segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FSF apresenta fórmula de disputa do Sergipão 2013


Reunião está marcada para às 16h desta quarta-feira, 31
Sergipão 2013 será discutido em reunião(Foto: Arquivo Infonet)
O presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), José Carivaldo de Souza, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 29, com alguns membros da sua diretoria, para definir e regulamentar o acesso à reunião do Conselho Arbitral e fechar a fórmula de disputa do Sergipão 2013. A reunião está marcada para às 16h desta quarta-feira, 31, na sede da entidade.
Além do presidente Carivaldo Souza, participaram da reunião, o vice-presidente Milton Dantas, o diretor técnico Gilson Dória e o assessor da presidência, Orliandes Barros.
Um dos assuntos em pauta foi a regulamentação do acesso ao ambiente da reunião. Considerando o reduzido espaço da sala Deocleciano Ramos, ficou definido que esse acesso será limitado. Cada clube será representado pelo seu presidente, único com direito a voz e voto. Demais dirigentes terão local reservado, mas sem direito a voz e voto.
Imprensa
Atendendo a pedido de alguns chefes de equipes esportivas, o presidente Carivaldo Souza reformulou a decisão anterior, que restringia o acesso da imprensa ao local reunião. “A imprensa é nossa parceira. Por isso, em comum acordo com a diretoria, resolvemos reformular o que havia sido definido e divulgado anteriormente. A imprensa terá plenas condições para exercer suas atividades sem restrições”, disse Carivaldo Souza.
Prosseguindo, o presidente disse que haverá credenciamento a partir das 15h, para o pessoal da imprensa, que ficará localizado local restrito. “O jornalista ou radialista devidamente credenciado, terá acesso à sala de reunião, sem direito a voz e voto. Assim, acreditamos ter resolvido o impasse”, conclui o presidente.
Fórmula de disputa
A fórmula de disputa foi mais uma vez discutida e aprimorada. A competição será dividida em quatro fases. Dois turnos e dois cruzamentos olímpicos. A primeira fase que pode ser denominada Taça Cidade de Aracaju, contará com a participação de oito equipes (Confiança e Itabaiana estarão participando da Copa do Nordeste), divididas em dois grupos de quatro, que jogarão entre si, no sistema de idade e volta. As duas melhores de cada grupo se classificam para o cruzamento olímpico jogando 1º A x 2º B. e 1º B x 2º. A. Os vencedores decidem o título em um único jogo, com mando de campo, para equipe de melhor campanha na fase de classificação. O campeão dessa fase tem vaga assegurada na Copa do Brasil de 2014.
A segunda fase contará com a partição de dez equipes, inclusive Itabaiana e Confiança. Essas equipes jogarão entre si, no sistema de ida e volta. Os quatro primeiro colocados vão para o cruzamento olímpico: 4º. x 1º., 3º. x 2º, 1º. x 4º e 2º. x 3º. Os vencedores dessa fase decidem o titulo estadual em dois jogos, com mando de campo para o jogo final, da equipe que tiver melhor índice técnico nessa fase, incluindo o cruzamento olímpico.
O campeão estadual terá vaga assegurada no Brasileiro da Série D de 2013, Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2014. O vice-campeão estadual ganha vaga para a Copa do Nordeste de 2014.
As duas equipes que obtiverem pior índice técnico nessa segunda fase da competição serão rebaixadas para Divisão A2 na temporada de 2014.
Copa Governo do Estado
O calendário do segundo semestre, contempla o futebol sergipano com a realização da Copa Governo do Estado e o Sergipano da Divisão A2. A novidade para o próximo ano é que a Copa Governo do Estado, reunirá equipes Sub-19 e o campeão, ganha a segunda vaga para a Copa São Paulo de Futebol Junior de 2014.
O presidente Carivaldo anunciará algumas ações de marketing, cuja principal delas será o patrocínio da General Motors do Brasil. A competição será denominada de “Campeonato Sergipano Chevrolet de 2013”, com a premiação de um veiculo 0 KM para o campeão estadual.
Fonte: Ascom Seel