domingo, 29 de maio de 2011

Messi põe Cristiano Ronaldo no bolso, e Barcelona leva o título da Champions

Argentino faz, de cabeça, o segundo gol nos 2 a 0 do Barça sobre o Manchester. Time catalão é pela terceira vez campeão europeu

Marcos Felipe Direto de Roma

No estádio Olímpico de Roma, o confronto entre os melhores do futebol mundial na atualidade: Barcelona x Manchester United e Lionel Messi x Cristiano Ronaldo. Com superioridade nos 90 minutos nesta quarta-feira, o time espanhol levou a melhor, venceu por 2 a 0 e garantiu a conquista da Liga dos Campeões pela terceira vez em sua história. Entre os craques, vantagem do argentino: gol decisivo e palmas da torcida.

Cristiano Ronaldo, além sair derrotado no placar, também perdeu a linha em alguns momentos, abusou de jogadas violentas e foi vaiado na Itália. O primeiro gol foi de Samuel Eto'o. O meia Xavi foi eleito o melhor em campo.


Agência/Getty Images

Messi e Iniesta, dois dos melhores em campo, exibem a taça com orgulho em Roma


Barça leva inédita tríplice coroa e põe Espanha na frente

A conquista coroa um ano espetacular do Barcelona, que pela primeira vez em sua história conquistou a tríplice coroa. Além de levar para casa a Liga dos Campeões, o time também ganhou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei da Espanha.

O título do Barça é o 12º da Espanha no principal torneio europeu, deixando o país como o maior campeão do campeonato (Real Madrid tem nove). A Inglaterra soma 11 (o Manchester foi o vencedor na temporada passada).

O Barcelona foi melhor em campo a maior parte do tempo, e deu show também nas arquibancadas do estádio Olímpico. A torcida catalã foi bem mais animada antes e durante a grande final da Liga dos Campeões. Antes do jogo, fãs de Barça e Manchester fizeram mosaicos. O dos ingleses homenageou o centenário de nascimento do lendário técnico Matt Busby, campeão europeu em 1968. Os catalães usaram as cores do clube e desenharam "FCB", sigla de Fútbol Club Barcelona.


Agência/Getty Images

Cristiano Ronaldo parece não acreditar na derrota: sonho do bi europeu acabou


No lado do Barcelona, o técnico Pep Guardiola pôde escalar seu trio ofensivo completo. Henry, que não jogava havia quase um mês, foi titular ao lado de Eto'o e Messi. No meio, Iniesta, recuperado de lesão muscular, atuou ao lado de Xavi e do volante Busquets. Sylvinho ocupou a vaga do suspenso lateral-esquerdo Abidal, enquanto Puyol foi deslocado para a lateral direita, no lugar do também sancionado Daniel Alves. A dupla de zaga teve Touré e Piqué.


No Manchester, o brasuca titular foi Anderson (Rafael ficou no banco), que teve Carrick e Giggs como companheiros no setor de meio-de-campo. Cristiano Ronaldo e Rooney formaram o setor ofensivo ao lado do coreano Park.

Manchester domina início, mas gol do Barça muda cara do jogo

O Barcelona começou a partida nitidamente mais nervoso que o Manchester. Os Diabos Vermelhos dominaram os minutos iniciais marcando a saída de bola dos rivais. Logo no primeiro minuto, Cristiano Ronaldo assustou em cobrança de falta que Valdés rebateu para o meio da área. Por sorte do Barça, a zaga afastou antes de Park pegar a sobra.

Sylvinho, o único brasileiro titular no Barça (Dani Alves estava suspenso), marca Rooney

Os Diabos seguiram melhores e, uma vez mais com Cristiano Ronaldo, chegaram com perigo aos sete minutos. O gajo recebeu no lado esquerdo da área, ajeitou e bateu firme. A bola saiu perto do poste esquerdo do goleiro Valdés.

Mas o domínio do Manchester United ruiu aos nove minutos. Em sua primeira chegada de perigo, o Barça abriu o marcador. Eto'o arrancou pelo lado direito, deu um lindo corte em Vidic e bateu de bico. Van der Sar ainda tocou na bola, que foi parar no fundo da rede.

Em desvantagem, quem mostrou certo descontrole nos lances subsequentes foi a equipe inglesa. Um recuo de bola errado acabou saindo pela linha de fundo. Depois, Anderson deu uma furada bisonha em lance no meio.


Aos poucos, Messi, que estava sumido na partida, começou a aparecer. O argentino assustou Van der Sar com uma bomba de fora da área que saiu rente ao travessão, aos 19 minutos.

 

 

O panorama até o fim do primeiro tempo seguiu sendo o Barcelona mais com a bola, sem sofrer muitos riscos, embora também não muito contundente. Cautelosas, as equipes se respeitaram e o placar ao fim do primeiro tempo continuou 1 a 0 para o Barça, que foi para o vestiário muito aplaudido por seus torcedores.

Manchester se abre, e sofre com contragolpes

No segundo tempo, Alex Ferguson tentou pôr o Manchester mais ofensivo e sacou Anderson para lançar Tevez. A mexida não surtiu o efeito esperado logo de cara e o Barcelona passou a dominar ainda mais. Nos dez primeiros minutos, o Manchester assistiu ao rival jogando. Aos 7, Xavi carimbou a trave de Van der Sar em cobrança de falta da meia-lua.

Aos poucos, o Barça recuou para sair nos contragolpes. O Manchester apareceu bem duas vezes pelo lado direito, com Rooney cruzando para a área. Na primeira, Cristiano Ronaldo não alcançou na pequena área. A segunda foi travada por Piqué.

Aos 20 minutos, Ferguson fez outra substituição para tentar deixar o Manchester mais ofensivo. O treinador tirou Park e mandou a campo o atacante Berbatov. Muito exposto, o Manchester pagou caro.

Melhor em campo, Xavi dá o passe para o gol de Messi

Aos 24, Xavi avançou pela direita e levantou com açúcar para Messi, livre na grande área. La Pulga subiu com estilo e testou no canto oposto de Van der Sar. Um belo gol do Barcelona. Posteriormente, Xavi seria eleito o melhor em campo.

Messi sobe para cabecear e joga a bola longe do alcance de Van der Sar (fora da foto)

O Manchester não se entregou e por pouco não diminuiu dois minutos mais tarde, com Cristiano Ronaldo. Após cruzamento que passou por toda a área, Cristiano Ronaldo recebeu no lado esquerdo e bateu na saída de Valdés. A bola desviou no goleiro e foi para fora.

A tônica do jogo seguiu a mesma, com o Manchester tentando o ataque de forma desordenada e o Barcelona muito perigoso nos contra-ataques. Nervoso, Cristiano Ronaldo acertou Puyol três vezes em jogadas diferentes (uma cotovelada, um carrinho e uma trombada) e acabou advertido com o cartão amarelo.

Scholes, que entrou no lugar de Giggs, também levou amarelo por falta muito violenta em Busquets. Alheio às pancadas, o Barça seguiu sereno na partida.

No fim, o Barça levou o título e encerrou uma freguesia que tinha perante os Diabos Vermelhos. Nos outros três confrontos mata-mata com os ingleses por copas europeias, os espanhóis haviam perdido. E que hora mais apropriada para quebrar a escrita.

Ficha técnica:


BARCELONA 2 x 0 MANCHESTER UNITED
Valdés, Puyol, Touré, Piqué e Sylvinho; Busquets, Xavi e Iniesta (Pedro); Messi, Eto'o e Henry (Keita). Van der Sar, O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson (Tevez) e Giggs (Scholes); Park (Berbatov), Rooney e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Josep Guardiola. Técnico: Alex Ferguson.
Gols: Eto'o, aos 9 minutos do primeiro tempo, e Messi, aos 24 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Piqué (BAR), Cristiano Ronaldo, Vidic e Scholes (MAN). Cartão vermelho: -.
Estádio: Olímpico de Roma (ITA). Data: 27/05/2009. Árbitro: Massimo Busacca (SUI). Auxiliares: Matthias Arnet (SUI) e Francesco Buragina (SUI).