terça-feira, 15 de maio de 2012

Moçambola’2012: Clube de Chibuto, que atrevido!

Mocambola maio 2012O Clube de Chibuto passou com classe no Songo. Depois de uma série de vitórias em casa, os gazenses foram a HCB vencerem por uma bola sem resposta e continuam a ser a equipa sensacional deste Moçambola, enquanto o Costa do Sol ressuscitou, batendo o campeão nacional, a Liga Muçulmana, por 2-1.
A ronda finda foi marcada pela goleada conseguida pelo Vilankulo FC diante do Ferroviário de Nampula (3-0). O triunfo projectou a equipa de Chiquinho Conde para muito próximo dos lugares cimeiros, enquanto os nampulenses continuam na zona de aflição.
Quem, de facto, continua a surpreender é o Chibuto. Para além do carácter imbatível no seu reduto, demonstrou que o factor casa não é determinante para a vitória, batendo a HCB (1-0), no terreno deste. O Chibuto mantém-se, desta feita, na segunda posição, com menos dois que o líder Ferroviário de Maputo que, por seu turno, derrotou o seu homónimo de Pemba, também por uma bola sem resposta.
Enquanto isso, o Maxaquene e Desportivo tiveram um revés nas suas contas ao desperdiçar a oportunidade de vencer, em casa, respectivamente ao Incomáti e Ferroviário da Beira. Os “tricolores” foram os piores, porque tinham pela frente o penúltimo classificado da tabela, que lhes impôs uma igualdade sem contagem. Os “locomotivas” beirenses impuseram também uma igualdade aos “alvi-negros”, desta feita, com golos (1-1). Os “tricolores” perderam a chance de tomar de assalto a terceira posição, nas “mãos” da derrotada Liga, enquanto os “alvi-negros” vão descendo degraus recuando da zona intermediária.
Por último, o Têxtil aproveitou melhor o factor casa para bater o Chingale, por 2-0. Mas, mesmo assim, continua na cauda, á frente do Incomáti e Ferroviário de Pemba, último classificado.
Entretanto, a jornada que vem oferece-nos mais um atractivo. Trata-se do “derby”entre o Ferroviário de Maputo e Desportivo, a ter lugar no Estádio da Machava. O outro duelo que interessa reter vai opor o segundo e terceiro classificado, nomeadamente Chibuto e Liga Muçulmana, no reduto da segunda formação.