quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Com 30 anos, o preparador físico Rafael Guerra já trabalhou em sete estados

Conheçam um pouco deste preparador físico que vem fazendo um grande trabalho aqui no Corintians de Caicó na minha comissão técnica.


Rafael Guerra sonha em disputar uma Libertadores
Quando criança, os pés descalços de Rafael Guerra faziam calo de tanto jogar bola na rua. Entre gols e pedaladas, o sonho era um só: se tornar jogador profissional. E ele era daqueles que sabiam tudo do mundo da bola, desde notícias do time do coração, o São Paulo, até campeonatos de outros estados. Do futebol internacional então, conhecia nome e sobrenome dos atletas dos mais diferentes países.
Mas o rompimento do ligamento cruzado no joelho esquerdo, aos 17 anos, e do direito, aos 18, interrompeu um futuro de destaque como protagonista no futebol. Mas não o afastou do mundo da bola. Se não dava para entrar em campo, a saída foi estudar para trabalhar nos bastidores. E o pequeno boleiro cursou Educação Física na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e fez pós-graduação em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) para continuar no ramo futebolístico.
Hoje com 30 anos, Guerra é quem prepara a condição física dos atletas. A rotina é pesada, são treinos diários em até dois períodos. “As exigências físicas do futebol estão cada vez maiores. Por isso tem que ter carga e sobrecarga para o atleta se condicionar e atuar em alto nível”, disse.
E mesmo jovem, a carreira já lhe fez passar por sete times de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte levando o nome da cidade pelo país afora. “Tudo começou no time júnior do Uberlândia Esporte. Mas aqui não me deram oportunidade na equipe principal, pois normalmente preferem trazer gente de fora, acreditando que são melhores. Dei continuidade à minha caminhada no futebol fora da cidade”, afirmou.
Sonho
Rafael Guerra já disputou Copa do Brasil e campeonatos estaduais da Primeira e Segunda Divisão. “O jogo mais marcante foi no estádio dos Aflitos, contra o Náutico. Estava lotado. Perdemos por 3 a 1, mas no fim elogiaram o preparo físico da minha equipe”, disse.
Atualmente, está na preparação física do Corintians de Caicó. E os sonhos não param por aí. Em breve, deve começar um mestrado em Treinamento ou Fisiologia. “Estou apenas no começo, quero muito mais. Sonho em atuar em uma grande equipe e disputar Libertadores.”

Perfil

Rafael Guerra
Educador físico e pós-graduado em Futebol
Atua como preparador físico
Já passou por MG, GO, MT, MS, SP,PE e RN
Sonho: atuar em uma grande equipe e disputar Libertadores

Fonte de Pesquisa: Correio de Uberlândia.