartas de final, contra o Paris Saint-Germain), enquanto Schweinsteiger balançou a rede duas vezes e deu o passe final outras três.
Curiosamente, os dois também têm números idênticos em seus respectivos campeonatos nacionais – ambos contribuíram com dez gols de seus times. Enquanto o espanhol fez cinco e deu cinco assistências, o alemão marcou sete e armou três.
Passes certos na temporada 2012-13 do campeonato nacionalXavi: 95,2% (2.250 passes certos em 2.364 tentativas)Schweinsteiger: 87,3% (1.640 passes certos em 1.878 tentativas)
A impressionante cifra de passes concluídos de Xavi é algo para entrar para a história, até mesmo entre o aclamado grupo com quem ele divide o vestiário no Camp Nou. Sua precisão milimétrica lhe permite estar constantemente redistribuindo a bola tanto para a retaguarda quanto para o ataque – ingrediente fundamental do estilo fluido e flutuante do futebol de posse de bola do Barcelona.
Já Schweinsteiger é ligeiramente mais voltado para o ataque. Por isso, considerando seu maior interesse em marcar gols, uma taxa de passes certos de 87,3% é quase igualmente impressionante.
Outra cifra assustadora é que, até agora na Liga dos Campeões deste ano, Xavi errou apenas 58 passes ao longo de 13 horas de jogo. Nesse intervalo, ele tentou mais 1.200 passes.
Idade com que chegou ao clubeXavi: 11 (em 1991)Schweinsteiger: 13 (em 1998)
Xavi chegou à renomada escolinha de La Masia em 1991, justamente quando o inesquecível Barcelona comandado por Johan Cruyff começava sua caminhada rumo ao tetracampeonato espanhol. Assim, naquele tempo o jovem meia tinha como ídolo Pep Guardiola, além de uma equipe de craques que chegou ao ápice com o título da Liga dos Campeões da UEFA em 1992. Depois de passar pela equipe juvenil e pelo time B do Barcelona, Xavi marcou um gol em sua estreia na equipe principal em 1998, mais ou menos na mesma época em que Schweinsteiger assinava seu primeiro contrato com o Bayern.
Assim, como Xavi, o meia alemão foi subindo pelas categorias de base e passou um tempo no time B de seu clube. Ele estreou profissionalmente entrando como substituto em uma partida da Liga dos Campeões contra o Lens, em 2002.
Xavi já fez quase 700 jogos pela equipe principal do Barcelona em todas as competições. Já Schweinsteiger, quatro anos mais novo que o craque espanhol, já vestiu a camisa do Bayern em pouco mais de 400 ocasiões.
Retrospecto nos confrontos diretos (clube e seleção)3 vitórias de Xavi, 0 de Schweinsteiger e 0 empates
Ambos estavam em campo quando o Barça goleou o Bayern por 4 a 0 no Camp Nou pelas quartas de final da Liga dos Campeões de 2009. Xavi foi decisivo naquele encontro, já que criou chance após chance para seus companheiros de ataque. Já "Basti" não jogou na volta na Arena Allianz, que acabou sendo apenas para cumprir tabela, já que o Barça se classificou com um 5 a 1 na soma dos placares.
Ambos se encontraram em outras duas ocasiões com as camisas de suas seleções. A primeira, na final da Eurocopa de 2008, foi carregada de nervosismo, já que a Espanha procurava encerrar um longo jejum de títulos. Foi Xavi quem deu o passe para que Fernando Torres encobrisse Jens Lehmann na saída e garantisse a vitória pelo placar mínimo.
A outra ocasião foi na semifinal da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, quando a partida foi igualmente decidida com um único gol. Xavi mais uma vez armou a jogada, já que foi ele quem cobrou o escanteio que Carles Puyol completou de cabeça para selar o placar de 1 a 0.
Jogos na Copa do Mundo da FIFAXavi: 14 (11 vitórias, 1 empate e 2 derrotas)Schweinsteiger: 14 (10 vitórias, 1 empate e 3 derrotas)
Após ser campeão da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Nigéria 1999, Xavi estreou em Copas do Mundo da FIFA em 2002. Na Coreia do Sul/Japão, fez três jogos na campanha da Espanha até as quartas de final. A seguir, o craque do Barcelona jogou as quatro partidas de sua seleção na Alemanha 2006 e então voltou vitorioso da África do Sul, quando, como já dito, venceu a Alemanha de Schweinsteiger.
Já o meia alemão fez sua primeira partida em Mundiais em sua conhecida Arena Allianz, em 2006, e esteve em campo em todos os compromissos de seu selecionado, que terminou em terceiro lugar naquela competição. O mesmo destino recaiu sobre Schweinsteiger em 2010, quando também foi terceiro colocado com sua equipe.
Por outro lado, nas 36 partidas que ambos fizeram em eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA, nenhum dos dois nunca esteve do lado derrotado.