segunda-feira, 16 de maio de 2011

Inter fecha uma década com títulos todos os anos

São 14 conquistas no período. Clube agora parte em busca do Brasileirão, uma carência desde 1979


Por Alexandre Alliatti Porto Alegre

Internacional troféu campeão (Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)Título gaúcho mantém rotina de conquistas do
Inter (Foto: Lucas Uebel / Vipcomm)
Não era bem o Gauchão que a torcida do Inter queria no primeiro semestre de 2011, mas a conquista estadual tira pelo menos uma lasca da frustração da queda prematura na Libertadores. E garante ao clube colorado mais um ano com no mínimo uma taça no museu. Entre a leveza dos Estaduais e o peso de um Mundial, os torcedores vermelhos já acumulam uma década inteira com conquistas anuais.
São 14 títulos no período. A saída das vacas magras começou em 2002, quando o Inter ganhou o Gauchão depois de quatro anos de jejum. E aí vieram outros três na sequência, em 2003, 2004 e 2005, sem outras conquistas no período. Mas já era possível ver a fermentação de um clube mais forte. No ano seguinte, o Colorado ganharia a Libertadores e atingiria o degrau mais alto de sua escadaria, com a vitória de 1 a 0 sobre o Barcelona e a conquista do título mundial.
Outros títulos continentais vieram na sequência: a Recopa de 2007, a Sul-Americana de 2008, a Libertadores de 2010. E eles trouxeram a reboque a experiência em torneios internacionais, como a Copa Dubai de 2008 e a Copa Suruga de 2009, ambos conquistados.
Neste domingo, com o triunfo em mais um Gauchão, o Inter voltou a celebrar sua recente rotina de vitórias – intercaladas por alguns tombos, vide a derrota para o Mazembe no Mundial de 2010. O clube destacou a coleção de títulos em seu site oficial. E a diretoria lembrou de como tudo começou.
- O Campeonato Gaúcho sempre foi muito valorizado por nós. Lembro de como foi o começo de tudo isso, lá em 2002, com a conquista do Gauchão – observou o vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann.
O curioso nessa década é a ausência de títulos nacionais: nem Brasileirão, nem Copa do Brasil. A obsessão do clube é a principal disputa do país, que começa no sábado, na Vila Belmiro, contra o Santos. O Inter não conquista o Brasileiro desde 1979. Além do Nacional, os colorados buscarão mais uma Recopa (o adversário é o Independiente, da Argentina) e comemoram o privilégio de disputar a Copa Audi, contra Barcelona, Milan e Bayern de Munique.
Os títulos do Inter:
2002: campeão gaúcho
2003: campeão gaúcho
2004: campeão gaúcho
2005: campeão gaúcho
2006: campeão da Libertadores e do mundo
2007: campeão da Recopa
2008: campeão gaúcho, da Copa Dubai e da Copa Sul-Americana
2009: campeão gaúcho e da Copa Suruga
2010: campeão da Libertadores
2011: campeão gaúcho