quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DEFINIDA A FÓRMULA DE DISPUTA DO SERGIPÃO!

  Em reunião tranqüila, democrática, onde prevaleceu o bom senso, os dirigentes das oito equipes credenciadas à participar da competição, definiram como será o campeonato, que este ano premiará o campeão estadual com um carro 0KM, oferta da Chevrolet, um dos patrocinadores oficiais da competição.

        Não faltaram porém, os debates, os pontos divergentes, mas ao final  todos chegaram ao consenso, de que a melhor fórmula seria aquela que apresentasse avanços no futebol sergipano. E assim foi feito. Dirigentes do Confiança, Sergipe, Itabaiana, River Plate e Socorrense expuseram os seus pontos de vista e apresentaram sugestões. Algumas analisadas e colocadas em votação. Olímpico, Lagarto e São Domingos não se manifestgaram.

       Como será – Pelos embates que antecederam à reunião, esperava-se um ambiente hostil, mas o presidente Carivaldo Souza e o vice-presidente Milton Dantas souberam muito bem conduzir a reunião, aceitando inclusive as sugestões e colocando em votação as divergências. Os maiores confrontos tiveram sempre à frente o presid ente do Sergipe, que em alguns momentos bateu de frente, ora com o presidente da FSF, Carivaldo Souza, ora com o presidente Luis Roberto, do Confiança.

      A fórmula apresentada pela FSF foi praticamente aprovada na íntegra, com poucas modificações. Por exemplo, a decisão da Primeira Fase, antes em um jogo único, passa a ser em dois jogos, com mando de campo do jogo final, da equipe que obtiver melhor índicie técnico naquela fase. Outra modificação diz respeito à vaga para a Copa do Brasil. Caso a mesma equipe venha a ser campeã da Primeira Fase e campeã estadual, a vaga da Copa do Brasil vai para o vice-campeão da primeira fase. Antes era para o vice-estadual. Os demais itens apresentados pela FSF prevalecem. A competição será dividida em quatro fases: Dois turnos e dois cruzamentos olímpicos. A primeira fase contará com a participação de oito equipes (Confiança e Itabaiana estarão participando da Copa do Nordeste), divididas em dois grupos de quatro, A e B. Essas equipes jogarão dentro do mesmo grupo, no sistema de idade e volta. As duas melhores de cada grupo se classificam para o cruzamento olímpico, jogando 1º A x 2º B. e 1º B x 2º. A. Os vencedores decidem o título em dois jogos, com mando de campo, para equipe de melhor campanha na fase de classificação. O campeão dessa fase tem vaga assegurada na Copa do Brasil de 2014.

        A segunda fase contará com a partição de dez equipes, inclusive Itabaiana e Confiança. Essas equipes jogarão entre si, no sistema de ida e volta. Os quatro primeiro colocados vão para o cruzamento olímpico: 4º. x 1º., 3º. x 2º, 1º. x 4º e 2º. x 3º. Os vencedores dessa fase decidem o titulo estadual em dois jogos, com mando de campo para o jogo final, da equipe que tiver melhor índice técnico nessa fase, incluindo o cruzamento olímpico.O campeão estadual terá vaga assegurada no Brasileiro da Série D de 2013, Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2014. O vice-campeão estadual ganha vaga para a Copa do Nordeste de 2014. As duas equipes que obtiverem pior índice técnico nessa segunda fase da competição, serão rebaixadas para Divisão A2 na temporada de 2014. O Campeonato de juniores será disputado paralelamente à segunda fase, com jogos de ida e volta, sendo campeã a equipe que ao final somar maior número de pontos ganhos. O campeão terá vaga na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2014. A outra vaga será disputada na Copa Governo do Estado, com início no mês de agosto com as seis melhores equipes de juniores classificadas no Campeonato Estadual de 2013.

Número de jogos 


        Pelo que foi apresentado na fórmula da federação, a competição começa no dia 13 de janeiro de 2013, prolongando-se até o dia 19 de maio de 2013. Será realizado um total de 122 jogos. A torcida de maior presença terá uma premiação de RS 10 mil, enquanto o campeão sergipano de 2013 terá vaga na Copa do Brasil de 2014, Brasileiro da Série D de 2013 e Copa do Nordeste de 2014. Os clubes foram representados pelos seus respectivos presidente.

Fonte: FSF.