quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mais importante que ganhar é como consegui-lo

Mais importante que ganhar é como consegui-lo

Mais importante que ganhar é como consegui-lo


É urgente começar a ganhar?
“Não gosto de pensar em ganhar e sim como poderei consegui-lo. Se pensar só em ganhar, esqueço o caminho. Vou chegar a qualquer lado e não vou estar atento para onde vou ou por onde ando. O resultado será a recompensa de um caminho bem percorrido. Claro que queremos ganhar, mas o que importa é fazer o que é necessário para ganhar e não nos distrairmos com o resultado final sem sabermos como devemos estar em campo para podermos ganhar. Se os jogadores estiverem no bom caminho, o resultado há-de aparecer. A não ser que o adversário tenha um desempenho melhor”

Franky Vercauteren, jornal abola, 4 de Novembro de 2012

Não conhecemos o trabalho de Vercauteren, qual a sua filosofia de treino e ideias de jogo. No entanto estas palavras parecem desde já muito interessantes. A mensagem que o treinador tenta passar marca uma ideia diferente do que habitualmente se pensa em Portugal.
Normalmente, quando se muda de treinador no nosso país, ouvimos falar essencialmente em mudanças psicológicas. Estas são a causa de muitos despedimentos de treinadores e são frequentemente associadas às primeiras conquistas dos novos treinadores – é a chamada chicotada psicológica. O problema é que, sem descurar a importância destes aspetos (motivação, ambição) estas não são por norma a raiz dos problemas. Muito pelo contrário, no nosso entender são as consequências de outros problemas. Por isso, ainda que por vezes a entrada de um novo treinador possa coincidir com algumas vitórias, resultantes de maior motivação, ambição, otimismo, a longo prazo não se têm verificado melhorias significativas, tirando algumas exceções que confirmam a regra.
As causas de maus resultados constantes (como é o caso do Sporting), são geralmente profundas e vão desde a qualidade dos jogadores, ao planeamento, a organização e gestão do clube, a ideia de jogo do treinador, etc. Ora, a causa que mais nos interessa neste espaço, prende-se com as ideias de treino e de jogo de um treinador. Quando um clube contrata um treinador está a garantir um conjunto de ideias, uma dada forma de treinar e um modelo de jogo a seguir. Assim parece-nos de facto muito interessante o facto de Franky não prometer desde já uma revolução e vitórias, nem afirmar que o que é importante é vencer o próximo jogo. Aquilo que está a prometer é um caminho, definir um rumo, trabalhá-lo e esperar que a qualidade desse caminho/trabalho dê resultados.
No fundo em vez de nos centramos no resultado final centramo-nos no processo que nos leva ao resultado final. Só assim pode avaliar o que se está a passar, como corrigir como evoluir e crescer. No fundo uma forma de sustentar as vitórias com regularidade no futuro e não apenas no imediato. Por outro lado sabe-se que mudar ideias de jogo, mudar uma filosofia de jogo não surge de um dia para o outro e há que ter paciência. No meio de toda a confusão e instabilidade que é neste momento a equipa principal do Sporting, ter ideias tão claras poderá vir a ser um trunfo.
Como referimos pouco conhecemos da filosofia deste treinador. A ideia está correta, ficamos agora a aguardar pela qualidade do caminho escolhido. Porque se é importante ter um caminho/rumo, a qualidade do mesmo será fundamental. Neste momento, por exemplo, o Sporting apresenta graves problemas defensivos. O seu processo de jogo defensivo é básico, com posicionamentos desajustados, sem uma interligação dos setores, sem uma organização coletiva. Por isso não adianta falar em azar, em golos sofridos, em erros individuais, em jogos perdidos. Temos de perceber o que leva a isso. O importante é centrar numa ideia defensiva, num processo defensivo, trabalhado, melhorar, corrigir, insistir, sistematizar. Se isto for definido e feito com qualidade de certeza que a probabilidade de sucesso aumenta. E com o aumento da organização e da qualidade de jogo aumentarão os resultados positivos e com estes aumentará a confiança e estado psicológico.
De uma vez por todas chega de avaliar resultados. Nem sempre quando se ganha está tudo bem e nem sempre quando se perde está tudo mal. Por isso mais que avaliar resultados há que avaliar processos, há que avaliar os métodos que estão na origem dos resultados. Por isso mais que um estado psicológico negativo, neste momento o Sporting é um conjunto de jogadores sem ideias coletivas, sem organização, sem interligação, sem um caminho (modelo de jogo) definido e trabalhado. Esperemos que o seu treinador perceba isso (pelas palavras parece que sim) e dê organização e qualidade de jogo á equipa. Um treinador não pode controlar ou saber antecipadamente o resultado final do jogo. Resta-lhe definir um rumo e trabalhar para ter uma equipa cuja qualidade de jogo permite com maior probabilidade a obtenção do sucesso. Não podemos garantir o resultado final, então resta-nos controlo e trabalhar o processo que leva ao resultado final.
Terminamos com um proverbio antigo, citado por Horst Wein nos seus livros, que resume a ideia deste texto:
“Se não sabes para onde queres ir, tanto faz o caminho que segues”