domingo, 27 de outubro de 2013

Em alta no Chelsea, Ramires celebra chance com Felipão: 'Confia em mim'

Titular com José Mourinho nos Blues, volante elogia técnico português e
revela conversa com técnico da Seleção depois de polêmica: 'Já esclareci tudo'

Por Rio de Janeiro
 
Ramires Chelsea (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)Ramires posa com a camisa da seleção brasileira (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)
Na temporada passada, Ramires atuava como meia, mais aberto pela direita, no Chelsea. Fez nove gols em 61 jogos. Na atual, José Mourinho voltou aos Blues e mudou a posição do brasileiro, que hoje atua como volante, mais recuado. Ainda assim, já balançou as redes três vezes em 12 partidas, confirmando o status de peça-chave no elenco do clube londrino.
A regularidade de Ramires fez com que o volante voltasse rapidamente à seleção brasileira, mesmo após ser deixado fora da Copa das Confederações, depois de uma polêmica em março, quando não se apresentou no dia estipulado pela comissão técnica. O retorno aconteceu em setembro, nos amistosos contra Austrália e Portugal, em que o jogador foi titular e fez um gol. Prova de que o sonho de disputar a Copa do Mundo no Brasil segue vivo, apesar dos percalços.
- Eu já tinha conversado com o Felipão. Já havia esclarecido tudo. Ele falou que confia em mim, que não gosta de me ver jogando como primeiro volante, que poderia me usar em outra função. A volta foi muito boa, tive oportunidade de jogar. Agora é continuar trabalhando – contou Ramires, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.
Entre a consistência no Chelsea e o recomeço na seleção brasileira, Ramires prefere não dizer se vive sua melhor fase na carreira. Ainda há alguns obstáculos a superar, como a persistente dificuldade no inglês, apesar da boa adaptação a Londres. Nesta entrevista, o jogador fala sobre o bom momento nos Blues, a relação com José Mourinho, a expectativa para a Copa e até a especulação de que estaria na lista de desejos do Real Madrid.
Ramires gol Brasil contra Austrália (Foto: AFP)Ramires cabeceia para fazer seu gol na vitória sobre a Austrália (Foto: AFP)


01
SELEÇÃO BRASILEIRA

GLOBOESPORTE.COM: Como foi seu retorno à Seleção? Conversou com o Felipão após o corte na Copa das Confederações?

Ramires: Eu já tinha conversado com o Felipão. Já havia esclarecido tudo. Ele falou que confia em mim, que não gosta de me ver jogando como primeiro volante, que poderia me usar em outra função. A volta foi muito boa, tive oportunidade de jogar. E também fui muito bem recebido pelos companheiros. A gente está sempre se encontrando, jogando contra. A volta foi muito boa, tive a oportunidade de jogar. Agora é continuar trabalhando.
Na volta à Seleção, você foi o primeiro jogador a se apresentar em Brasília para o amistoso contra a Austrália. Procurou evitar novo problema?
Não, eu me apresentei primeiro porque já estava no Brasil, já tinha viajado de Londres. Meu voo era à tarde, e acabei antecipando a viagem. Saí de Curitiba e cheguei cedo. Não foi nada planejado, até porque você não sabe quem vai chegar antes. Mas é claro que é bom chegar antes.
Bernard Ramires brasil treino (Foto: Bruno Spada / VIPCOMM)Ramires ri com Bernard durante treino da Seleção (Foto: Bruno Spada / VIPCOMM)
Você acha que já conseguiu recuperar o espaço na Seleção?
É difícil, porque a gente está falando de um time que foi campeão. É difícil mexer. Todo mundo está querendo conquistar uma vaga entre os 23 que vão para a Copa. Então, procuro aproveitar cada oportunidade, cada minuto que estão me dando. Tenho que mostrar um bom futebol e passar confiança.
No time campeão da Copa das Confederações, os volantes titulares foram Luiz Gustavo e Paulinho. Em qual posição você acha que pode brigar pela vaga. Ainda como volante ou mais à frente?
Não tenho problema com posição. Aqui fora já joguei em várias funções, então, estou disposto a brigar na posição em que me derem chance. Na posição em que me derem oportunidade, eu vou tentar fazer o melhor.
01
CHELSEA

Nesta temporada, o Chelsea mudou de treinador, e chegou o José Mourinho. Como foi a recepção a ele?

Foi muito bom. Eu tive uma conversa com ele, assim que chegou. Ele vem confiando bastante no meu trabalho. Procuro, dentro de campo, fazer o que ele pede. Ele já gosta de mim faz um tempo. Disse que, em outros clubes, tinha tentando me levar. Mas a gente sabe como é o futebol, né? Hoje estamos juntos no Chelsea.
Ahmadi e Ramires Chelsea e Aston Villa (Foto: Getty Images)No combate: Ramires está atuando mais recuado nesta temporada pelo Chelsea (Foto: Getty Images)


O Mourinho tem aquela imagem de marrento, mas a maioria dos jogadores que trabalharam com ele teve uma boa relação. Você ficou surpreendido com o jeito dele?
Não, porque eu nunca comprei a imagem que passavam dele. A gente só pode falar da pessoa depois que a conhece, e todos os jogadores que jogaram com ele falaram muito bem. Não me surpreendi em momento algum. Ele é gente boa, amigo, conversa e brinca com todo mundo. Trata todo mundo igual, é totalmente o contrário do que a gente vê. Não tem essa coisa de marrento. Quando chega no jogo, todo mundo quer ganhar, isso é normal.
Em campo, o que mudou para você em relação à temporada passada com o Rafa Benítez?
Agora estamos jogando eu e Lampard como volantes. Eu chego mais à frente, mas às vezes acabo ficando um pouco mais atrás. Nós dois conversamos sempre dentro de campo, para ver quem está melhor dentro da área. Quando um vai, o outro fica, para dar uma segurança maior. Agora estou jogando muito mais pelo meio. Nos outros anos, eu jogava mais aberto.
E segue fazendo gols.
Eu tenho liberdade para ir à frente. Em momento algum o Mourinho fala que é para eu ficar como "camisa cinco". Só pede para a gente ter atenção. Já fiz três gols.
Ramires Chelsea (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)Ramires atende torcedora do Chelsea em evento (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa)
Esta é a sua melhor fase?
É difícil falar. Tive um bom momento quando a gente conquistou a Liga dos Campeões. Independentemente disso, procuro sempre fazer meu trabalho. O importante é jogar sempre em alto nível. Mas é claro que é bom começar de titular quando o clube muda de treinador.
Você já está há três anos no Chelsea, e conseguiu manter a regularidade numa liga em que poucos brasileiros conseguem se firmar. Qual é o segredo?
Trabalho. Ter os pés no chão, humildade, ouvir bastante... Sempre procuro fazer isso. Quando você chega num clube, num país diferente, tem que ouvir bastante os que estão há mais tempo no clube, trilhar o caminho deles. Se a pessoa está há tanto tempo no clube, é porque está fazendo algo bem.
E a adaptação a Londres? Já virou “inglês”?
(Risos) Estou bem adaptado. Só tenho de aprender bem o inglês, estou tendo aulas para melhorar e ficar mais tranquilo. É difícil, é uma outra cultura. E não tenho muito tempo, é difícil encaixar os horários. Estou fazendo o possível.
01
REAL MADRID

E pode ter de aprender espanhol também, né? Já há rumores de que você estaria na mira do Real Madrid. Chegou algo?

Para mim, não chegou nada. Só acompanhei através da imprensa, meu empresário também não falou nada. Talvez tenha sido especulação. Eu foco no meu trabalho, não dá para falar de uma coisa que você não sabe.
É bom saber que interessa ao Real?
Faz bem para o ego, é sinal de que em algum lugar gostam do seu trabalho. Eu fiquei muito feliz em saber isso, mas não soube nada do Chelsea, nem do empresário. Mas é o que eu falo: estou bem servido no Chelsea. Seria falta de respeito falar algo se o clube não veio falar comigo. Tenho contrato até 2017 e não penso em sair. Enquanto não tiver nada e eu estiver agradando ao clube... Sair, só se o clube realmente quiser. Fora isso, estou bem, estou adaptado.
Ramires apresentação Seleção Brasileira (Foto: Fabricio Marques)Volante não pensa em deixar o Chelsea (Foto: Fabricio Marques)