terça-feira, 5 de junho de 2012

A última chance para a segunda divisão pernambucana

Conselhor arbitral do Pernambucano da 2ª divisão de 2012. Foto: Vlademir Almeida/FPF
Atlético Pernambucano, Acadêmica Vitória, Sete de Setembro, Afogadense, Chã Grande, Jaguar, Olinda, Cabense, Ferroviário do Cabo, Carpina, Íbis, Pesqueira, Timbaúba, Centro Limoeirense e Ipojuca. Eis os 15 candidatos à elite pernambucana de 2013.
Após idas e vindas no Arbitral, enfim o esboço da segunda divisão estadual deste ano.
Em 2012, uma novidade. O regulamento será o mesmo modelo adotado na primeira divisão, fato inédito no futebol pernambucano (veja aqui).
Os dois classificados à primeirona jogarão 31 vezes! Quase uma Brasileirão… Rentável?
Ao todo, dez times têm uma relação estreita com as respectivas prefeituras, começando já pelos nomes. Fato comum no futebol local (veja aqui).
Assim como na última temporada, houve desistências, o que acabou atrasando toda a organização. Nada que se compare a 2011, quando seis clubes não cumpriram o prazo de inscrição de atletas e foram previamente desclassificados.
Na ocasião, a tabela acabou publicada fora do prazo do Estatuto do Torcedor, que exige a lista a no máximo dois meses do início. Pois o erro repetido novamente pela FPF, que agendou a abertura do novo torneio para o dia 27 de junho, só agora, em junho!
A entidade alega que aumentou o rigor na inscrição dos clubes, para evitar a balbúrdia. Das instalações dos estádios à documentação dos atletas. A conferir.
À parte disso, o que não pode ser repetido sob hipótese alguma é a bagunça que continuou no andamento da competição. No fim, a segundona foi parar no STJD.
O Belo Jardim acabou com o acesso mesmo com a pontuação negativa no geral…
Para que a péssima imagem não fique enraizada, essa Série A2 precisará se esforçar.
Quem você gostaria de ver na elite local em 2013?

Fonte: Blog do diario de Pernambuco