sexta-feira, 4 de outubro de 2013

'Conselheiro' de Bielsa, Maldonado diz que nem Guardiola daria certo no Brasil

Maldonado - Corinthians (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)


Em papo exclusivo com o LANCE!Net, o volante chileno do Corinthians revelou que o técnico argentino tirou dúvidas com ele antes de assinar com o Santos. Calendário foi criticado!

A fala mansa de Maldonado engana. Faz qualquer um se surpreender, principalmente pelo chileno
não medir palavras ao falar sobre o futebol brasileiro que o recebeu tão bem há pouco mais de 13 anos. A certeza é uma só: ele também quer mudanças!
Em entrevista concedida ao LANCE! e LANCE!Net, em um fim de tarde no CT Joaquim Grava, Maldonado, que tem passagens por São Paulo, Cruzeiro, Santos e Flamengo e atualmente compõe o elenco do Corinthians, bateu forte no calendário, falou das lesões e as motivações para ser campeão outras vezes e ainda revelou que aconselhou Marcelo Bielsa a não treinar o Santos. Segundo ele, nem Pep Guardiola conseguiria encarar a maratona de jogos... O momento do Timão, seleção chilena e até a possibilidade de renovar contrato no clube também foram assuntos.
Confira alguns trechos:
São 13 anos no futebol brasileiro. O nível piorou desde que você começou a jogar no São Paulo, em 2000?
Só piorou. Precisa mudar muita coisa. Nem os treinadores conseguem mais trabalhar. Você joga de três em três dias. O treinador monta um campinho e dá as ordens. Só isso. Quem trabalha é o departamento médico e físico. O treinador precisa de uma semana para colocar o que quer em prática. Na Europa eles trabalham. Mudam formações, trocam peças. Aqui no Brasil, os jogos ficaram lentos. A transição de bola é muito atrasada. Se tivermos menos jogos, vai melhorar.
Você é estrangeiro e deu certo aqui. Porque não acontece com os técnicos? Você trabalhou com Bielsa, que quase foi para o Santos...
E será difícil entrarem. Bielsa daria certo com outro calendário.
Chegou a falar com ele sobre essa possibilidade?
Quando ele estava para acertar com o Santos, me ligou para tirar dúvidas. Contei que o Santos revela muitos jovens, que o clube é organizado e que é uma cidade boa para morar. Ele chegou a me perguntar de jogador por jogador. Lateral, zagueiro, meias... Fui dando minha opinião. Aí chegou um momento em que ele me perguntou: “Você acha que eu daria certo aí no Brasil?”. Falei: “Vou ser sincero, Marcelo. Não daria”. Ele perguntou o porquê e eu disse: “Você não vai ter tempo para trabalhar. Aqui se joga de quarta e domingo, quarta e domingo... Quando trabalhamos na seleção, você tinha uma semana para treinar. Seus treinos são intensos, gosta de variar a parte tática, inventar coisas novas... Aqui, você não vai conseguir”.
E qual foi a reação dele? 
me falou que já tinha escutado isso. Seria legal tê-lo aqui, mas não adianta. Não vão ter paciência, vão mandar embora se não ganhar.
E o Guardiola? Daria certo? 
Acho que nem o Guardiola daria certo. Ele vai querer trabalhar o seu time, encaixar tudo da sua maneira. Quando vai fazer isso? É impossível! Falta perna também. Em seis meses, a gente já joga o que jogam em um ano na Europa. No segundo semestre o nível cai. Podem olhar os jogos.

Fonte; lance digital