sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Em Macaé, Vasco vence o Inter e sai da zona de rebaixamento

fonte;Gazeta Esportiva
Marcelo Sadio / CRVG

RIO DE JANEIRO - Depois de seis partidas sem vitória no Campeonato Brasileiro, o Vasco quebrou o jejum, ao derrotar o Internacional por 3 a 1, em jogo disputado, na noite desta quinta-feira, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. A vitória fez a equipe de São Januário chegar aos 28 pontos ganhos, subir para a 16ª posição e sair da zona de rebaixamento. O Inter sofreu a quarta derrota seguida na competição, segue com 34 pontos e caiu para a décima colocação.
O resultado aliviou a situação do técnico Dorival Júnior que estava ameaçado de perder o emprego, mas pode ter complicado a posição de Dunga, muito contestado pela torcida do Inter, em função da queda de produção da equipe. E o Inter repetiu a má atuação de outras partidas, cometendo muitos erros defensivos e falhando na finalização.
A partida foi disputada em Macaé em função de o Vasco estar cumprindo punição imposta pelo STJD por causa da briga de torcidas, no confronto diante do Corinthians, no Mané Garrincha, no Distrito Federal. Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Flamengo, no Mané Garrincha. O Internacional vai receber o Fluminense, no Centenário.
O jogo
Mesmo fora de casa, o Inter começou a partida no ataque. E antes do primeiro minuto, criou a primeira dificuldade para a defesa vascaína. Gabriel cruzou para a entrada de Caio, mas o zagueiro Jomar se antecipou e mandou para escanteio. Em situação difícil na tabela, as duas equipes iniciaram a partida buscando o ataque, o que tornou a partida muito movimentada.Aos cinco minutos, Kleber tabelou com Jorge Henrique e cruzou para a penetração de Caio, mas o goleiro Diogo Silva saiu com precisão e interceptou o lançamento.
Aos sete minutos, o goleiro do Vasco quase se complicou. Ao tentar rebater a bola, ele chutou em cima de Caio, mas a zaga conseguiu evitar a conclusão do atacante. No seu primeiro ataque organizado, aos nove minutos,o Vasco conseguiu a marcação do primeiro gol. Juninho Pernambucano lançou Marlone que cruzou para a penetração de Edmílson. O atacante cruz-maltino se antecipou ao zagueiro Índio e tocou para colocar nas redes de Muriel.
Ao sofrer o gol, a equipe gaúcha se desorientou no gramado e passou alguns minutos cometendo muitos erros, principalmente no ataque. Aos 18 minutos, D'Alessandro fez bom passe para Kleber que cruzou para Jorge Henrique desviar, de cabeça, para empatar a partida.
A igualdade motivou o Inter que, no minuto seguinte, criou uma boa chance para desempatar. Caio invadiu a grande área e bateu cruzado com grande perigo. No minuto seguinte, o atacante colorado voltou a aparecer ao cabecear cruzamento de D'Alessandro, mas a bola saiu. O Inter teve mais uma chance quando Jorge Henrique arriscou da intermediária e Diogo Silva fez grande defesa. O Inter passou a controlar as ações e o Vasco não conseguia mais se acertar em campo.
Aos 27 minutos, o meia Dakson que havia sido atingido por Willians, foi obrigado a deixar a partida e o técnico Dorival Júnior optou por colocar o atacante André em campo, alterando o esquema do time carioca que passou a atuar com três atacantes. Aos 34 minutos, o lateral Yotún cruzou para André, na grande área, mas o atacante não conseguiu dominar a bola que acabou nas mãos do goleiro Muriel.
O lance animou a equipe de São Januário que intensificou as ações ofensivas, buscando o gol de desempate. Aos 37 minutos, Muriel fez boa defesa em cobrança de falta executada por Juninho. E, no lance seguinte, Fagner cruzou para a cabeçada de André, mas cabeceia para fora.
Aos 39 minutos, o volante Willians errou a saída de bola e Pedro Ken colocou André em condições de marcar, mas o zagueiro Juan, de carrinho, salvou sua equipe e mandou a bola para escanteio. Aos 42 minutos, o Inter voltou a falhar na troca de passes nas imediações da sua área e o Vasco acabou aproveitando para desempatar. Ygor errou e a bola ficou com Marlone que serviu André e o atacante não perdoou, colocando a bola nas redes gaúchas.
O Internacional voltou para o segundo tempo com Forlán no lugar de Otávio. E a partida recomeçou em ritmo lento, com as duas equipes encontrando muita dificuldade para penetrar na campo de defesa do adversário.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos oito minutos. Forlán descobriu Jorge Henrique que bateu, de primeira, Diogo Silva se esticou e desviou para escanteio, evitando o gol de empate. O time dirigido por Dorival Júnior se defendia com segurança e buscava surpreender o Inter. E quase ampliou o marcador aos 14 minutos em chute de André que aproveitou mais um vacilo da defesa colorada, mas a bola passou perto do gol defendido por Muriel. No minuto seguinte foi a vez de Fagner arrancar, iludir a marcação e bater por cima do travessão.
O técnico Dunga decidiu tornar sua equipe mais ofensiva e colocou o atacante Leandro Damião na vaga do volante Ygor. Como o time gaúcho ficou frágil na marcação, Dunga decidiu recompor a defesa e trocou o atacante Caio pelo volante Airton.
No Vasco, Dorival Júnior tirou o desgastado Juninho Pernambucano e colocou o volante Sandro Silva. E a equipe carioca acabou marcando o terceiro gol, aos 29 minutos. O zagueiro Cris deu um chutão, André chegou antes da zaga adversária e tocou, de cabeça, para Willie invadir a área e chutar, sem chances para o goleiro Muriel. Um minuto depois, o Inter desperdiçou mais uma opórtunidade. Leandro Damião fez bom passe para Forlán que concluiu de forma equivocada.
O time carioca recuou para defender o resultado e o Inter partiu para o ataque, mas continuou desperdiçando oportunidades. Como aconteceu aos 42 minutos, quando Leandro Damião fez outro bom lançamento para Forlán e o uruguaio voltou a chutar errado. Nos minutos finais, o Vasco passou a tocar a bola para gastar o tempo e a torcida festejou com gritos de olé, que só foram interrompidos pelo apito final do árbitro.