sábado, 22 de outubro de 2011

Palmeiras perde para o Figueirense no Canindé e segue em queda livre


Mesmo jogando em casa, Palmeiras foi derrotado pelo Figueirense, por 2 a 1, no Canindé

Palmeiras perde para o Figueirense no Canindé e segue em queda livre
Reprodução/ESPN
Jogando mal, desorganizado e sob vaias e protestos da torcida, que até gritou "olé" durante a troca de passes do adversário, o Palmeiras perdeu para o Figueirense, por 2 a 1, neste sábado, no Canindé. A equipe alviverde chegou à sexta partida seguida sem semncer. Em 12 jogos no segundo turno, o time tem apenas uma vitória e somou nove pontos dentro dos 36 possíveis.

Wellington Nem e Julio César fizeram os gols do Figueirense neste sábado, enquanto Ricardo Bueno descontou nos acréscimos.

Com o resultado, o Palmeiras segue com 41 pontos na 13ª posição, enquanto o Figueirense, que chega a dez jogos de invencibilidade, soma 47 pontos e está na oitava colocação na tabela.

O grande destaque em campo foi o atacante Wellington Nem. Com velocidade e habilidade, ele marcou o primeiro gol do Figueirense na etapa inicial e deu a assistência para Júlio César matar o jogo no segundo tempo. Ricardo Bueno descontou nos acréscimos da etapa final.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta um rival que luta contra o rebaixamento, o Atlético-MG, no domingo da semana que vem, às 18 horas, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. No mesmo dia, porém um pouco mais cedo (16 horas), o Figueirense desafia o Bahia, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
O Jogo - O Palmeiras apresentou disposição nos instantes iniciais para buscar o gol. No comando de ataque, Ricardo Bueno foi acionado duas vezes em quatro minutos, contudo o camisa 9 dos donos da casa mostrou dificuldades na finalização. Ainda assim, a torcida apoiava.

Em contrapartida, o Figueirense esbanjava confiança pela boa fase e era mais objetivo. Primeiro, Júlio César quase marcou ao aproveitar falha de Maurício Ramos. Na segunda oportunidade, não houve perdão: os visitantes abriram o placar. Aos nove minutos, Wellington Nem invadiu a área pela direita, driblou Henrique com facilidade e chutou por cima do goleiro Deola.

O golpe deixou os palmeirenses grogues. Aos 13 minutos, o chute de Juninho quase achou o ângulo da meta alviverde. Enquanto isso, os donos da casa eram atrapalhados pelo nervosismo. Mesmo quando a jogada saía de forma correta, algo atrapalhava - como ocorreu com Luan, aos 18 minutos, que praticamente tropeçou na hora de finalizar na pequena área.

Além de desesperado, o Palmeiras parecia desconcentrado em vários momentos. Aos 32 minutos, Maicon aproveitou cochilo da zaga e mandou uma bomba. Deola fez grande defesa no alto. Antes do intervalo, o Figueirense teve mais uma chance no chute de Júlio César que acabou desviado e quase entrou no canto direito da meta alviverde.

Por causa do mau futebol, o Palmeiras deixou o gramado para o intervalo sob vaias. Não poderia ser diferente. Ainda por cima, alguns torcedores aproveitaram o período de descanso para xingar o diretor de futebol do clube, Roberto Frizzo, que estava em um camarote.

Para a etapa final, o Palmeiras fez uma substituição inesperada. Em desvantagem no placar, Felipão colocou o meia Tinga no lugar de Maikon Leite, um atacante. O Figueirense também trocou: Coutinho na vaga de Juninho.

O segundo tempo começou com maior posse de bola do Palmeiras. O Figueirense já não conseguia mais armar os contra-ataques. Ainda assim, o Verdão tinha dificuldades de penetração na defesa catarinense.

No Palmeiras, apenas Valdívia tinha capacidade em fazer algo diferente. Aos 17 minutos, o chileno partiu para ação individual, tirou um rival da jogada e arrematou. A bola desviou na zaga e enganou Wilson. Por azar, não foi na direção do gol.

O domínio das ações, embora de forma desorganizada, era todo do Palmeiras. Mas o Verdão sofreu o segundo gol quando Wellington Nem, o destaque em campo, acordou. O atacante fez a jogada pela esquerda e cruzou para Júlio César definir a fatura. No fim, nem o gol de cabeça de Ricardo Bueno deixou a torcida menos furiosa: 2 a 1.

FICHA TÉCNICA PALMEIRAS 1 X 2 FIGUEIRENSE

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 22 de outubro de 2011, sábado
Horário: 18 horas (de Brasília)
Renda: R$ 116.475,00
Público: 3.897 espectadores
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Janette Mara Arcanjo (MG) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cartões amarelos: Júlio César (Figueirense)
Gols:
PALMEIRAS: Ricardo Bueno, aos 48 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Wellington Nem, aos nove minutos do primeiro tempo; Júlio César, aos 34 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Rivaldo), Maurício Ramos, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo e Valdivia; Luan (Fernandão), Ricardo Bueno e Maikon Leite (Tinga)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo, Roger Carvalho, Edson e Juninho (Coutinho); Jônatas (João Paulo), Túlio, Maicon e Elias (Pittoni); Wellington Nem e Júlio César
Técnico: Jorginho.