domingo, 24 de abril de 2011

Sport 3 x 1 Náutico - Leão bate o Timbu e está mais perto da decisão



Marcelinho Paraíba fez o segundo gol da vitória do Sport sobre o Náutico, por 3x1, na Ilha do Retiro/Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O Sport não perdeu a oportunidade de jogar dentro de casa e conquistou uma importante vitória sobre o Náutico nas semifinais do Pernambucano Coca-Cola 2011. Com gols de Bruno Mineiro, Marcelinho Paraíba e Ciro, o Leão bateu o Timbu por 3x1, e abriu uma importante vantagem diante do rival na briga por uma das vagas do Estadual. Na partida de volta, nos Aflitos, marcada para o próximo domingo (1º), o Sport pode até perder por um gol de diferença. Para o Náutico, uma vitória por 2x0 garante a presença na final. Promessa de mais emoção para o torcedor.

Jogando de forma organizada como muito não se via neste Pernambucano, o Sport conseguiu envolver o adversário. O meio de campo, que sempre foi alvo de críticas neste Estadual, esteve bem ajustado. Marcou forte e trabalhou a bola com consciência, variando as jogadas e criando situações de gols. O Leão teve paciência para estudar o adversário, tocar a bola e atacar de forma muito organizada.

Por outro lado, o Náutico não acertou o pé. O meia Eduardo Ramos, que deveria construir as jogadas ofensivas, estava apagado, enquanto os laterais, além de não conseguir apoiar, deram brechas para o Sport atacar com Renato e Wellington Saci. A ponto de o técnico Roberto Fernandes tirar o lateral-direito Heffner, aos 26 minutos, colocando o meia William.

O Sport abriu o placar aos 25 minutos. Wellington Saci ganhou uma bola e passou para Bala, que foi à linha de fundo e cruzou. Bruno Mineiro chegou e empurrou para as redes. O time rubro-negro continuou melhor e ampliou aos 46 minutos. Wellington Saci lançou Bala, que cruzou com precisão para Marcelinho Paraíba pegar de primeira.

O primeiro tempo também foi marcado por lances acidentais. Numa disputa de bola, o volante rubro-negro Tóbi acertou uma cabeçada na cabeça do atacante alvirrubro Ricardo Xavier. Sangue no gramado e Ricardo Xavier teve que fazer um curativo. Depois, Xavier, também numa disputa de bola, acertou a chuteira na cabeça do zagueiro rubro-negro Igor. O jogador do Leão também ficou com a cabeça ensanguentada e teve que ser substituído por Montoya.

E um lance que poderia gerar polêmica: Bruno Mineiro foi lançado, entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Glédson. O árbitro Cláudio Mercante marcou pênalti e o assistente Alcides Lyra marcou impedimento. Mercante acertou ao ouvir o assistente e assinalar impedimento.

No segundo tempo, o Sport resolveu apostar no regulamento. Apertou mais a marcação e passou a tocar a bola, esperando o Náutico. A tática era a de não tomar gols e tentar ampliar o placar se houvesse oportunidade. O time rubro-negro resolveu não se atirar ao ataque muito cedo. Percebendo isso, o técnico do Náutico, Roberto Fernandes, sacou o volante Elicarlos e escalou o atacante Rogério. A partir daquele momento, o Timbu cresceu no jogo e dominou as ações da partida. Aos 35 minutos, após cruzamento da direita, Rogério, livre de marcação, cabeceou e estufou as redes de Magrão.

O Náuticou passou a ter mais confiança. Foi para cima. Já que não viu o Sport buscar o ataque, tentou o gol de empate. No entanto veio o castigo. Aos 43 minutos, Bala disputou uma bola com a zaga alvirrubra e, de cabeça, mandou para Ciro. O atacante chutou forte, rasteiro e no canto de Glédson.

No minuto seguinte, Ricardo Xavier, livre de marcação, acertou a trave de Magrão, perdendo uma chance clara de diminuir o placar. No entanto, ao final do jogo, os rubro-negros comemoraram a vantagem de 3x1.

Ciro entrou no segundo tempo e fez o terceiro gol do Sport no clássico/Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Ficha técnica
SportMagrão, Renato, Igor (Montoya), Alex Bruno e Wellington Saci; Hamilton, Tóbi, Daniel Palista e Marcelinho Paraíba (Jó); Carlinhos Bala e Bruno Mineiro (Ciro). Técnico: Hélio dos Anjos.

NáuticoGlédson, Rodrigo Heffner (William), Everton Luís, Walter e Airton; Everton (Jorge Felipe), Derley, Elicarlos (Rogério) e Eduardo Ramos; Ricardo Xavier e Bruno Meneghel. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Estádio da Ilha do Retiro.
Árbitro: Cláudio Mercante.
Assistentes: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira.
Gols: Bruno Mineiro, aos 26 minutos, Marcelinho Paraíba, aos 46 minutos do primeiro tempo. Rogério, aos 35 minutos, e Ciro, aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ricardo Xavier, Everton, Tóbi, Renato, Walter, Daniel Paulista, Hamilton.
Público: 23.601.
Renda: R$ 412.720,00.