quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FSF e dirigentes definem fórmula do Sergipão 2013


Debate entre presidentes de clube foi maracdo por polêmicas
Dirigentes e FSf se reuniram nesta quarta-feira, 31 (Fotos: Portal Infonet)
Dirigentes de clubes da capital e do interior se encontraram na tarde desta quarta-feira, 31, para definir a fórmula de disputa do Campeonato Sergipano 2013. A reunião, promovida pela Federação Sergipana de Futebol (FSF), aconteceu no auditório Dr. Deocleciano Ramos, no Complexo Desportivo Lourival Batista. O debate entre os dirigentes foi marcado por polêmicas, oferecendo uma prévia do que o Sergipão 2013 promete.
Entre os principais pontos de discussão esteve a disputa da vaga para a Copa do Brasil 2014 no primeiro turno da competição. Segundo a proposta da FSF, o campeão da primeira fase, denominado Taça Cidade de Aracaju, ocupará automaticamente a vaga. No páreo estarão oito equipes, uma vez que Itabaiana e Confiança estarão competindo na Copa do Nordeste. Os clubes apresentaram oposição à medida, apresentando outras propostas.
Confiança e Itabaiana ficarão de fora da disputa da vaga da Copa do Brasil 2014 no primeiro turno
“Sugiro que a vaga na Copa do Brasil seja disputada na segunda fase, e que o vencedor do primeiro turno vá para o segundo com dois pontos de vantagem. E esta medida não beneficia apenas o Itabaiana ou o Confiança, já que o regulamento aqui decidido será válido por dois anos”, expôs Eduardo Almeida, presidente do Sergipe. Luiz Roberto Santana, presidente do Confiança, apoiou Eduardo em sua sugestão. “Temos que aproveitar a oportunidade de crescimento oferecida pela Confederação Brasileira de Futebol [CBF], portanto é importante que mais equipes disputem a vaga na Copa do Brasil”, argumentou.
Ernando Rodrigues dos Santos, dirigente do River Plate, rebateu Eduardo e Luiz Roberto: “O primeiro turno não pode ser amistoso. É importante que a vaga para a Copa do Brasil seja diputada na primeira fase para que haja um estímulo ao campeonato”, defendeu.
O presidente do Sergipe, Genisson Silva, levantou a discussão a respeito da modificação do nome do campeonato, que segundo uma resolução da FSF deverá se chamar “Campeonato Sergipano Chevrolet de 2013”. “Me sinto pequeno sabendo que um campeonato que carrega o nome do estado vai receber o nome de uma empresa. A competição é dos clubes”, manifestou-se. Segundo José Carivaldo de Souza, presidente da Federação, a mudança se deu devido ao patrocínio da empresa General Motors ao evento.
Genisson levantou questionamentos sobre nome da competição
Resoluções
O Campeonato Sergipano 2013 deverá começar dia 13 de janeiro e finalizar-se dia 19 de maio, em um total de 32 rodadas e 122 jogos. A fórmula da disputa inclui a divisão das oito equipes em dois grupos denominados A e B, que jogarão entre si em jogos de ida e volta. As duas equipes com maior número de pontos ganhos se classificarão para o cruzamento olímpico. Os vencedores do cruzamento disputarão a final da 1ª fase, que deverá se dividir em dois jogos.
Na segunda fase, as dez equipes (contando com a presença de Confiança e Itabaiana) passarão novamente por jogos de ida e volta e cruzamento olímpico. As duas últimas equipes por número de pontos ganhos serão rebaixadas, e as equipes vencedoras do cruzamento disputarão o título de campeão sergipano de futebol. O campeão sergipano será representante do estado na Copa do Brasil 2014, Campeonato Brasileiro da Série D 2013 e Copa do Nordeste 2014. O vice, por sua vez, representará Sergipe na Copa do Nordeste 2014.
Segundo carivaldo, fómula da disputa envolveu estudo
Sobre a fórmula decidida pela FSF, José Carivaldo salienta: “a fórmula foi construída depois de muitos estudos, para que haja justiça. Nosso objetivo maior é o futebol, e não prejudicar ninguém”, diz.