quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Clubes do Piauí definem calendário no dia 10

Está confirmado, para o dia 10 de janeiro, a primeira reunião de Conselho Arbitral convocada pela Federação de Futebol do Piauí. Na pauta a ser discutida, o calendário oficial da temporada 2011 e o Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais da próxima temporada. A princípio, não está descartada a possibilidade desta competição ocorrer no 2° semestre.

A idéia é defendida pelo diretor do departamento de futebol profissional da FFP, Daniel Gonçalves, levando-se em consideração o problema das fortes chuvas que sempre prejudicam o Campeonato Piauiense por ocasião dos jogos disputados em março, abril e começo de maio. "As reclamações são muitas e, de fato, é complicado você exigir a presença do torcedor quando os jogos são realizados debaixo de muita chuva. No segundo semestre, período de sol e calor, pode ser muito mais interessante, como já foi em muitas outras ocasiões".

Além do Campeonato Piauiense da divisão principal, os dirigentes dos clubes e da Federação também irão discutir o próprio calendário da temporada. Especula-se a realização do Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão, Campeonato Piauiense de Futebol da 2ª Divisão, Copa Piauí, Campeonato Sub-18 e Campeonato Sub-23 ou de Aspirantes. As propostas, inclusive dos representantes dos clubes, devem ser todas levadas para o Arbitral do dia 10. A título de contribuição, o Acessepiauí sugere o calendário especificado adiante:

FUTEBOL PROFISSIONAL

Fevereiro: Copa Sul (Cori-Sabbá, Picos e Oeiras/ou Princesa do Sul), Copa Cidade de Teresina (River, Flamengo e Piauí) e Copa Norte (Barras, Parnahyba, Comercial e 4 de Julho). Seriam competições rápidas, onde os clubes poderiam avaliar a necessidade de reforçar ou não suas equipes. Os campeões de cada torneio estariam com vaga assegurada na Copa Piauí.

Março a Junho: Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais. O campeão seria o representante do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro de 2011 e o representante n° 1 na Copa do Brasil 2012. O vice-campeão seria o representante n° 2 na Copa do Brasil 2012. E os três primeiros colocados teriam vaga assegurada na Copa Piauí.

Setembro a novembro: Copa Piauí, com a participação dos campeões das Copa Sul, Cidade de Teresina e Norte, além dos três primeiros colocados do Campeonato Estadual da 1ª Divisão. O campeão da Copa Piauí seria o segundo representante piauiense na Série D do Campeonato Brasileiro de 2012.

CATEGORIA DE BASE

Abril e maio: Campeonato Piauiense Sub-23 ou Sub-20. Teria como principal objetivo oportunizar a presença de atletas prata da casa, inclusive aqueles que estouram a idade de 18 anos e ficam sem opção para continuar a carreira, em face de não terem oportunidade nos times principais que jogam a 1ª Divisão. Esta competição também propiciaria aos clubes formar uma base a ser utilizada na Copa Piauí.

Setembro a novembro: Campeonato Piauiense Sub-18, com o campeão sendo confirmado para representar o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012.


Fonte: Acesse Piaui