sábado, 2 de novembro de 2013

Em 'marcha lenta', Chelsea é derrotado pelo Newcastle fora de casa

Blues têm atuação ruim, caem para os Magpies por 2 a 0 e podem ficar mais longe do líder Arsenal. David Luiz, Ramires e Oscar são titulares, e Willian entra na etapa final

Por Newcastle, Inglaterra
 
Num dia pouco inspirado, o Chelsea foi derrotado pelo Newcastle por 2 a 0, fora de casa, neste sábado, pela décima rodada do Campeonato Inglês. Os Blues, que contaram com os brasileiros David Luiz, Ramires e Oscar entre os titulares - Willian entrou no segundo tempo - tiveram uma atuação burocrática, pouco ameaçaram o rival e acabaram castigados no segundo tempo, com gols de Gouffran e Rémy.
O resultado complicou o Chelsea na briga pela liderança da Premier League. A derrota deixa os Blues ainda com 20 pontos, na segunda colocação, contra 22 do líder Arsenal, que joga mais tarde contra o Liverpool e pode aumentar a vantagem em relação ao time comandado por José Mourinho.O Newcastle, por sua vez, vai a 14 pontos, na nona posição.
O próximo compromisso do Chelsea está marcado para quarta-feira, quando a equipe recebe o Schalke 04, pela Liga dos Campeões. Os Blues lideram o Grupo E da Champions, com seis pontos, e podem dar mais um passo rumo à classificação para as oitavas de final.
Gouffran newcastle gol chelsea (Foto: Agência Reuters)Com a torcida em festa, Gouffran se ajoelha para comemorar o primeiro gol do Newcastle (Foto: Agência Reuters)


01
BLUES SEM IMAGINAÇÃO
 
Talvez com a cabeça no duelo pela Champions, o Chelsea esteve sem inspiração durante toda a partida. Na etapa inicial, os Blues até tiveram mais domínio, mas não conseguiram ameaçar com frequência o gol de Tim Krul. Na melhor chance, Terry cabeceou no travessão após cobrança de escanteio, aos 11 minutos.
A partir daí, pouca coisa aconteceu em campo. Apesar de jogar em casa, o Newcastle pouco se aventurava no ataque e se contentava em neutralizar as jogadas do Chelsea, missão facilitada pela pequena movimentação dos homens de frente dos Blues.
oscar chelsea tiote newcastle  (Foto: Agência Getty Images)Oscar tenta levar o Chelsea ao ataque: meia teve rendimento mediano no jogo (Foto: Agência Getty Images)


01
PAPO DE PARDEW É ANTÍDOTO CONTRA CECH

Na segunda etapa, a história mudou. O Newcastle percebeu o dia pouco inspirado do Chelsea, esqueceu a cautela e se mandou para o ataque. Aproveitando a velocidade de seus jogadores, os Magpies conseguiram criar boas chances.
josé mourinho chelsea newcastle (Foto: Agência Reuters)Cara de poucos amigos: Mourinho acompanha derrota do Chelsea (Foto: Agência Reuters)
Aos 15 minutos, Sissoko recebeu livre dentro da área, invadiu e chutou cruzado, para ótima defesa de Cech. Logo depois, Rémy recebeu toque de cabeça e finalizou livre, para outra intervenção importante do arqueiro do Chelsea. Aos 19, Gouffran arriscou de longe, e o goleiro novamente evitou o gol.
Para conseguir transformar as oportunidades em gol, o Newcastle precisou de uma ajuda do técnico Alan Pardew. Aos 23 minutos, numa cena curiosa, o treinador chamou Cabaye para conversar antes de o francês cobrar uma falta para a área. O papo deu certo: no cruzamento, a bola chegou a Gouffran, que cabeceou firme, sem chance para Cech: 1 a 0 para os donos da casa.
01
PRE-PA-RA: ANITA DÁ GOL PARA RÉMY

Em desvantagem, o Chelsea acordou e se mandou para o ataque. Entretanto, o time seguia sem criatividade. Mourinho tentou mudar a situação colocando Schurrle, Eto’o e Willian nos lugares de Lampard, Torres e Mata, mas o problema persistia. Na melhor chance, o brasileiro ex-Anzhi recebeu de Oscar dentro da área, mas o chute foi defendido por Krul. Na sequência, o camaronês foi travado ao tentar pegar o rebote.
Cada vez mais avançado, o time londrino passou a dar espaços na defesa, e o Newcastle aproveitou. Aos 42 minutos, veio o golpe de misericórdia. Em boa jogada pela esquerda, o volante Anita fez boa jogada pela esquerda, deixou Willian e Ramires babando e cruzou para Rémy, que bateu de canhota, definindo o triunfo e dando início à festa da torcida local.
willian e lampard chelsea newcastle (Foto: Agência Reuters)Willian e Lampard sem reação: Chelsea não aproveitou chances contra o Newcastle (Foto: Agência Reuters)