segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ganso: 'Como 10 do Santos, estou pronto para liderar o time no Mundial'

Com apenas 22 anos, meia mostra personalidade de jogador experiente e garante não se assustar com o tamanho de sua missão no Japão

Por Adilson Barros e Cassio Barco Santos, SP

Livre das lesões que tanto o atrapalharam em 2011, Paulo Henrique Ganso está pronto para ser o maestro do Santos no Mundial de Clubes. Ser o comandante que poderá dar ao time a terceira estrela significa muito para o jogador, que, antes de se tornar craque e camisa 10 da Seleção, teve de ser persistente para mostrar o seu valor.

Ganso quase deixou a Vila Belmiro. Rebaixado ao time de juniores duas vezes e com dificuldades para mostrar serviço, o meia chegou a pedir para sair. Disputaria o Paulistão 2009 pelo São Caetano, para quem seria emprestado. No entanto, o então presidente alvinegro, Marcelo Teixeira, convenceu o garoto a ficar. Assista ao vídeo!
Em 2010, com apenas 21 anos, conquistou o Paulistão, a Copa do Brasil e se tornou o melhor meia do Brasil. Foi também no ano passado, em agosto, que começaram os problemas físicos. Primeiro, uma grave lesão no joelho esquerdo o afastou dos gramados por sete meses. A volta só foi acontecer em março deste ano. Em seguida, dois problemas musculares o deixaram no departamento médico por 107 dias.
Ganso Santos x Peñarol (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Ganso em ação na final da Libertadores, contra o Peñarol (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Apesar de ter perdido tanto tempo, Ganso se mantém intocável. Sempre volta de lesão jogando bem. Após o último problema, foram 63 dias de tratamento, mais que o tempo previsto. A demora foi proposital: o craque foi preservado para o Mundial. Participou de apenas três jogos pelo Brasileirão após sua recuperação. Agora, chegou a hora de ser decisivo.
PROGRAMAÇÃO DE ENTREVISTAS
07/12 - QUARTA - EDU DRACENA
08/12 - QUINTA - AROUCA
09/12 - SEXTA - RAFAEL
10/12 - SÁBADO - ELANO
12/12 - SEGUNDA - BORGES
13/12 - TERÇA - NEYMAR
- A palavra-chave desse grupo é a amizade. Nós sempre acreditamos uns nos outros. O grupo sempre me deu muito apoio durante todo esse tempo. Agora, estou pronto para ajudar o Santos a conquistar esse título mundial tão sonhado - afirma Ganso, em entrevista ao Globoesporte.com, que tem apresentado nos últimos dias conversas exclusivas com alguns dos principais personagens do Peixe.
O craque diz que a responsabilidade de ser o principal armador da equipe no torneio mais importante para o Santos desde 1963, quando o clube conquistou seu último Mundial, não o assusta. Ele demonstra muita maturidade apesar de estar com apenas 22 anos.

- Eu, como camisa 10 da equipe, vou sempre estar pronto para liderar o time. Estou acostumado. Na Libertadores, também assumi a responsabilidade e acho que fui bem. Temos uma boa equipe, estamos entrosados e acredito que o Santos tem condições de vencer.
Ganso só garante que não vai se recusar a deixar o gramado caso o técnico Muricy Ramalho queira sacá-lo numa eventual final, repetindo uma cena que entrou para a história. Na final do Paulistão de 2010, contra o Santo André, o primeiro título conquistado pela geração Neymar e Ganso, o então comandante alvinegro, Dorival Júnior, quis substituir o camisa 10, que desobedeceu ao treinador e permaneceu no gramado até o fim.
- Ah, com o Muricy é diferente, né? Se for preciso, ele entra em campo e me arranca de lá (risos).
Paulo Henrique Ganso santos vila belmiro entrevista (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
 
Em campo, Ganso assume o papel de líder. Fora dele, é tranquilo  (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)