segunda-feira, 16 de maio de 2011

Experiência é um dos trunfos do Cruzeiro na conquista do estadual

Jogadores rodados, como Fábio, Marquinhos Paraná, Henrique,
Gilberto e Roger, dão muita estabilidade emocional à equipe cruzeirense


Por GLOBOESPORTE.COM Sete Lagoas, MG

Um dos principais motivos da conquista do título de campeão mineiro de 2011 pelo Cruzeiro foi a experiência da equipe, com uma base formada há quase quatro temporadas. Se não teve nenhum jogador da base no último jogo, a Raposa contou com atletas renomados e com rodagem no futebol. (Veja os gols do título no vídeo ao lado).

Nomes como Fábio, Marquinhos Paraná e Henrique estão no clube desde 2008. Já o meia Gilberto chegou ao Cruzeiro no meio da temporada de 2009. O outro meia, Roger, foi contratado no início do ano passado.

Os cinco jogadores formam o grupo da experiência no elenco celeste e foram titulares na equipe de Cuca, ao longo da competição estadual e também na final vencida por 2 a 0. Atletas acostumados a disputar jogos decisivos ajudaram a Raposa a levantar seu 36º estadual.

O volante Henrique explicou o principal motivo para uma equipe contar com atletas mais rodados.

- A experiência conta muito em jogos decisivos. Temos vários jogadores experientes, que sabem jogar partidas importantes. Além disso, um jogador experiente passa tranquilidade para os mais novos.
CLIQUE AQUI E ESCOLHA SEUS FAVORITOS NO TROFÉU GLOBO MINAS

O goleiro Fábio tem 30 anos e já foi campeão brasileiro pelo Vasco, em 2000. O volante Marquinhos Paraná, com 33 anos, já atuou no Japão e na Coreia do Sul. Roger, com 31, já passou por grandes clubes do Brasil, como Grêmio, Fluminense, Flamengo, Corinthians, além do Benfica, de Portugal, e também pelo futebol do Qatar. Gilberto, de 35 anos, conquistou a Copa do Mundo de 2002, e teve passagens por Hertha Berlin, da Alemanha, e Tottenham, da Inglaterra. Por fim, o volante Henrique, com 26 anos, o mais novo do grupo dos experientes, contabiliza uma passagem pelo Japão e finais da Copa do Brasil e da Libertadores no currículo.