terça-feira, 30 de outubro de 2012

Campeonato Potiguar 2013 será um marco na história do futebol local


José Vanildo discursa em lançamento do Campeonato Potiguar de 2012

São quatro vagas na Copa do Brasil, duas na Copa do Nordeste e 1 na Série D, além de prêmios em carro 0km que já virou tradição.




São quatro vagas na Copa do Brasil, duas na Copa do Nordeste e 1 na Série D, além de prêmios em carro 0km que já virou tradição.  Os 10 clubes participantes do Campeonato Potiguar de 2013 já sabem bem os benefícios da atual gestão da FNF, mas o que desponta no mercado publicitário para 2013 está dentro e fora de campo. 


Nesta segunda-feira (29), às 19h, no Versailles Recepções (Capim Macio), a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e a 10 Sports lançam o Projeto Comercial e de Marketing da temporada 2013, cheio de novidades, entre elas ações promocionais para envolver também o investidor norte-rio-grandense. 

São concursos para mascote, gata, campanhas de marketing de incentivo ao torcedor e tantas outras estratégias que podem receber nome de empresa ao utilizar o futebol como ferramenta eficaz de comunicação, através do marketing esportivo.

O diretor da 10 Sports, Alan Oliveira, fará apresentação do projeto do Campeonato, divulgando resultados que patrocinadores tiveram ao investir no Potiguar 2012. Para ele, o Rio Grande do Norte não tem só potencial econômico na carcinicultura, turismo, agricultura, indústria têxtil, fruticultura, o futebol desponta como produto ideal para alcançar resultado imediato com a divulgação de uma marca, principalmente pela proximidade da Copa do Mundo de 2014.

“Há empresas que estão investindo no Rio Grande do Norte por Natal ser uma das 12 sedes da Copa, ao fazer parte das atenções do maior evento do mundo. Além disso, são 1,5 milhão de pessoas impactadas diretamente com as cidades que irão receber os jogos, mais de 3 milhões indiretas, reunindo a população do Estado”, afirma Oliveira.

O presidente da FNF, José Vanildo, acredita que chegou o momento do empresariado local investir no futebol. “Tivemos parceiros locais como a Telepesquisa e Pittsburg, mas já teremos mais este ano. Numa cidade da Copa, que tem investimento só na construção do estádio de mais de R$ 400 milhões, não tenho dúvida que o futebol é um grande negócio e garante visibilidade para quem investe. Teremos 114 jogos, com envolvimento de 10 emissoras de televisão, 7 jornais impressos, 11 portais na internet, 10 emissoras de rádio, gerando 5600 minutos de divulgação em TV, 6320cmxcol nos jornais, 17.750 minutos em rádio e 6.760 notícias nos portais e blogs em 2012”, revela José Vanildo, acrescentando que nas transmissões ao vivo os números chegam, por exemplo, a 300 horas em rádio e 11.400 páginas vistas na internet.

Alan Oliveira destaca o retorno em diversas mídias. “Além do impacto das mídias sociais, com 60 mil seguidores no twitter e 15 fãs no facebook, reunindo números dos clubes e FNF, o Campeonato Potiguar de 2013 terá diversas propriedades para comercializar, tais como: placas de campo, backdrop (banner de entrevista e de premiação), tapete lateral nas traves, ações promocionais antes e no intervalo das partidas, sites e mídias sociais do Campeonato, lona central no gramado, placa de substituição, blimps, placa de time pousado no gramado, uniforme da arbitragem”, conta.

A FNF e 10 Sports acreditam que ações pontuais podem ser o diferencial para muitas empresas. O projeto para 2013 disponibiliza para investidores oportunidades para ações promocionais, tais como: Gata do Potiguar 2013, Mascote, Futebol em Tom Maior, eventos de premiação dos melhores do Campeonato, campanhas publicitárias de incentivo ao futebol potiguar, entre outros.

Na segunda-feira (29), a FNF e a 10 Sports irão anunciar os primeiros patrocinadores, inclusive a renovação de alguns parceiros que estiveram em 2012. Além disso, a divulgação do title sponsor, o patrocinador que recebe no nome do Campeonato Potiguar 2013. São esperadas agências de publicidade, patrocinadores, imprensa, políticos e representantes de federações.

Números:

114 jogos
População impactada nas 8 cidades envolvidas: 1,5 milhão de pessoas.
10 emissoras de TV
7 Jornais impressos
11 portais web
10 emissoras de rádio
5.600 minutos de divulgação em TV
6.320cm/col em jornal impresso
17.750 minutos de rádio (295 horas)
6.760 notícias nos portais e blogs na web
Transmissão de rádio ao vivo: 300 horas
Transmissão web: 100 mil visualizações por jogo, total de 11.400 páginas vistas.
Retorno de mídia: Impresso: R$ 9,2 milhões, TV: R$ 2,8 milhões = R$12 milhões
Impacto nas mídias sociais dos clubes e FNF: Twitter: 60 mil seguidores, Facebook: 15 mil fãs