domingo, 15 de janeiro de 2012

Ronaldinho ameaça não viajar e crise no Flamengo se agrava

Ronaldinho durante treino do Flamengo


Ronaldinho durante treino do Flamengo

LONDRINA - A falta de solução do impasse entre Flamengo e Traffic agravou a crise na relação entre clube e Ronaldinho Gaúcho. Depois de reclamar seguidamente da demora na assinatura dos contratos que regulam a parceria, Assis, irmão e empresário do craque, ameaçou o clube com a ausência de Ronaldinho na viagem desta segunda-feira para a Bolívia, onde o time enfrenta o Potosí, dia 25, pela Pré-Libertadores. Sem saber se contará com o camisa 10 no jogo na altitude, o técnico Vanderlei Luxemburgo pode sacá-lo do amistoso contra o Corinthians, neste domingo. Além de acenar com a ausência de Ronaldinho na viagem, Assis aumenta a pressão afirmando que tem outras propostas pelo jogador. A janela de transferências no futebol brasileiro termina dia 31.
Se decidir mesmo não viajar, a permanência de Ronaldinho no Flamengo pode ficar seriamente ameaçada. Há um ponto central, de discórdia entre as partes, que pode levar o caso a consequência imprevisíveis, eventualmente na Justiça. Na visão do clube rubro-negro, Ronaldinho tem um contrato trabalhista em vigor até 2014, é funcionário dos clubes e têm os salários em dia. A relação entre o craque e a Traffic seria de natureza civil, comercial, de compra dos direitos de imagem do jogador por parte da agência. Ou seja, uma eventual ausência de Ronaldinho na viagem seria uma insubordinação com o clube, que está com suas obrigações trabalhistas em dia.
Já Assis e a Traffic têm interpretação diferente. O pagamento da agência de marketing ao craque - atrasado há cinco meses, como forma de pressionar o clube a agilizar a assinatura dos contratos da parceria - seria parte indissociável da operação. Ou seja, os valores fariam parte do salário do craque, e não apenas o pagamento para exploração de imagem. Assis tem usado o termo "salário atrasado" ao falar cobre o problema.
A diretoria do Flamengo tem evitado se pronunciar. Neste sábado, o vice-jurídico Rafael De Piro reafirmou o ponto de vista do clube sobre esta questão, embora esteja otimista num acerto com a Traffic.
- São contratos de naturezas distintas. O do Flamengo com o Ronaldo, trabalhista, e está em vigor. O outro é comercial, de direitos de imagem. Está é a interpretação do clube, e toda a jurisprudência de casos como este corrobora isso. Agora, não estamos olhando por aí. Acredito que haverá uma solução rápida, prefiro nem pensar na hipótese de ele não viajar - explicou o dirigente rubro-negro ao GLOBO.
A irritação por ter R$ 3,75 milhões a receber, e considerar este valor parte do salário do craque, deixa uma porta aberta para a saída do jogador, na visão de Assis. A insatisfação de Ronaldinho Gaúcho tem outras razões além das pendências financeiras. A iminente saída de Thiago Neves, sem a contratações de outros jogadores de peso, têm incomodado o capitão da equipe, cuja responsabilidade sobre os resultados do time aumentaria ainda mais.
Além disso, a relação de Ronaldinho com o técnico Vanderlei Luxemburgo está longe de ser boa. O treinador já não parece mais acreditar que Ronaldinho esteja sinceramente disposto a se dedicar ao clube. A apática atuação do camisa 10 no amistoso contra o Londrina foi vista por integrantes da delegação em Londrina como mais um sintoma da falta de comprometimento do craque. A escalação ou não de Ronaldinho contra o Corinthians, neste domingo, pode ser um indício de qual rumo deverá tomar a questão.