sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Futebol Pernambucano onde vai parar?

Muito decepcionado com tudo que aconteceu com o Afogadense F.C, o clube que brigava com todas as suas forças por seus direitos, ficamos muito tempo na expectativa de algo acontecer, sempre com promessas que algo de bom poderia a qualquer momento acontecer, porém infelizmente nada aconteceu a não ser os muitos pais de família desempregados.
Nossos clubes como sempre saindo derrotados.
O Afogadense agora espera de alguma forma por outros meios legais tentar amenizar esta perda tão grande que foi ficar de fora de uma competição a qual era como projeto entrar forte em reais condições de conseguir o acesso, pelos profissionais envolvidos dentro e fora do campo, sem duvida alguma entraríamos fortes, é lamentável.
Agora é esperar para ver o que acontece;
Aos amigos que sempre mostraram as suas indignação por tudo que estava acontecendo agradeço de coração, esperando que muito em breve possamos estar comentando a vocês algumas novidades.
Com tudo isso vendo os nossos clubes nos campeonatos nacionais como Copa do Brasil, Brasileiros A,B,C e D e quando são prejudicados por arbitragem com alguns erros que não são comuns com os grandes clubes dos eixos chamados grandes, fico pensando por que não usamos a nossa força contra essas situações.
Será que a nossas forças só existe contra os nossos próprios clubes? é lamentável .
Tenho certeza que estas coisas não só acontecem aqui no nosso estado, mais falo isso pelo fato que em algum lugar pode ser diferente, onde se lute para o fortalecimento dos clubes menos favorecidos, onde se observe as dificuldades que os clubes menores tem ao disputar uma competição de médio a longo prazo, se luta muito aqui que os clubes tenham um calendário anual completo, mais os clubes muitas vezes mal encontra condições de disputar o seu estadual e quando acaba já estar acumulando novas dividas, como fazer para dar sequência durante o restante do ano? Realmente se as coisas não mudarem muitas outros clubes, não só irão ficar de fora das competições como irão pedir licença temporário ou definitiva.
Hoje vemos que os clubes estão pagando para jogar, que suas despesas estão maiores que o que se arrecada, são poucas as ajudas, seja do poder publico, ou mesmos das autoridades esportivas que se diz representar os clubes.
Nesta série A2 vemos as dificuldades que muitos clubes estão passando para manter os seus compromissos, realmente é lamentável.
Infelizmente lamentamos com uma incerteza muito grande, que o que vai ser do nosso futebol daqui para frente?
Pernambuco se limita apenas a Sport, Náutico e Santa Cruz? mesmo se fosse , que não é, o que estar sendo feito para estes clubes tenham forças dentro das competições nacionais ou mesmo internacionais? o que será dos nossos clubes do interior?
2014 ano de Copa do Mundo no Brasil, Pernambuco mostrou a sua força em ter o estado entre os contemplado em realizar alguns jogos aqui no estado, mais o que será dos nossos clubes? o que será do nosso futebol?
Somos um estado forte, já trabalhei em diversos estados aqui do nordeste e vemos o quanto o futebol Pernambucano é respeitado por sua historia e grandeza e no futebol não é diferente, mais não podemos ficar vivendo do passado, temos que fazer as coisas acontecerem, hoje só temos um clube na série A de um Brasileiro, e infelizmente em ultimo lugar, um na Série B brigando para se mantar entre os quatro, um na C para ver se entra entre os quatro, e três na D com campanhas nada admirável, será que é apenas culpa dos nossos clubes?
Assistir ao jogo Náutico e Vasco e ouvir um comentário que me fez pensar muito " O Náutico não sabe jogar em campo bom, em campo de primeiro mundo" comentário feito porque o náutico tem um aproveitamento muito ruim desde que deixou de jogar nos Aflitos.
Poxa será que os nossos clubes não estão preparados para os grandes eventos do futebol Nacional ou mesmo mundial? logico que não é apenas isso, existe muitos fatores para tornar uma equipe competitiva.
Quando eu trabalhava nas divisões de base do próprio Náutico, ouvia muito um questionamento porque os jogadores da base de PE quando subiam para o elenco principal não tinha a mesma desenvoltura que os garotos da base de outros grandes centro considerados grandes quando subiam ? Foi quando observando as divisões de base destes clubes chamados grandes pude ver a diferença, não nas qualidades de seus atletas e nem dos profissionais, por que Pernambuco tem grandes atletas e profissionais e sim das condições oferecidas aos atletas em termos de competições, os clubes não só haviam competições estaduais, mais estavam sempre disputando competições, como taça São Paulo, BH, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa NIKE, Copa Promissão, Copa 2 de Julho, sem contar as competições internacionais, com certeza isso dava uma maturidade maior aos atletas quando tinham a sua oportunidade, Com certeza isso fazia a diferença,  graças a Deus isso aqui vem mudando um pouco, com as participação do clubes em algumas dessas competições.
Mesmo assim ainda estamos distante do ideal.