domingo, 17 de abril de 2011

Bruno Meneghel decide e Náutico bate o Sport nos Aflitos

Alvirrubros e rubro-negros farão uma das semifinais do Campeonato Pernambucano
ATUALIZADO ÀS 18h50

Atacante alvirrubro saiu do banco para fazer o gol da vitória
Fotos: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Quem esperava um jogo morno entre duas equipes classificadas se enganou completamente. Mesmo com equipes mistas, Náutico e Sport fizeram um clássico disputadíssimo na última rodada da primeira fase do Pernambucano Coca-Cola, nos Aflitos, com chances de cada lado, e no final o Timbu levou a melhor graças à qualidade individual do atacante Bruno Meneghel, que marcou o golaço que definiu a partida, aos 17 minutos do segundo tempo.

Ouçam o gol na narração de Aroldo Costa, da Rádio Jornal:


Os resultados da rodada colocam as duas equipes novamente frente à frente na semifinal do Estadual, com o primeiro jogo na Ilha do Retiro e o segundo jogo nos Aflitos. A outra semifinal será entre Santa Cruz e Porto, com primeiro jogo em Caruaru e o segundo no Arruda. Essas partidas acontecerão nos dias 24 de abril e 1º de maio, dois domingos, às 16h.
O JOGO
Mesmo com equipes mistas, Náutico e Sport fizeram um primeiro tempo bastante disputado, com faltas, movimentação, reclamações à arbitragem. Houve algumas chances de gol dos dois lados, mas o placar terminou mesmo no 0 a 0.
Desde o início o jogo se mostrou bastante pegado. Fechado, o Sport marcava a saída de bola alvirrubra e buscava o contra-ataque. O volante Germano marcava individualmente Eduardo Ramos, meia alvirrubro, que entrou como capitão devido à ausência de Éverton, um dos poupados da equipe timbu.
Entre os oito e os dez minutos, os rubro-negros chegaram com muito perigo numa dessas saídas rápidas ao ataque por meio de passes longos. Primeiro Glédson tirou de soco uma bola que foi lançada por Germano para Tadeu nas costas da defensiva alvirrubra. Pouco depois, Renato foi lançado na ponta direita, correu em direção ao gol e chutou para fora e, no minuto seguinte, Glédson teve de sair da área para afastar de cabeça bola lançada para Tadeu.



O Náutico teve a sua primeira finalização aos 15 minutos, quando Rogério recebeu de Eduardo Ramos na entrada da área pela direita e chutou em cima de Magrão. Ricardo Xavier levou mais perigo ao soltar uma bomba de fora da área, de defesa difícil para Magrão, que voou na bola.
A preocupação defensiva do Sport foi evidenciada num lance em que Carlin hois Bala voltou para a grande área e afastou uma bola cruzada por Élton, aos 22 minutos. Esses dois atletas foram dos mais ativos na etapa inicial
A resposta do Sport só veio aos 31 minutos. André Astorga recebeu cruzamento de Dutra e cabeceou no ângulo. Glédson salvou.
O zagueiro Jorge Fellipe, do Náutico, também chegou perto de marcar de cabeça. Após cobrança de escanteio, ele subiu quase dentro da pequena área e mandou por cima.
Já depois dos 40 minutos, o Sport fez boa jogada coletiva, mas desperdiçou um ataque perigoso. Tadeu recebeu no meio de dois zagueiros mas tinha os alas Dutra e Renato passando livres para a área. Tocou para Renato, que chutou para fora.
Contudo, a melhor chance de todo o primeiro tempo foi alvirrubra. Elicarlos fez boa jogada pela ponta direita e tocou para o atacante Rogério, quase dentro da grande área. Ele chutou por cima do gol.
MENEGHEL DESEQUILIBRA
O equilíbrio do primeiro tempo se manteve no início da etaca complementar. Aos 5 minutos, o atacante Bruno Meneghel, que começou no banco para não se desgastar tanto, entrou em jogo porque Rogério se machucou.
A partir dos dez minutos o jogo esquentou bastante. Em cruzamento, Tóbi subiu mais alto que todos e cabeceou para o gol, mas Glédson defendeu.
O Náutico respondeu com Rodrigo Heffner cruzando da direita, Ricardo Xavier ajeitando de peito e Bruno Meneghel emendou um chute de primeira que passou muito perto do travessão de Magrão, aos 12.
Logo em seguida, o Sport quase abriu o placar em jogada de defensores. Igor subiu na área, cabeceou e Tóbi poderia ter mandado para as redes, mas, sem ângulo, bateu voltando para a área e os alvirrubros afastaram.
Nessa agitação, Bruno Meneghel decidiu o jogo. Ele recebeu a bola de frente para a zaga do Sport, protegeu diante da chegada de vários zagueiros, girou no meio deles e saiu de frente com Magrão, então tocou na saída, por cima, e marcou o golaço que decidiu o jogo.
Ouçam o gol da vitória do Náutico sobre o Sport por 1 a 0, na narração da Rádio Jornal, na voz de Aroldo Costa:


Em busca de reação, o meia Anderson Paraíba assustou com uma cobrança de falta que passou perto do travessão aos 20. Em seguida o mesmo atleta foi substituído pelo atacante Ruan, que entrou bem e soltou um chute venenoso de fora da área, defendido por Glédson, que ainda pegou o chute de André Astorga no rebote, à queima-roupa, lance que não valeu por impedimento do rubro-negro.
Além de Meneghel, Ricardo Xavier também queria o seu gol e quase marcou em duas oportunidades. Na primeira, cabeceou com força e Magrão fez defesa difícil. Pouco depois, recebeu um passe de Bruno Meneghel, em contra-ataque rápido, e soltou uma bomba que passou ao lado do gol.
A melhor chance do Sport conseguir o empate veio com Renato aos 33 minutos. O lateral-direito passou por dentro da defesa alvirrubra, entrou na área e, na hora do chute, foi desarmado por Jeff Silva. Excelente interceptação.
Daí para o final os rubro-negros tentaram pressionar os alvirrubros, mas não criou alguma chance clara e terminou mesmo derrotado.