terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Briga de egos atrasa o Palmeiras

Eleição da nova diretoria, que será realizada amanhã, enche o Palestra Itália de boatos e informações desencontradas sobre novas contratações e atrapalha

Felipe Seffrin - Correio Braziliense
São Paulo — O coro “ô, ô, ô, queremos jogador”, bradado pela torcida palmeirense após o empate sofrível por 0 x 0 com o Botafogo-SP, continua ecoando no alviverde, único grande que falhou na estreia do Campeonato Paulista e que trouxe apenas jogadores sem expressão como reforços. O problema é que o Palestra Itália se tornou uma verdadeira Torre de Babel devido à proximidade da eleição da nova diretoria, que acontece amanhã, entre três chapas.


Irritado com o caos administrativo, o técnico Luiz Felipe Scolari confidenciou a pessoas próximas que “está tudo uma bagunça” quando o assunto é contratação. Enquanto o bloco de Arnaldo Tirone, oposicionista e favorito, prefere anunciar contratações apenas amanhã, quando pretende assumir o leme alviverde, a atual diretoria espera anunciar contratações de impacto até hoje, na tentativa de encerrar com boas notícias uma gestão desastrosa.

Nos bastidores, circula a informação de que o alviverde pode anunciar hoje o volante Chico, ex-Atlético-PR; o atacante Rafael Moura, ex-Goiás (também pretendido pelo Cruzeiro); e um verdadeiro ídolo, cujo nome é mantido em sigilo absoluto, que assumiria a camisa 10 no lugar de Valdívia. “É uma contratação com apoio do Grupo Sonda, que bancaria os salários. É um jogador ‘hermano’, de 33 anos. Um craque de três nomes está bem perto”, revela um conselheiro palmeirense. Dois jogadores que se encaixariam nesse perfil, exceto pela idade, são os argentinos Juan Román Riquelme (32 anos), do Boca Junior, e Juan Sebastián Verón (35 anos), do Estudiantes, cujo interesse do Grupo Sonda não é de hoje, mas até o momento não passam de especulações.

Após as vaias e a pressão da torcida, o diretor de futebol, Wlademir Pescarmona, do grupo de Luiz Gonzaga Belluzzo, garantiu que bons jogadores chegariam até o meio desta semana, mas não se referiu a reforços estrangeiros. Seriam jogadores de “nível de Seleção Brasileira”. “Temos pelo menos mais uma ou duas contratações chegando. São jogadores que prometem muito, até para a Seleção Brasileira. Eles vão chegar para ser titular. Saio da diretoria, mas vou dar um presente para a torcida”, garantiu o cartola. A intenção da diretoria com o anuncio de novas contratações é amenizar a crise e evitar uma ampla manifestação da torcida organizada Mancha Verde prevista para amanhã, dia da eleição do novo conselho administrativo do clube.

DesuniãoA política de contratações é um exemplo da falta de comunicação entre os candidatos à eleição no Palmeiras. O atual diretor de futebol apoia Salvador Hugo Palaia e promete reforços de peso. Já Arnaldo Tirone anunciou que instalará a política do “bom e barato” até o alviverde equilibrar as suas finanças. A ala de Tirone negocia com o atacante Jô, ex-Corinthians, mas só pretende anunciar a contratação após a posse. No entanto, Jô teria a reprovação da atual diretoria, que não quer repetir a experiência de Ewerthon, ex-corintiano que não deu certo, e que corre para trazer um atacante o quanto antes para barrar a vinda do reforço dos adversários políticos.

Quem são os reforços alviverdes


Thiago HelenoNascimento: 17/9/88 – 22 anos
Local: Sete Lagoas-MG
Ficha: 1,85 m e 84 kg
Posição: Zagueiro
Clubes: Cruzeiro (2006-2010), Corinthians (2010) e Palmeiras
Em 2010: Liberado sem grandes dificuldades pelo Cruzeiro ao Corinthians no meio do ano, por indicação do técnico Adilson Batista, virou símbolo do período de sete jogos sem vitórias do alvinegro. Rescindiu com o Corinthians sem deixar saudades.

Adriano “Michael Jackson”Nascimento: 28/9/87 – 23 anos
Local: Valença-BA
Ficha: 1,70 m e 65 kg
Posição: Atacante
Clubes: Ceará (2007-2008), América-RJ (2009-2010), Fluminense (2010), Bahia (2010) e Palmeiras
Em 2010: Após sete jogos e nenhum gol pelo Flu no Carioca, foi emprestado ao Bahia, onde sagrou-se artilheiro do clube na Série B, com 15 gols. Sem espaço no campeão brasileiro após o término do empréstimo, foi liberado para o Palmeiras em troca que envolveu o volante Edinho.

CicinhoNascimento: 4/9/86 – 24 anos
Local: Jundiaí-SP
Ficha: 1,73 m e 63 kg
Posição: Lateral-direito
Clubes: Ituano-SP (2007), Oeste-SP (2008), Santo André (2008-2010) e Palmeiras
Em 2010: Seu auge foi a participação no grupo do Santo André que chegou à final do Campeonato Paulista e deu trabalho para o Santos. Os principais destaques do clube saíram (vide Bruno César para o Corinthians) e Cicinho participou da campanha que rebaixou o clube para a Série C.

João VitorNascimento: 1/6/88 – 22 anos
Local: Maceió-AL
Ficha: 1,77 m e 73 kg
Posição: Volante
Clubes: Marília-SP (2007-2009), Grêmio Prudente (2009-2010) e Palmeiras
Em 2010: Chegou às semifinais do Paulistão com o Prudente e depois foi titular na campanha do time rebaixado à Série B. Pelo Brasileirão, disputou 32 partidas, marcou dois gols e levou 10 cartões amarelos.

Chuva de boatosSão Paulo — O diretor de futebol Wlademir Pescarmona garantiu que o Palmeiras negocia com Alex, através do coordenador técnico Galeano, amigo pessoal do jogador que tem contrato com o Fenerbahçe até maio. O próprio Alex, no entanto, nega. “As notícias que colocaram meu nome relacionado a negociações com o futebol brasileiro são mentirosas. Em momento algum entrei em negociação com o futebol brasileiro até agora. Todos sabem que meu contrato termina dentro de alguns meses, mas isso não quer dizer que eu esteja negociando um possível retorno”, garante Alex, através de seu site pessoal.

Outros nomes que estariam cotados no Palestra Itália são os atacante Alecsandro, sem espaço no Internacional, e Farías, do Cruzeiro, que poderia ser envolvido em troca pelo lateral-direito Vítor. Na semana passada, Felipão elogiou os atacantes Max Pardalzinho (Vila Nova-GO) e Kelvin (Paraná), mas a direção afirma desconhecer os atletas. O meia Diego, ex-Santos, e o atacante Borges, do Grêmio, seriam sonhos de consumo, mas estão longe do clube. O empréstimo de Valdívia ao Fluminense, pedido por Muricy, foi recebido como piada. Uma possibilidade, remota, seria a troca do chileno pelo meia Deco, queridinho de Felipão. (FS)

Clássico por Maikon Leite
São Paulo — Como desgraça pouca é bobagem, o Palmeiras pode perder a sua principal contratação até agora nesta temporada. O atacante santista Maikon Leite, que marcou dois gols na estreia do Santos contra o Linense (4 x 1), assinou um pré-contrato com o alviverde, oficializando a sua transferência para o Palestra Itália em junho, quando acaba o seu vínculo com o Peixe. O problema é que o clube alvinegro faz questão de contar com o jogador de 22 anos que esteve emprestado ao Atlético-PR na última temporada.

“Há um histórico de atletas que tinham um pré-contrato e a situação foi revertida. Qual atleta não quer ganhar a Libertadores e depois jogar o Mundial? É uma carta na manga que nós temos”, garante o gerente de futebol santista, Nei Pandolfo.

Especula-se que Maikon Leite teria assinado o pré-contrato com o Palmeiras forçado pela Luppi, empresa detentora de 80% dos direitos do jogador. A Luppi entrou na justiça contra o Santos em 2010 alegando que o clube não cumpriu uma cláusula contratual ao empresar o atacante para o Furação sem consultá-la.

Alheio à discussão, o Palmeiras garante que não abrirá mão do jogador que chegaria para ser parceiro de Kleber. “Não existe possibilidade alguma de ele permanecer no Santos, a não ser que o clube pague a multa rescisória estipulada”, avisa o advogado alviverde, André Sica. “Caso o Santos insista em influenciar sobre a permanência do atleta, isso pode configurar aliciamento dentro do regulamento da Fifa e gerar punição ao time santista”, ameaça. (FS)