sábado, 3 de agosto de 2013

Futebol Brasileiro o que estar acontecendo?

Amigos depois de ver o São Paulo x Bayer , um jogo de ataque contra defesa, e agora Barcelona x Santos, fiquei me questionando:
em que nível futebolisticamente estamos?.
Nossa, quando se fala em Santos F.C lembrasse de Pelé, Pepe, Coutinho, mais recente, Robinho, Diego e agora Neymar e Ganso, quando se fala do são Paulo vem logo a lembrança o São Paulo de Tele Santana com seus títulos mundiais, libertadores, mais recente com Muricy e suas conquistas, equipes estas que ganharam muita expressão mundial.
Mais o que estar havendo? o porque desta queda ? por que mundialmente caímos tanto?
Alguém pode dizer; acabamos de ganhar a Copa das confederações, ok, concordo, mais como jogamos? que forma de jogo, qual foi a nossa postura?
Vejo com muita diferença a nossa seleção, que joga com um sistema muito diferente que os clubes vem Brasileiros jogando e uma postura já acostumada por ter em sua maioria de seus jogadores acostumado com uma postura tática constante algo muito utilizada hoje no futebol europeu.
Quando vi o São Paulo mal pegar na bola, e o Santos ser massacrado pelo Barcelona, cheguei a pensar nossa até parece que os caras estão mal fisicamente, mais isso não é verdade se for pegar os testes físicos destes dois clubes Brasileiros vamos ver que o nível físico vão estar de bom para excelente, então o que estar acontecendo? No meu ponto de vista estamos atrasados no critério tático, temos que ensinar uma obediência tática aos nossos jogadores, oscilamos muito dentro de um jogo, por mais que achamos que estamos bem posicionados vemos erros de concentração no jogo, erros de passes com frequência, mal jogamos compactados, hoje todas as escolas europeias vem trabalhando isso desde as divisões de base.
Não sabemos jogar compactados, damos muitos espaços para o adversários jogarem, não sabemos jogar em velocidade e sem a bola, este foi um pouco que a seleção Brasileira fez na copa das Confederações, não deixou o adversário jogar, com muita pegada e velocidade chegávamos com mais frequência na meta do adversário, algo que vemos com frequência no futebol Europeu e não precisa ser apenas nas grandes equipes quase uma totalidade do futebol Europeu já joga com essa força tática.
Alguém pode dizer e o que falar do Corinthians campeão do mundo, com certeza uma equipe que jogou muito bem, Tite soube com sabedoria colocar taticamente o Corinthians para enfrentar um grande clube Europeu soube aproveitar os contra ataque e contou com uma noite inspirado do seu goleiro Cassio, não estou para tirar os méritos do Corinthians, mais estou dizendo que na minha opinião é muito pouco para o nosso futebol, limitar-se algumas situações, o Corinthians do Mundial jogou em um sistema tático hoje muito utilizado pelos grande clubes do futebol mundial e deu certo, não é por coincidência mais foi o mesmo que Felipão utilizou na Copa das Confederações.
Infelizmente jogamos no Brasil na dependência dos nossos craques, que em uma jogada individual decidirmos o jogo.
No futebol mundial até mesmo os craques tem que ter a sua postura tática dentro do jogo com suas obrigações, no Brasil ainda escutamos coisas do tipo, não é possível o atacante voltar tanto para marcar.
Temos a nossa cultura futebolística, mais ela não pode deixar que vivemos de um passado, temos que ter a nossa cultura mais sem esquecer da postura dentro de campo, sou ainda fã dos nossos jogadores quando desiquilibra o adversário em uma jogada, mais não podemos deixar que este craque deixe de fazer a sua parte dentro da postura tática.
Futebol evoluiu os nossos jogadores, treinadores, dirigentes e torcedores também tem que evoluir, para que entendamos que futebol mudou, e não só foi fisicamente, mais taticamente vem havendo muita evolução e nossos jogadores tem que assimilar essas mudanças e com seu comprometimento tudo pode voltar ao seu devido lugar ou Seja o Brasil e seus clubes sendo vencedores por onde quer que vá, enfrentando quem quer que seja, e principalmente não sendo envergonhados mundialmente.