sábado, 15 de junho de 2013

Brasil x Japão - E que comece a Copa do Mundo...

Pressionada, Seleção tenta superar desconfiança dentro de casa

Brasília, DF, 14 (AFI) - Agora não tem mais para onde correr. Depois de anos de espera, preparação, dor de cabeça e um bocado de críticas, a Copa das Confederações terá início justamente com o atual campeão. No Estádio Mané Garrincha reformado, o Brasil recebe o Japão, às 16 horas, neste sábado, pela primeira rodada, tentando mostrar que vai entrar forte na briga do bicampeonato e do título da Copa do Mundo.
O Brasil conquistou o título em 2009 ao derrotar a África do Sul na final. Na Copa do Mundo do ano seguinte fracassou e desde então passa por um processo de reformulação. Meio aos trancos e barrancos Mano Menezes passou o bastão para Luiz Felipe Scolari, que tenta recuperar o prestígio da Seleção Brasileira em meio às vésperas do Mundial.
O Japão, ao contrário das últimas temporadas, é um time que pode fazer frente ao Brasil. Os asiáticos foram os primeiros a se classificarem para a Copa do Mundo do ano que vem. Os nipônicos ainda mostram que cada vez mais seu futebol evolui. Serão nada menos que 14 jogadores que atuam no futebol europeu entre os 23 convocados.
Sem preocupação
O volante Paulinho treinou nesta sexta-feira no Estádio Nacional (Mané Garrincha), em Brasília, com uma proteção especial no tornozelo direito, onde sofreu entorse um dia antes. Mas esteve bem e correu normalmente. Depois, em entrevista, se disse pronto para a estreia na Copa das Confederações.
"Acordei bem melhor, senti dores fortes na hora da torção. Mas já passou, estou pronto para enfrentar o Japão", disse o jogador, confirmado por Felipão no time titular que vai estrear na Copa das Confederações, neste sábado, diante da seleção japonesa, no mesmo Estádio Nacional de Brasília.
O atacante Fred, que há semanas convive com uma fratura incompleta da parte posterior da costela, também treinou nesta sexta-feira com desenvoltura. Ele se submeteu a um exame de imagem na noite de quarta, mas não quis revelar se o problema na costela já estava cicatrizado. Fugia dessa pergunta, respondendo que estava em ótimas condições para atuar. "Estou 100%", repetia, sorridente.
Confiança...
Depois de Felipão apostar que o Japão não se fechará atrás, o técnico da seleção japonesa, o italiano Alberto Zaccheroni, confirmou que espera ver a sua equipe partindo para cima dos donos da casa. O treinador aproveitou para fazer mistério, fechando o último treino da equipe nesta sexta-feira
"Não vou dizer o que preparei, mas espero que meus jogadores joguem com personalidade, façam aquilo que sabem com a bola, tenham coragem e joguem o futebol que eles sabem jogar", disse Zaccheroni, prometendo que seu time tomará a iniciativa de buscar o gol. "A seleção brasileira é favorita a conquistar a Copa das Confederações, mas o Japão não ficará só olhando o Brasil jogar"
Segundo ele, a Copa das Confederações vai servir para o Japão descobrir o nível em que se encontra no futebol mundial depois de ser a primeira equipe a se classificar para a Copa do Mundo de 2014. "A seleção japonesa evoluiu muito nos últimos anos. No futebol asiático, nós somos superiores. Mas ainda não temos a ideia de que nível estamos em relação às principais forças. A Copa da Confederações vai nos dizer o quanto falta para a gente alcançar esse nível", disse.


Agência Futebol Interior