domingo, 17 de abril de 2011

Roberto Fernandes destaca a defesa não ter tomado gols no clássico



Técnico comemora o gol da vitória sobre o Sport // Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Na vitória do Nautico sobre o Sport nos Aflitos, o técnico Roberto Fernandes destacou a liderança alcançada e o fato de a defesa alvirrubra ter voltado a funcionar após alguns jogos de pane. Comentou também que na primeira fase o Náutico ganhou os dois clássicos que jogou em casa, empatou os dois de fora, terminou com dez pontos à frente do Sport, mas isso agora não serve para nada na semifinal.
Sobre a defesa, depois de praticamente toda a primeira fase jogando com dois zagueiros, o técnico utilizou reforçou o setor com um terceiro defensor. Os titulares Walter e Éverton Luiz, com pouco ritmo de jogo após lesões, tiveram Jorge Fellipe ao lado e, no geral, o trio teve um bom rendimento.
"Antes do jogo eu tive uma conversa com toda a equipe, mas especialmente com os homens da defesa. A minha prioridade não era nem vencer, era sair de campo sem tomar gol", disse o treinador, satisfeito com a opção tomada, que rendeu observações sobre como o time pode se comportar na fase decisiva. "Foram experiências válidas e vamos levar em consideração na preparação para a semifinais", disse o treinador, antecipando que o time deve ter variações táticas.
"Nós vamos para dois jogos na semifinal, um fora de casa e um dentro de casa, e acho muito difícil alguém ter uma postura ortodoxa, única, durante os 180 ou 190 minutos dos dois jogos. Então importante é a equipe chegar trabalhada para de acordo com a necessidade do jogo a gente ter um posicionamento e uma postura que nos favoreça a chegar na final.
Outro ponto tocado pelo técnico foi a forte marcação a Eduardo Ramos, que teve atuação apagada. Para Fernandes, o árbitro Sebastião Rufino Filho deveria ter punido o volante Germando com o cartão amarelo ainda no primeiro tempo, por uma série de faltas em cima do meia alvirrubro, inclusive puxando o jogador fora do lance.
Perguntado se teria que modificar a forma de utilização de Eduardo Ramos para escapar da marcação, o treinador voltou a tocar na arbitragem. "Se tiver uma arbitragem conivente com isso aí com certeza vamos ter que estudar algumas situações", disse.
Ainda na entrevista Fernandes confirmou que o Timbu não sairá do Recife na preparação para a semifinal e fará os seus trabalhos no CT Wilson Campos, possivelmente antecipando a concentração para a quinta-feira.
Escute a entrevista completa: