quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Chelsea «Comportamentos Ofensivos»

Chelsea «Comportamentos Ofensivos»

Chelsea «Comportamentos Ofensivos»


ORGANIZAÇÃO OFENSIVA
Ofensivamente, o Chelsea é uma equipa que apresenta diferentes tipos de soluções no seu processo. Têm Jogadores de grande qualidade técnica.
Apresentam uma grande capacidade para ataque rápido, com saídas verticais em apoio muito velozes. São fortíssimos neste tipo de situação. Esta será a característica de jogo mais forte da equipa.
Pelo posicionamento defensivo que apresentam, baixando um pouco as linhas, e fechando com muita proximidade entre os jogadores, facilmente saem desde zonas recuadas em apoio. Tem jogadores com uma grande capacidade para condução de bola em velocidade. São extremamente agressivos nestas situações – atacam espaço rapidamente, sobem vários jogadores em apoio e combinam com velocidade e rapidamente colocam 4/5 jogadores perto da área adversária.
Procuram essencialmente um jogo de condução e apoio em grande velocidade, sempre de uma forma muito vertical. Conseguem fazê-lo acelerando tanto pelo corredor central como pelos corredores laterais. Torres é forte se tem espaço para conduzir bola. Alas também conseguem fazê-lo com grande capacidade. Laterais são muito rápidos na desmarcação sem bola dando profundidade e apoio nos corredores laterais (Fig. 7).
Quando conseguem situações de cruzamento no último terço, Lampard aparece muito bem de trás a atacar espaço com muito critério, o que lhe permite estar presente em muitas situações de finalização, no que é exímio (Fig. 8).

fig7_laterais
fig8_lampard
Sempre que têm espaço podem optar por uma construção mais pausada na linha defensiva, circulando entre centrais, com os médios a tentarem “pegar” no jogo, para, após entrarem no meio campo ofensivo adversário, aceleram de imediato, com combinações rápidas e condução de bola (Fig. 9). Aqui há mais lateralização e variação do centro de jogo, procurando essencialmente acelerar nos corredores laterais. Mesmo quando a bola entra no espaço central, tentam depois acelerar por fora. Neste tipo de situações, desequilibram-se com frequência no corredor central. David Luís comete alguns erros de construção, esquece-se dos equilíbrios com frequência.
Em ambas as formas de atacar mostram muita capacidade para criar várias linhas de apoio ao portador da bola, quase sempre “forçando” a entrada.
Torres é um jogador importantíssimo pela dinâmica que permite à equipa – é muito completo nos movimentos. Tem capacidade para dar profundidade, principalmente profundidade nos corredores nas costas dos laterais. Mostra-se constantemente para dar apoio entre linhas de costas para a baliza (Fig. 10). Veloz se tem espaço para conduzir. Alas com grande capacidade técnica para combinar em velocidade, para atacarem espaço/defesa e soltarem. No lado direito “furando” mais por zonas exteriores. No lado esquerdo com mais condução interior se jogar um ala com pé direito.
fig9_conducao
fig10_torres
Mata e Óscar serão importantes pela capacidade de execução em espaços mais curtos, assistindo, rematando, desequilibrando.
Podem optar ainda por um primeiro passe mais longo, desde o GR ou defesas centrais. Neste caso a referência poderá ser Torres, que tentará tocar para entrada em profundidade de alas ou médio ofensivo. Caso jogue Moses, também poderá servir come referência para este tipo de construção (Fig. 11).
fig11-longa
TRANSIÇÃO OFENSIVA
Neste momento procuram velocidade (devido ao estilo de jogo ofensivo), mas sempre de uma forma equilibrada, ou seja, tentam que o primeiro passe seja seguro para depois acelerarem, especialmente quando ganham em zonas mais baixas.
Não promovem passe para profundidade e não arriscam perder a bola de imediato. Pela proximidade dos jogadores no processo defensivo têm sempre jogadores para um passe em apoio. Aqui, dado o posicionamento muito baixo próximo e em zona central do avançado e médio ofensivo, são normalmente as referências para esse passe. Depois sem têm espaço aceleram por dentro ou esperam subida de alas para explorar corredores laterais.
fig12-tOf
BOLAS PARADAS
Cantos Ofensivos
Batem de forma tensa na zona do 1º poste (linha da pequena área), com vários elementos a atacar agressivamente a bola (Ivanovic, Cahill) (Fig. 15).
São bastante produtivos neste momento do jogo.
fig15_cantoOf

Fonte: Tacta Zone.