domingo, 10 de junho de 2012

Espanha sai atrás, iguala em três minutos e empata com a Itália na estreia


Em jogo equilibrado, Fúria e Azzurra empatam por 1 a 1, gols de Di Natale e Fàbregas

AFP PHOTO / CHRISTOF STACHE
Antonio Cassano vibra com o companheiro Antonio Di Natale, autor do gol italiano

Campeã em 2008, a Espanha estreou na Eurocopa 2012 com um empate com a seleção italiana, como ocorreu justamente na campanha vitoriosa de quatro anos atrás. As equipes empataram por 1 a 1, com a Itália saindo na frente com Di Natale já no segundo tempo e a Espanha empatando apenas três minutos depois. 


O técnico Vicente del Bosque optou por escalar a Espanha sem nenhum atacante de ofício, com Fábregas atuando como falso centroavante. Por conta disso, a seleção espanhola chegou a dominar a posse de bola no primeiro tempo, mas seus jogadores optavam quase sempre por tocar quando tinham a opção de finalizar.

Sendo assim, apesar da Espanha conseguir envolventes trocas de passe e chegar à área italiana com alguma regularidade, as principais chances do primeiro tempo foram da seleção italiana. Aos 14 minutos, Pirlo surpreendeu Casillas com uma cobrança de falta venenosa no canto do próprio goleiro, que conseguiu fazer a defesa.

Seis minutos depois, Cassano recebeu pela direita do ataque e finalizou sem muita força, mas conseguiu tirar a bola de Casillas e fazê-la roçar a trave direita do gol da Espanha. O atacante do Milan se destacava na partida e se envolveu em lances de perigo aos 34 minutos, quando um chute seu rendeu rebote não aproveitado de Casillas, e aos 35, quando levantou para Marchisio aceitar um bonito voleio da entrada da área para defesa do arqueiro espanhol. 



Aos 41, uma triangulação entre Xavi, Silva e Fábregas deixou o último em ótimo posição para o arremate, mas Chiellini chegou para travar. Três minutos depois, Xavi acertou um grande passe para Iniesta dominar na área e finalizar com a bola no ar por cima do gol. Aos 45 minutos, a melhor chance do primeiro tempo: Cassano cruzou da esquerda para Thiago Motta cabecear à queima-roupa. Casillas manteve a igualdade no placar com uma bela defesa.

A Seleção Espanhola voltou do intervalo arriscando mais finalizações, com dois chutes de fora da área levando perigo logo nos cinco primeiros minutos, sendo um de Fábregas e outro de Xavi. Também nos primeiros cinco minutos Iniesta levou muito perigo com um arremate com pouco ângulo pela esquerda da área.

Balotelli roubou a bola de Sérgio Ramos aos oito minutos, invadiu a área e, marrento, avançou em baixa velocidade em direção ao gol. Podendo finalizar ou tocar para Cassano, o jogador do Manchester City permitiu a recuperação de Ramos no lance e perdeu grande chance.

AFPPHOTO/ GIUSEPPE CACACE
Cesc Fàbregas comemora com os companheiros o gol de empate na Arena Gdansk

Logo após o lance, Balotelli foi substituído pelo atacante que abriria o placar: aos 15, Di Natale recebeu grande passe em profundidade de Pirlo para, cara a cara, tirar a bola de Casillas e balançar as redes. A vantagem da Itália no placar, porém, durou pouco: três minutos depois Silva mostrou grande visão de jogo e tocou para Fábregas concluir ao gol na área.

Fernando Torres entrou no lugar de Fábregas e perdeu boa chance aos 32 minutos, quando recebeu passe de Xavi e, cara a cara com Buffon, tentou o drible e acabou perdendo a bola. O atacante voltou a levar perigo aos 39, quando, após outro passe de Xavi, tentou encobrir Buffon e acabou mandando por cima do gol.

Assim, Espanha e Itália começam com um ponto cada no Grupo C da Eurocopa. Os outros integrantes do grupo, Croácia e República da Irlanda se enfrentam ainda neste domingo, às 15h45 (de Brasília).

ESPANHA 1 X 1 ITÁLIA

ESPANHA:
 Casillas; Arbeloa, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso e Xavi; Iniesta, David Silva (Jesús Navas) e Fábregas (Fernando Torres)
Técnico: Vicente Del Bosque

ITÁLIA: Buffon; Bonucci, De Rossi e Chiellini; Giaccherini, Marchisio, Thiago Motta (Nocerino), Pirlo e Maggio; Cassano (Giovinco) e Balotelli (Di Natale)
Técnico: Cesare Prandelli

Gols:

ESPANHA: Fábregas, aos 18 minutos do segundo tempo
ITÁLIA: Di Natale, aos 15 minutos do segundo tempo

Local: PGE Arena Gdansk, na Polônia
Data: 10 de junho de 2012, sexta-feira
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistentes: Gabor Eros e Gyorgy Ring (Hungria)
Cartões amarelos: Jordi Alba, Arbeloa e Fernando Torres (Espanha) e Balotelli, Bonucci, Chiellini e Maggio (Itália)