terça-feira, 2 de outubro de 2012

Tudo sobre Sport, Náutico, Santa e Salgueiro no Brasileiro

Sport precisa melhorar ataque para sair do sufoco


João de Andrade Neto
Do Jornal do Commercio

O raciocínio é óbvio. Para sair da zona de rebaixamento, o Sport precisa de vitórias. E para vencer, precisa fazer gols. No entanto, balançar as redes não tem sido tarefa fácil para os rubro-negros neste Campeonato Brasileiro. A equipe tem o pior ataque da competição, com apenas 23 gols marcados em 27 partidas (média de 0,85 por jogo). O segundo pior sistema ofensivo pertence ao lanterna Atlético-GO, com 27 tentos, quatro a mais que o Leão.
Para se ter uma ideia, em 11 dos 27 jogos disputados, o Sport não conseguiu balançar as redes adversárias. E em outros 10 marcou apenas um gol. A partida em que o sistema ofensivo do time funcionou melhor foi na vitória diante do Coritiba, por 3x2. O que remete a outro detalhe. Nenhuma das seis vitórias da equipe foi por diferença superior a um gol de vantagem.
Bem cotado para voltar à equipe na quinta-feira, no Canindé, contra a Portuguesa (após cumprir suspensão na derrota por 3x0 diante do Corinthians), o atacante Gilsinho crê que o fato de a equipe ter o pior ataque deve-se a má campanha do primeiro turno, quando o Sport chegou a ficar sete rodadas seguidas sem balançar as redes. No returno, com o técnico Waldemar Lemos, foram 10 gols em sete partidas (média de 1,4 por jogo).
"O resultado hoje é ruim devido ao mau desempenho do primeiro turno da equipe, já que no segundo o time vem fazendo mais gols. Todo atleta tem que se cobrar. Eu não sou um jogador de área, mas sou atacante e tenho que fazer gols. Waldemar vem trabalhando bastante as finalizações", afirmou o atacante, que tem apenas um gol na competição. Os artilheiros do Sport no Brasileirão são Felipe Azevedo e Gilberto, cada um com cinco tentos.
Ontem, os jogadores que enfrentaram o Corinthians se reapresentaram na Ilha do Retiro visando ao confronto com a Lusa. Antes dos treinos regenerativos na academia do clube, os atletas tiveram uma longa conversa com o técnico Waldemar Lemos no vestiário.
De acordo com o lateral-esquerdo Renê, a reunião com o treinador não teve como intenção chamar a atenção da equipe, e sim passar tranquilidade. O Sport segue na 17ª colocação, com 27 pontos, dois a menos que o Coritiba, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
"Ele procurou conversar com a equipe para acertar alguns pontos. Mas está tudo legal e o pensamento do grupo continua sendo positivo. Não mudou nada", afirmou. "A Portuguesa está pertinho da gente e temos que aproveitar esses jogos contra as equipes que estão perto. Porém, muitos falam que são partidas mais fáceis, mas não são", alerta o prata da casa. A Lusa está em 15º lugar, com 33 pontos.
Outra preocupação de Waldemar Lemos para o jogo contra a Portuguesa é o grande número de jogadores pendurados com dois cartões amarelos. São oito, ao todo: o lateral-direito Cicinho, o zagueiro Diego Ivo, o volante Tobi, o meia Hugo, além dos reservas Willian Rocha (lateral-esquerdo), Willians (meia) e Henrique e Gilberto (atacantes).
Para a partida no Canindé, o treinador também não deverá contar com o atacante Marquinhos Gabriel, que entrou durante a partida contra o Corinthians, mas saiu logo depois reclamando de dores na coxa direita. O jogador fará um exame de imagem hoje para avaliar a gravidade da lesão.



Náutico não contará com Ronaldo Alves diante do Corinthians


Do Jornal do Commercio
O Náutico não deverá ter o zagueiro Ronaldo Alves para o jogo contra o Corinthians no próximo sábado, nos Aflitos. O defensor foi substituído na vitória por 2x0 sobre o Atlético-GO com uma dor na parte posterior da coxa esquerda. Ontem à noite, o jogador fez um exame de imagem e o resultado será divulgado hoje. No entanto, de acordo como departamento médico Timbu, será muito difícil ele entrar em campo. O volante Elicarlos e o atacante Kieza também fizeram tratamento no DM, mas não preocupam para o duelo ante os paulistas.
A possível ausência de Ronaldo Alves será suprida com o retorno do zagueiro Alemão, que cumpriu suspensão contra os goianos. Inclusive, o técnico Alexandre Gallo havia afirmado que o titular da posição é o ex-defensor do Salgueiro, que conquistou a confiança do comandante. Quem não poderá ser aproveitado novamente é o atacante Kim, que cumprirá a suspensão imposta pelo STJD devido à expulsão na partida contra o Cruzeiro.
O vice-presidente médico do Náutico, Múcio Vaz, comentou que os jogadores estão num momento intenso no Campeonato, por isso, o clube está preservando os atletas para evitar futuras lesões ou o agravamento das contusões. "Os jogadores estão sob uma carga física muito grande e não adianta voltar antes do tempo, pois corre o risco de estourar numa contusão maior", afirmou.
Em relação aos três "pacientes" do DM, Vaz adotou a precaução. Sobre Ronaldo Alves, ele acredita que o defensor ficará cerca de dez dias fora de combate, no entanto, vai aguardar a divulgação do resultado exame para um prognóstico mais detalhado. Já Elicarlos e Kieza, que sentiram cansaço muscular, serão observados, mas devem treinar normalmente com o grupo a partir de hoje ou amanhã. O volante sente dores na coxa direita e o atacante voltou a jogar depois de quatro rodadas fora e ainda está se readaptando fisicamente.
Ontem, os jogadores se reapresentaram numa academia. Hoje à tarde, o grupo trabalha no Centro de Treinamentos Wilson Campos, na Guabiraba. O Náutico subiu quatro posições contra o lanterna e ocupa o décimo lugar, com 34 pontos.
Os ingressos para o jogo contra o Corinthians começarão a ser vendidos a partir de amanhã nos Aflitos ao preço de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).



Teodoro quer jogos com Paysandu e Cuiabá como exemplo


 Os jogos contra Paysandu e Cuiabá são o ponto de partida para o Santa Cruz no restante da Série C, de acordo com o próprio técnico Zé Teodoro. Para ele, a atitude do time - muito mais que técnica - vai ser fundamental para fazer uma boa partida contra o Icasa, no próximo sábado (6), em Iguatu, interior do Ceará. A consequência disso vai ser um grande público no Arruda para o confronto contra o Fortaleza, na rodada seguinte.

"Espero ter uma boa vitória fora para voltar com 50 mil diante do Fortaleza. Mas para isso temos que fazer um jogo de nível. Não aceito jogar menos do que contra o Paysandu e Cuiabá. E sinto que o grupo está imbuído disso".

Sobre a formação da equipe, o treinador evitou falar em plano B. Só quer pensar nisso quando tiver todo elenco à disposição. Por enquanto, ele vai adaptando alguns joagdores ao 3-5-2, que, segundo ele, dá a melhor consistência defensiva. "O plano B é na hora que contar com todo mundo: Natan, César, Weslley. Vamos deixar mais para frente", informou.

Segundo ele, a característica dos jogadores que dispõe facilita o atual formato, principalmente a dupla de laterais: Diogo (direito) e Renatinho (esquerdo). "O Náutico por exemplo joga com uma linha de quatro parada (defensiva). Não adotamos isso porque nossos jogadores não têm característica".

Além dos laterais ele reconhece que os atacantes que mostraram melhor rendimento, Fabrício Ceará e Dênis Marques, não recompõem a marcação quando o time perde a posse de bola. Mais um ponto a favor do 3-5-2. "Fabrício e Dênis não voltam. Então perdemos dois na marcação. O time fica vulnerável", disse.




Salgueiro forte na luta pelo acesso


Do Jornal do Commercio
Ainda não foi dessa vez que o Salgueiro conquistou a primeira vitória fora de casa na Série C deste ano, mas a derrota vendida cara para o líder Luverdense-MT, no último domingo, por 3x2, mostrou que o Carcará tem força para seguir na briga por uma das quatro vagas que dão acesso às semifinais da competição. Os resultados da 14ª rodada ainda foram positivos para os sertanejos, que se mantiveram por mais uma semana no G-4, com 18 pontos, um a mais que o quinto lugar, o Águia de Marabá, o seu próximo adversário no Cornélio de Barros, sábado.
"É muito difícil o Luverdense perder lá. Há muita pressão, o clima fora de campo intimida mesmo o visitante. Além do mais, o meia deles estava em um dia de muita felicidade", desabafou o técnico Neco, elogiando o autor de todos os gols do adversário na partida, Rubinho. "Eles não foram melhores do que nós em nenhum momento da partida e até tivemos outras chances de ampliar o placar. Mas futebol é assim mesmo", completou.
O dia de ontem foi todo reservado para a longa viagem de volta da delegação, que só desembarca em Pernambuco na manhã de hoje. Mesmo assim, o pensamento do grupo já está voltado para o desafio do próximo sábado. Especialmente porque, além de ser o penúltimo duelo do Carcará dentro de casa na primeira fase do Brasileiro (depois dele, resta apenas o confronto com o Cuiabá), trata-se de um confronto direto pelas primeiras colocações. No Pará, pelo jogo de ida, o encontro entre Salgueiro e Águia de Marabá não passou do empate por 2x2, na sexta rodada, e rendeu um dos seis pontos do Carcará longe de sua casa.
No Cornélio de Barros, no entanto, o objetivo dos sertanejos não permite vacilos, e só a vitória interessa. Caso contrário, não apenas a vaga no grupo de elite ficará comprometida. É que depois deste compromisso, o Carcará encara mais três "duelos de seis pontos", ante Icasa, Paysandu e Cuiabá.
O Salgueiro se reapresenta no Cornélio de Barros nesta tarde, quando inicia a preparação para o confronto do sábado com um regenerativo para os que atuaram no fim de semana passado.