quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conheçam um pouco do Galícia Esporte Clube


UMA GRANDE INSTITUIÇÃO

Nenhuma instituição sólida chega aos 77 anos por acaso. Uma verdadeira ponte entre Brasil e Espanha, o Galícia Esporte Clube conheceu a grandeza logo nos seus primeiros anos de vida, uma vez que sagrou-se campeão baiano pela primeira vez quando completou 4 anos de fundado (em 1937), além de ter sido o primeiro tricampeão do estado nos anos de 1941-1942-1943.

Já nas décadas de 1960 e 1980, outros dois times incríveis do “granadeiro”, como é carinhosamente chamado, encantaram os felizardos que tiveram a felicidade de assistir a craques como Nelson Leal, Valtinho, Pirulito, Washington e cia ilimitada.

Depois de ter consolidado um nome de respeito diante da sociedade baiana, o Galícia segue a todo vapor, trabalhando para retomar os dias de glórias do passado.

Patrimônio

O Galícia Esporte Clube é um dos poucos clubes do futebol baiano que possui estrutura própria. Localizado no bairro de Brotas, próximo ao Shopping Iguatemi, uma das áreas mais valorizadas de Salvador, o Parque Santiago, estádio do granadeiro, é dotado de dois lances de arquibancadas, dois campos de tamanho oficial, sendo um para os profissionais (foto) e o outro para as divisões de base.

Para o conforto dos funcionários e atletas que residem no Parque Santiago, o clube oferece um alojamento com nove quartos (espaço para duas camas em cada um), uma suíte, uma cozinha ampla, refeitório e sala de eventos.

O patrimônio do Galícia também conta com uma sede administrativa, sala de musculação e sala de troféus.

Um clube campeão

Conquistas gloriosas fazem do Galícia uma das maiores forças do futebol baiano. Na galeria de títulos do clube figuram cinco Campeonatos Baianos, dois Campeonatos Baianos da Segunda Divisão, nove Torneios Início e um Torneio Antônio Carlos Magalhães – todos no futebol profissional. No futebol feminino, o azulino foi campeão do Norte-Nordeste no ano 2000. Já no rugby, o granadeiro foi campeão Nordestino invicto em 2009.

Pouca gente sabe, mas o Galícia já integrou os seletos times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro: foi nos anos de 1981 e 1983. O clube também disputou a Série C do nacional, nas temporadas de 1995-1996-1997.

Garimpo de talentos

Revelar craques para o mundo também é uma característica marcante do Galícia. Foi nos gramados do azulino que brotaram talentos reconhecidos no futebol nacional e no exterior, como o lateral-direito Toninho Baiano (ex-Flamengo e Seleção Brasileira), Washington (ex-Atlético-PR e Fluminense) e Oséas (ex-Atlético-PR, Palmeiras, Cruzeiro e Seleção Brasileira), entre outros tantos.

Atualmente, o Galícia segue trabalhando com as Divisões de Base, com o objetivo de formar novos atletas.

Exemplo de responsabilidade social

Por meio de iniciativas sociais, o Galícia construiu ao longo dos anos um trabalho sólido e compromissado. Essas iniciativas são diversificadas e contemplam projetos de interesse da comunidade, do esporte e da educação.

Um bom exemplo é a creche mantida pela Prefeitura de Salvador no terreno do Parque Santiago. A instituição atende à dezenas de crianças provenientes de famílias humildes da comunidade da Polêmica e dos Comerciários, no bairro de Brotas.

Historicamente simpático e solidário, o Galícia também abre suas portas para os torneios de futebol amador realizados por moradores das comunidades locais aos finais de semana, sem custo algum.

São atitudes como estas que enriquecem e enobrecem um clube do tamanho do Galícia – sempre será vitorioso, pois a força que o mantém vivo está em cada um de nós.



Fonte: www.galiciaec.com.br