domingo, 27 de outubro de 2013

Abel Braga rompe silêncio e sinaliza retorno ao Inter: 'É praticamente certo'

De férias no Rio de Janeiro, técnico diz que não recusou oferta do clube gaúcho e rechaça que questão financeira o afastará do Colorado


Por Rio de Janeiro
 
Abel Braga, técnico de futebol (Foto: Rafael Cavalieri)Abel Braga reiterou amor pelo Inter
(Foto: Rafael Cavalieri)
Abel Braga no Inter em 2014? Na manhã deste domingo, o treinador, enfim, rompeu o silêncio. Após uma viagem com a família para a Europa, o técnico comentou sobre a sua situação. E deixou claro: é grande a probabilidade de ter mais uma passagem pelo clube gaúcho.
De férias no Rio de Janeiro, Abel admitiu que foi procurado pela direção colorada e mostrou que está disposto a retornar ao Beira-Rio após pouco mais de cinco anos longe (deixou o clube gaúcho em meados de 2008).
- É praticamente certo. Tudo indica que o meu caminho será Porto Alegre. Não terá empecilho. Descansei o que precisava descansar. Agora vou tocar. Tenho que começar a programar o próximo ano a partir de novembro – afirmou em entrevista à Rádio Guaíba.
A ligação com o clube onde venceu a Libertadores e o Mundial em 2006, mais uma vez, ficou latente. Abel reiterou todo o carinho que sente pelo Inter. Recordou toda sua história criada no Beira-Rio, que começou ainda em 1988.
Apesar disso, o técnico não aceitou retornar quando a cúpula decidiu demitir Dunga no início de outubro. Abel queria um período de férias. Segundo ele, não foi um “não”. Foi justamente aproveitar um pouco mais com seus familiares:
- Depois que o Dunga saiu, fui procurado e disse que não pegaria no momento. Disse que era um direito que tinha dado a mim e minha família. Troquei mensagens com o Dunga. Mas tudo que se trata de Inter tem um significado diferente. O Inter me deu uma chance sem ter três anos de carreira. Um dos princípios básicos na minha vida é gratidão. Não existe negativa para o Inter. A identidade é muito grande. E isso vai continuar até o resto da minha vida.
O amor pelo Colorado é tamanho que ele garante que a questão financeira não será decisiva. Abel revelou que, quando foi procurado, a proposta gaúcha era 30% inferior ao que recebia no Fluminense. E ainda fez uma brincadeira, ao dizer que o azul, cor do Grêmio, só aparece na sua vida na calça jeans:
- Não será o dinheiro que vai me afastar do Inter. O sentimento que tenho pelo clube, a relação com a torcida, isso não tem preço. A identidade é muito grande. A única coisa azul que eu tenho é calça jeans. Não tenho carro azul. Está perpetuado no sangue. Todo mundo sabe da relação.
Clemer, que atualmente comanda o time profissional, não deve seguir. O seu trabalho tem merecido elogios da direção. Porém, a ideia é de mantê-lo como um elo entre a base e o grupo profissional.