quinta-feira, 14 de abril de 2011

Náutico perde invencibilidade e se complica para jogo de volta na Copa do Brasil




Fotos: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Provavelmente em sua pior apresentação na temporada, o Náutico largou atrás do Vasco nas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (13). O timbu viu seu adversário dominar praticamente toda partida e vencer por 3x0, placar que terminou saindo barato, tamanhas as deficiências táticas dos alvirrubros e virtudes do adversário em saber aproveitá-las. Com isso, o time vermelho e branco precisa vencer por três gols de vantagem a partir de 4x1 (5x2, 6x3...) no jogo da volta, marcado para o dia 27, em São Januário. Foi a primeira derrota timbu em seus domínios este ano.

Até pela formação com três atacantes não se esperava outra coisa do Náutico que não fosse partir para cima logo nos primeiros movimentos. E assim foi feito. Antes do primeiro minuto, Bruno Meneghel cabeceou para grande defesa de Fernando Prazz e na sequência da jogada, o próprio Meneghel fez o cruzamento. Derley pegou a sobra mas chutou por cima. No entanto, depois de alguns minutos marcando a saída de bola, o Vasco passou a encontrar as saídas.

E aí o jogo equilibrou por pouco tempo, pois a partir dos 15 minutos, o Vasco fez o que quis com a defesa da equipe vermelha e branca. O Náutico não conseguiu compensar a ausência de um homem no meio de campo por conta da falha de marcação dos atacantes. Por isso, Derley teve que abandonar a lateral e marcar no meio. Ele e Elicarlos confundiram-se o tempo todo sobre quem saía para o lado e quem fechava no meio.

Felipe não tinha nada a ver com isso e, sem fazer muito esforço foi criando as oportunidades, auxiliado pelas boas descidas de Alan pela direita. Já aos 11, numa cobrança de falta, Dedé já acertava a trave. Aos 16 foi a vez de Diego Souza entrar sozinho na cara de Douglas, que fechou bem o ângulo e defendeu.

Mas, pelo que se esboçava, dificilmente o Náutico desceria para o vestiário sem tomar um gol. E tomou aos 32. Felipe Bastos bateu escanteio da direita e Dedé, desta vez, acertou as redes. Nem mesmo em desvantagem o timbu conseguiu se acertar. Eduardo Ramos e Kieza praticamente não foram encontrados em campo. Aírton não tinha como ir ao ataque sem deixar a defesa exposta às investidas de Alan.

Com isso, os cruzmaltinos continuaram em cima e Felipe Bastos acertou a trave aos 38. Dois minutos depois foi a vez de Ramon descer pela lado direito da defesa alvirrubra, justamente o mais frágil. Ele deu um drible da vaca em Elicarlos e tocou por cobertura sobre Douglas. Walter mergulhou para tirar de cabeça. Para dizer que não fez nada, Kieza deu um chute fraco, defendido por Prazz, aos 42. O 1x0 para os cariocas terminou saindo no lucro para os pernambucanos.

Na descida para o vestiário, o técnico Roberto Fernandes foi indagado pelos repórteres sobre a partida. Ao invés de apontar os defeitos de seu time, preferiu atacar a arbitragem. "Começamos bem, logo depois Felipe recuou para segundo volante e cedemos espaço. Mas tem coisa que não dá para entender. O juiz é o mesmo do jogo anterior do Vasco".

Veio o segundo tempo e a chiadeira antecipada do técnico Roberto Fernandes encontrou amparo no vacilo da arbitragem logo aos seis minutos. Éder Luiz fugiu pela direita e cruzou rasteiro. Alecsandro, em posição irregular, entrou com bola e tudo: 2x0.



Mais fotos, agora de Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Antes disso, na volta, Roberto Fernandes tentou corrigir o problema do meio de campo com Élton no lugar de Kieza. Até conseguiu povoar mais o setor. Porém, os visitantes passaram a usar mais as laterais e não permitiram a reação. Coincidentemente, a primeira boa chance timbu no segundo tempo veio somente após a saída de um jogador que utilizava bem o lado do campo, Éder Luiz.

Imediatamente após a saída dele, Aírton desceu em velocidade pelo lado esquerdo e soltou uma bomba. Fernando Prazz ainda conseguiu tocar na bola antes dela explodir na trave. Essa alteração também deixou os vascaínos mais defensivos, pois quem entrou no lugar de Éder foi um meia, Bernardo.

Se perdeu em velocidade, o time de preto ganhou em posse de bola e em alguns momentos chegou a trocar passes em ritmo de treino. Como fez Bernardo, aos 39. Ele recebeu dentro da área, prendeu demais para fazer gol bonito e terminou mandando por cima. A coisa só fez piorar um minuto depois quando Élton fez falta em Leandro. Como já tinha o amarelo, ele tomou o segundo e foi expulso. Ainda sobrou tempo para o terceiro. Aos 47 minutos, Bernardo, filho de um ex-carrasco do Náutico, o atacante Hélio, bateu falta no ângulo direito.

Ficha do jogo:

Náutico: Douglas; Derley, Wescley, Walter e Aírton; Éverton, Elicarlos (Willian) e Eduardo Ramos; Bruno Meneghel (Rogério), Kieza (Élton) e Ricardo Xavier. Técnico: Roberto Fernandes.

Vasco: Fernando Prazz; Alan, Dedé, Anderson Martin e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe (Felipe) e Diego Souza; Alecsandro (Leandro) e Eder Luiz (Bernardo). Técnico: Ricardo Gomes.

Local: Aflitos. Árbitro: Célio Amorim (Asp. Fifa/SC). Assistentes: Rosnei Hoffman Scherer (SC) e Thiago Gomes Brígido (Asp. Fifa/CE). Gols: Dedé, aos 32 do primeiro. Alecsandro, aos seis; e Bernardo, aos 47 do segundo. Cartões amarelos: Alecsandro, Walter e Rômulo. Expulsão: Élton.