quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Onde será que está o erro?

Hoje eu tive a felicidade de ler uma postagem muito interessante feita pelo amigo Rodrigo Gomes em uma rede social, onde ele abordava um assunto muito complexo no Brasil que é as divisões de Base, ele relatou a participação do São Paulo em uma determinada competição na Europa.

"Dizem que o futebol brasileiro, nas divisões de base, está bem distante do futebol europeu. O time sub 17 do São Paulo está mostrando que não é bem assim. Os garotos são paulinos acabam de avançar às semifinais da Al Kass Cup, no Qatar, depois de baterem o Real Madrid por 3x2, num jogo emocionante. Na primeira fase, eles já haviam vencido outros dois gigantes do futebol mundial: 2x1 contra o Atletico de Madrid e 5x0 contra o PSG. O São Paulo é o único representante brasileiro na competição, que ainda teve como participantes o River Plate, a Juventus, o Schalke 04, o Vissel Kobe, o PSV e o Arsenal. O próximo adversário do São Paulo é o Milan, valendo uma vaga na grande final contra o vencedor de PSG x Arsenal. O goleiro Lucas Gomes é o representante da SNA Sports neste grande torneio. Parabéns, Lucas e todo o time tricolor!!! Vamos em busca do título, molecada!!"

(Rodrigo Gomes)


Ele foi muito feliz em suas colocações, na sua abordagem com o seu ponto de visto de agente de futebol, para uns procurador para outros empresário, o termo neste momento não importa e sim de alguém que lida diretamente com atletas, o mais interessante que esta postagem levantou uma pequena discussão, vários de seus amigos deram algumas opiniões sobre a nossa divisão de base, uns com bastante propriedades com conhecimentos de causa, outros com opiniões vista do ponto de vista de torcedor, mas todas com suas razões, inclusive eu não poderia deixar de deixar o meu comentário;


"Na minha opinião Rodrigo Gomes é o imediatismo que existe no futebol não só Brasileiro e sim mundial cada vez mais sedo estes jogadores estão sendo lançados no profissional e a maturidade é algo pessoal, nem todos são Neymar Jr., os nossos torcedores não tem paciência, um jogador destes que assim que sobem, em seu primeiro jogo já tem que fazer a diferença, caso contrario não servem para vestir a camisa do tal clube, casos cada vez mais frequentes nos grandes clubes, é bem verdade que o calendário para as divisões de base no Brasil ainda está engatinhando, mas hoje está bem melhor, competições Nacionais com mais frequência como , copa São Paulo, Copa BH, Campeonatos Brasileiros , copas do Brasil, sem contar os estaduais e para aqueles chamados grandes estas competições internacionais, hoje vemos com frequência um jogador de PE em seleções de base do Confederação Brasileira de Futebol, fruto do investimento e as participações em competições de nivel nacional, não é fácil falar de divisão de base no Brasil, muita coisa por fazer, porém a paciência e o trabalho com qualificação profissional dentro de casa é o primeiro passo, ta na hora de parar com essa história de que porque foi jogador ou ídolo do clube tem que ser treinador da base do referido clube. Base é formação, e para tal, tem que se ter mais critério para quem vai formar."


(Cleibson Ferreira)


Mas, todos sabem que este assunto é muito complicado, realmente existem mil e uma explicação, o porque da nossa base não funcionar como deveria, seja; calendário, paciência, formadores, falta de estrutura, investimentos, nossa, se eu for citar o que pode ser, passaria a tarde toda escrevendo, o bom é de uma coisa todo mundo também sabe , o brasil é um grande celeiro, basta organizar todos estes itens citados e com certeza voltaremos a ter mais jogadores protagonistas nos grande clubes do Brasil e no Mundo.

Tempos iguais a este, sim podem voltar acontecer, todos estes jogadores foram formado em divisões de base, nenhum surgiu do nada, a formação ainda é o grande celeiro; Zico (Udinese), Falcão (Rei de Roma), Careca (Napole), Cerezo (Sampdoria), Junior(Torino), Socratres (Fiorentina), Julio Cesar(Borussia Dortmund), Romário (Barcelona), Ronaldo(Real Madrid/Barcelona, Inter de Milão), Odair (Roma), Ronaldinho Gaucho(Barcelona/Milan), Rivaldo (Barcelona), Tafareull (Parma/ Galatasaray), Dida (Milan), Cafú (Milan), Bebeto (La Coruña) e muitos outros.