sábado, 15 de setembro de 2012

Historia de vida de Ronaldinho Gaucho

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho (Porto Alegre, 21 de março de 1980), é um futebolista brasileiro que atua como meia e atacante. Atualmente, joga no Atlético Mineiro.
Uma de suas marcas registradas é o aspecto dentuço e por usar uma faixa na cabeça após adotar os cabelos longos. Extremamente habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração. Venceu o prêmio de Melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, época em que viveu o grande auge de sua carreira.


Infância

Na infância, a sua principal diversão era brincar com a bola, junto dos seus melhores amigos. Com sete anos começou a jogar na escola de futebol infantil do Grêmio Football Porto-Alegrense. Aos oito anos teve que suportar o falecimento do seu pai e recebeu apoio de sua mãe, irmã e de seu irmão mais velho como figura paterna.
Desde pequeno, Ronaldinho já demonstrava habilidade com a bola, como se pode ver em vídeos caseiros da sua família. Entre seus ídolos, além do seu irmão Assis, encontram-se Rivaldo e Ronaldo (com os quais ganhou a Copa do Mundo de 2002), Valdo, Romário, Zico, Rivelino, Maradona e Pelé.

Carreira

O início no Grêmio

A carreira profissional de Ronaldinho iniciou-se no time do Grêmio, tendo como seu primeiro treinador Celso Roth. Em 1997 havia ganho o título sub-17 jogando pelo time. Sua primeira aparição como profissional ocorreu em 1998 na Copa Libertadores, onde logo sua habilidade e seu grande domínio de bola começaram a ser notados pelos clubes.
Além da consagração no jogo contra a Seleção Venezuelana pela Copa América, Ronaldinho também brilhou nas finais do Campeonato Gaúcho de 1999, quando fez o gol do título para o Grêmio contra o Internacional (time arqui-rival do Grêmio), além de, audaciosamente, ter realizado dribles maliciosos sobre o tetracampeão Dunga. Sua atuação nessa final foi um importante fator para sua convocação à Seleção Brasileira pelo então técnico Vanderlei Luxemburgo. Um fato curioso sobre a convocação é que Ronaldinho foi convocado depois que o técnico da seleção cortou Edilson da equipe nacional por ter provocado e se envolvido em uma briga pelo Corinthians na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras.
Disputou 141 partidas e marcou 68 gols pelo Grêmio, contando partidas oficiais e amistosos. Alguns o consideram a maior revelação do Grêmio desde Renato Gaúcho. Sobre Ronaldinho, o ex-zagueiro gremista Scheidt não poupou elogios:
Cquote1.svg Eu vi o Ronaldinho crescer e se tornar profissional no Grêmio. Estava lá em 1998 e todos no clube falavam que ele seria craque um dia. Ele tinha até um tratamento diferenciado. Já mostrava habilidade com a bola nos pés, mas ainda faltava a experiência. Cquote2.svg
Scheidt, ex-zagueiro do Grêmio.

A transferência para a Europa

O PSV Eindhoven já tinha levado Romário e Ronaldo rumo ao sucesso na Europa. Cabia a Ronaldinho Gaúcho a tarefa de seguir os mesmos passos dos craques quando o clube francês Paris Saint-Germain fez uma proposta de 7 milhões de euros pelo jogador. Mas, com o craque na equipe, o Grêmio tinha aumentado a venda de camisas, bilhetes e lugares-cativos no estádio; assim, recusou a proposta, tendo recusado também posteriormente as recebidas de empresários italianos de 60 milhões e de 75 milhões de reais do Leeds United, da Inglaterra.
Ronaldinho ao lado de Deco.
O clube gaúcho conseguiu segurar o jogador até 2001, quando o contrato ia só até Fevereiro desse ano e a família, juntamente com o jogador, decidiram que estava na hora de ir para a Europa. Enquanto as propostas continuavam a chegar ao clube, o Grêmio insistia em manter Ronaldinho no clube, fazendo questão de, inclusive, colocar uma faixa no Estádio Olímpico dizendo que o craque não estava à venda. Sem o aval do clube, o jogador assina um pré-contrato às escondidas e parte para o Paris Saint-Germain sem o Grêmio obter qualquer contrapartida pelo seu passe, mesmo tendo dito que adoraria ficar no clube neste mesmo período em que já tinha assinado o pré-contrato com o Paris Saint-Germain. Tal disputa faz com que Ronaldinho seja visto como o maior prejudicado perante o clube e os adeptos, tendo-se iniciado uma longa batalha judicial entre o Grêmio e o clube francês, o que deixa Ronaldinho sem jogar durante meses, voltando a jogar só em Agosto, pelo Paris Saint-Germain.

Paris Saint-Germain

Durante sua passagem pelo Paris Saint-Germain, Ronaldinho teve problemas com o treinador Luis Fernández, pois este alegava que Ronaldinho estava freqüentando demais a vida noturna parisiense, e deixando o futebol de lado. Ele desenvolveu uma reputação de obter desempenho brilhante contra as maiores equipes, mas de não jogar bem contra as equipes pequenas.
Depois de 2002 da Copa do Mundo, tendo demonstrado o seu valor na cena internacional, não houve falta de interesse de grandes clubes. Em 2003, Ronaldinho deixou claro que queria deixar o PSG, depois do time não ter conquistado nenhum título. Após várias propostas de clubes europeus, dentre eles estava o Manchester United, mas o clube que acabou ganhando a batalha para ter os seus serviços foi o Barcelona.

Barcelona

Ronaldinho no Barcelona.
Em 19 de julho de 2003, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, adquiriu o passe de Ronaldinho por 21 milhões de euros. Ronaldinho disse também ter assinado com o Barcelona em vez do Manchester United por causa de sua amizade com o ex-executivo da Nike no Brasil e em Barcelona o então vice-presidente encarregado de esportes, Sandro Rosell. Ao assinar com o Barcelona, Ronaldinho seguiu os passos de vários ilustres jogadores que já tiveram carreiras bem sucedidas no clube, como Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo e Rivaldo.
Logo o Barcelona promoveu um amistoso para mostrar sua nova contratação e o clube escolhido foi o Milan. Em sua estreia, Ronaldinho ajudou seu time marcando um gol na vitória por 2-0. Durante a temporada 2003-2004, sua primeira no clube, suas jogadas levaram o Barcelona a terminar em 2° lugar na Campeonato Espanhol.

O auge

Mas foi na temporada 2004-2005 que o craque se consagrou realizando jogadas fantásticas conquistando a Campeonato Espanhol a Supercopa da Espanha, além do título de Melhor Jogador do Mundo, rapidamente se tornando um dos maiores ídolos do clube.
Na temporada seguinte, a de 2005-06, repetiu o feito conquistando novamente o Campeonato Espanhol. Nesta temporada, ficou marcado por sua atuação no jogo contra o Real Madrid, o chamado El Clásico, realizado em 19 de novembro de 2005. Ronaldinho marcou duas vezes e foi o grande destaque da vitória por 3-0 na casa do adversário, o Santiago Bernabéu. Após o seu segundo gol na partida, marcado após uma belíssima jogada onde passou por vários adversários antes de concluir com extrema precisão, ele foi aplaudido de pé pelos torcedores merengues presentes ao Bernabéu. O jogo ficou marcado principalmente por isto, pelo fato do Real historicamente ser o grande arquirrival do Barça. Nesta temporada, ainda conquistou os títulos da Liga dos Campeões da UEFA de 2005-06 e novamente a Supercopa da Espanha.
Entre os anos de 2004 e 2005, defendendo o Barcelona e a seleção brasileira, viveu o auge de sua carreira. Consagrou-se como o Melhor Jogador do Mundo, segundo a FIFA. Em 2005 ganhou o Ballon d'or, outro importante prêmio, entregue pela revista francesa France Football, que elege o melhor jogador atuando na Europa a cada temporada.
No dia 29 de março de 2006, um estudo apontou Ronaldinho como o jogador com mais valor comercial no mundo, deixando para trás os ingleses David Beckham e Wayne Rooney. Sua imagem foi avaliada em 47 milhões de euros, a de Beckham, 44,9 milhões e a de Rooney, 43,7 milhões.
Jogou o seu 200° jogo pelo Barcelona numa partida contra o Osasuna, em 3 de fevereiro de 2008. No entanto, sua campanha de 2007-08 como um todo foi assolado por lesões, e uma lesão muscular na perna direita em 3 de abril prematuramente terminou com a sua temporada. Em 19 de maio, Laporta afirmou que Ronaldinho precisava de "um novo desafio", alegando que ele precisava de um novo clube para que podesse reviver sua carreira. O Manchester City, do proprietário Thaksin Shinawatra, confirmou em 6 de junho, que estava interessado em contratá-lo.
Ronaldinho e seu companheiro de Barcelona Lionel Messi protagonizaram um amistoso contra o racismo na Venezuela em 28 de junho de 2008, que terminou em um empate por 7-7. Ronaldinho marcou um par de gols e ainda deu duas assistências no que seria sua última partida como jogador do Barcelona.

Milan

Em julho de 2008, Ronaldinho recusou uma oferta de 25,5 milhões de euros do Manchester City para se transferir para o Milan, em um contrato de cinco anos, pensado para ser útil em torno de 6,5 milhões de libras por ano, para uma taxa na região de 18,5 milhões de euros. Com o número 10 já ocupado por companheiro Clarence Seedorf, ele selecionou a 80 como seu número na camisa, porque 1980 foi seu ano de nascimento.
Ronaldinho pelo Milan, numa partida contra o Real Madrid.
Marcou seu primeiro gol pelo Milan 3-0 num derby vitória sobre a rival Internazionale de cabeça apos cruzamento de Kaká, em 20 de setembro de 2008. Ele terminou sua primeira temporada no Milan com 10 gols em 35 jogos em todas as competições. Após um bom começo para a temporada, mas no fim da temporada figurou entre os reservas terminando sua primeira temporada de forma decepcionante.
Sua segunda temporada não começou com uma nota elevada. Depois de um tempo, reencontrou sua forma e tornou-se indiscutivelmente o melhor jogador do Milan na temporada. Ele mudou seu papel de lateral a um densiva.
Em 10 de dezembro de 2009, foi eleito o futebolista da década pela revista inglesa World Soccer, ficando a frente de jogadores como Lionel Messi e Ronaldo.
Em 10 de janeiro de 2010, marcou dois gols contra o Juventus, selando uma vitória por 3-0 para os rossoneri. No jogo seguinte contra o Siena, em 17 de janeiro de 2010, marcou seu primeiro hat-trick para o Milan, quando converteu um pênalti, marcou com uma cabeçada no canto e acabou com um gol maravilha de 30 metros de distância do gol.
A partir de 13 de abril de 2010, terminou a temporada como líder de assistências na Serie A, com um total de 13. Uma nota negativa foi que ele perdeu três pênaltis na temporada 2009-10.

Flamengo

A polêmica chegada

Insatisfeito com o banco de reservas no Milan, Ronaldinho manifestou interesse em voltar a atuar no Brasil para ficar mais perto da convocação para a Copa de 2014. Ainda com contrato em vigor, o vice-presidente do clube italiano Adriano Galliani admitiu negociar o jogador com clubes brasileiros e logo surgiu o nome do Grêmio, seu ex-clube, como um dos possíveis destinos do craque. Palmeiras e Flamengo também buscavam contratar o jogador, que negociava com todos ao mesmo tempo. Após semanas de muitas especulações e negociações arrastadas, e após o próprio Ronaldinho declarar que "Se dependesse de mim, já estaria no Grêmio",[2] o Grêmio desistiu de contratar o jogador,[3] mesmo após ter preparado uma festa para receber o jogador e comemorar o acordo no Estádio Olímpico junto a torcida do clube.[4] Dias depois foi a vez do Palmeiras desistir de negociar com Ronaldinho,[5] onde seu irmão e empresário Assis foi duramente criticado por fazer leilão com o jogador e por ter afirmado que a transação estava fechada com o clube e não cumprir com o acordo. Com o caminho livre, Ronaldinho fechou a negociação com o rubro-negro da Gávea, causando grande felicidade aos torcedores cariocas.
Cquote1.svg Já imagino essa torcida no estádio lotado. Eles podem esperar o máximo de mim. Voltei para o Brasil e vim jogar no Flamengo para dar isso. Cquote2.svg
Comentou o craque ao chegar no Rio.
No dia 10 de janeiro de 2011, foi confirmado como jogador do Flamengo,[6] que, segundo seus amigos mais próximos, ele sempre manifestou o desejo de jogar com a camisa do clube.[7][8][9] Assinou um contrato de quatro anos com a equipe carioca.
A apresentação de Ronaldinho foi realizada dia 12 de janeiro de 2011 no Estádio da Gávea, onde o jogador foi recebido por mais de 20 mil torcedores,[10] juntamente com a presidente Patrícia Amorim. A apresentação contou com a presença de Ivo Meirelles, presidente da Estação Primeira de Mangueira, Dudu Nobre, Vágner Love e outras celebridades. A torcida foi ao delírio quando o craque se pronunciou pela primeira vez vestindo a camisa do Flamengo. No mesmo dia da apresentação do jogador, fotos revelaram o valor da multa contratual do craque: 400 milhões de reais. O valor astronômico valia para clubes estrangeiros e cairia para 325 milhões de reais para clubes brasileiros.[11]

Primeira e única temporada

O primeiro gol de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo foi em 6 de fevereiro de 2011, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Carioca, na vitória de 3 a 2 sobre o Boavista-RJ, que tinha o mando de campo.[12] Sagrou-se pela primeira vez campeão no clube em 27 de fevereiro, erguendo a Taça Guanabara como capitão da equipe, após ter marcado um gol de falta na partida. Posteriormente, foi campeão também da Taça Rio, sagrando-se então campeão carioca de 2011.
Em sua estreia pelo Brasileirão marcou um gol e deu a assistência para outro, na vitória por 4 a 0 sobre o Avaí. Seu primeiro hat-trick pelo Flamengo veio no jogo contra o Santos e em plena Vila Belmiro. Após o mandante fazer 3 a 0 ainda no primeiro tempo, Ronaldinho foi fundamental na virada e consequente vitória do Flamengo por 5 a 4.[13] A primeira partida oficial disputada em Porto Alegre, sua cidade natal, aconteceu no dia 21 de agosto e foi contra um antigo e bem conhecido rival: o Internacional. Nesse jogo, Ronaldinho Gaúcho fez um gol de falta, mas a partida terminou empatada em 2 a 2. Em 31 de agosto de 2011, em partida contra o Avaí válida pela 20ª rodada do Brasileirão 2011, Ronaldinho fez dois gols, um deles olímpico, mas, entretanto, não pôde evitar a derrota de 3 a 2 para o time catarinense.

Rompimento do contrato na justiça

A crise entre o Flamengo e Ronaldinho começou quando a Traffic deixou de cumprir acordo verbal pelo qual seria responsável pelo pagamento de parte do salário do jogador.[14] A partir deste momento, os salários do jogador deixaram de ser pagos em dia, apesar da promessa do clube de que arcaria com os custos.[15]
Em 23 de maio, o irmão e empresário Assis foi à loja Fla Concept e pegou 40 itens, a maioria camisas oficiais, e se recusou a pagar alegando que o clube deveria valores muito maiores ao seu irmão.[16]
Após um ano e cinco meses jogando no Flamengo, Ronaldinho encerrou seu vínculo com o clube em 31 de maio de 2012, pedindo cerca de 40 milhões de reais de valores atrasados. O jogador conseguiu a tutela antecipada alegando que, apesar dos salários estarem sendo pagos, os valores de direitos de imagem também deveriam ser considerados referentes ao vínculo trabalhista, e o não pagamento destes seria suficiente para que fosse pedida a anulação do vínculo.[17]
Ronaldinho marcou 28 gols em 72 jogos com a camisa do Flamengo. Ele chegou ao clube em janeiro de 2011 e conquistou um título carioca.

Atlético Mineiro

No dia 4 de junho de 2012, o jogador acertou com o clube mineiro. Antes mesmo do anúncio oficial da contratação, o SporTV mostrou imagens ao vivo do jogador treinando com o restante do elenco atleticano, na Cidade do Galo, centro de treinamentos do clube.[18] O contrato é válido por 6 meses, onde o jogador receberá cerca de 300 mil reais por mês, 1/4 do que o jogador recebia no Flamengo.[19] A sua estreia foi em 10 de junho, no Pacaembu, contra o Palmeiras. No jogo, Ronaldinho teve boa movimentação, com passes precisos e boas jogadas.[20] Em 23 de junho de 2012, na vitória por 5 a 1 diante do Naútico marcou seu primeiro gol defendendo a equipe atleticana.[21]

Seleção Brasileira

Estreou na Seleção Brasileira em um jogo contra a Letônia, em junho de 1999. Porém, foi na Copa América de 1999, disputada no Paraguai, que se destacou pela primeira vez na seleção, marcando um gol na goleada por 7-0 sobre a Venezuela, ao dar um chapéu no zagueiro e em seguida chutar forte no canto do goleiro.

Copa do Mundo de 2002

Na Copa do Mundo de 2002, Ronaldinho teve relevância na conquista do quinto título brasileiro em Copas do Mundo ao marcar um gol de falta contra a Inglaterra na vitória de virada por 2-1 do Brasil, pelas quartas-de-final em Shizuoka, no Japão.
Alguns avaliam que o goleiro inglês Seaman falhou no referido lance. Após o gol, Ronaldinho fez uma falta grave em um jogador inglês e foi expulso, não participando do jogo da semifinal contra a Turquia, na cidade japonesa de Saitama.
Depois de cumprir a suspensão contra a seleção turca, jogou como titular na partida final contra a Alemanha, derrotada pela Seleção Brasileira por 2-0.

Copa do Mundo de 2006

Ronaldinho cobrando um escanteio na Copa do Mundo de 2006.
O melhor jogador da Europa e do mundo era a maior promessa brasileira para a Copa do Mundo FIFA de 2006, realizada na Alemanha. Porém, demonstrou um futebol aquém do que se esperava e recebeu várias críticas dos torcedores brasileiros. Fãs do futebol do craque alegaram que Ronaldinho foi prejudicado pelo esquema tático da seleção brasileira. Ronaldinho jogava de atacante no Barcelona, sem grandes preocupações defensivas. Porém, por determinação do então técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, Ronaldinho atuou durante o Mundial de 2006 como um meia-atacante, mais afastado da área e tendo que participar defensivamente. O único jogo em que ele atuou na mesma posição em que jogava no Barça foi na partida contra a França, e mesmo assim Ronaldinho teve um péssimo desempenho, chegando inclusive a tropeçar na bola.
Uma estátua de Ronaldinho com 7,25 metros de altura, construída pela artista plástica Kattielly Lanzini especialmente para a Copa, que estava instalada na Avenida Getúlio Vargas, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, chegou a ser incendiada, um dia após a eliminação da Seleção Brasileira pela França, com uma atuação notável do meia Zinedine Zidane. A obra custou R$ 5,5 mil e a artista pretendia vendê-la por R$ 7 mil. A artista autora da obra abriu um Boletim de Ocorrência para punir os responsáveis pelo vandalismo.
Ronaldinho atuando pela Seleção Brasileira nas Olimpíadas.

Jogos Olímpicos de 2008

Recebeu uma nova chance na seleção brasileira nas Olimpíadas de 2008, na China. Foi convocado pelo técnico Dunga e comandou a equipe, já que era o jogador mais velho do elenco.
O Brasil fez uma campanha razoável no torneio, se classificando com 100% de aproveitamento na primeira fase e sendo eliminado pela maior rival, a Argentina, comandada por Lionel Messi (ex-companheiro de Ronaldinho no Barcelona), nas semi-finais.
Os argentinos viriam a conquistar mais uma vez a medalha de ouro olímpica, título ainda não conquistado pelo Brasil.

Fora da Copa do Mundo de 2010

Sua última partida pela seleção principal antes da Copa aconteceu durante as eliminatórias. Foi no jogo entre Brasil e Peru, no Beira-Rio, onde o Brasil venceu por 3-0, ele entrou no intervalo tempo e não participou de nenhum gol.
Muitas eram as expectativas sobre a convocação da Seleção para a Copa do Mundo de 2010. Dos que não vinham sendo chamados recentemente, Ronaldinho era um dos jogadores mais pedidos pela população brasileira[22] e por profissionais.[23][24][25]
Porém, no dia 11 de maio, apenas apareceu na lista suplente de Dunga, que consiste na lista de jogadores para substituir outros em caso de lesão ou alguma ocorrência.[26]

Retorno com Mano Menezes

O retorno ocorreu meses depois da Copa, no dia 29 de outubro, quando foi chamado por Mano Menezes para o amistoso contra a Argentina dia 17 de novembro.[27] Ronaldinho foi titular na partida, mas não pôde evitar a derrota por 1-0 para os arquirrivais argentinos. Em 18 de agosto de 2011, novamente foi convocado para uma partida da seleção brasileira: um amistoso contra Gana, realizado em 5 de setembro, no Estádio Craven Cottage, em Londres [28]. Apesar da vitória por um a zero, com gol do Leandro Damião, Ronaldinho jogou os noventa minutos, mas não fez gol. Logo depois, foi novamente convocado para uma partida contra a Seleção_Argentina, em Córdoba no dia 14 de setembro, participando da partida sem fazer gol.

Vida pessoal

Apesar de atualmente não possuir nenhum relacionamento, Ronaldinho tem um filho com uma dançarina carioca, de nome João, nascido em 2005. Ele rapidamente assumiu a paternidade do garoto e já declarou que gostaria muito que seu filho seguisse seus passos no futebol. Quando jogava na Europa, principalmente na Itália, sua vida pessoal foi muito assediada, devido ao fato de sempre frequentar boates e outras festas noturnas.

Natal Show de Bola

Todo final de ano, Ronaldinho organiza um jogo beneficente, em que cada torcedor colabora com um quilo de alimento destinado para crianças carentes. Denominado Natal Show de Bola, o jogo beneficente já existe há 4 anos. Ocorreram jogos em alguns países da América do Sul, inclusive no Brasil, onde foram realizadas as duas últimas edições do evento, em Belém (2008) e Salvador (2009).

Polêmicas

Em novembro de 2011, Ronaldinho Gaúcho esteve envolvido num polêmico episódio o qual consistiu no vazamento de um vídeo onde, supostamente, o jogador estaria nu, masturbando-se em frente a uma webcam.[29][30] O vídeo divulgado tem aproximadamente sete minutos e meio e mostra inicialmente o suposto jogador sem camisa. Minutos depois, a câmera se abaixa e ele começa a executar o ato onanista. À despeito de toda a polêmica gerada, o jogador não se pronunciou sobre o assunto.[31]