segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Valencia paga multa rescisória e tira atacante Jonas do Grêmio

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre
Nabor Goulart/Agência Freelancer
Jonas desafiou a torcida, foi vaiado e fez dois gols em seu último jogo pelo Grêmio

Jonas não é mais jogador do Grêmio. O clube convocou uma entrevista coletiva às pressas nesta segunda-feira para anunciar a negociação com o Valencia, da Espanha. Depois do atrito entre jogador e torcida na última sexta, durante jogo do Campeonato Gaúcho, o atleta foi liberado mediante ao pagamento de sua multa rescisória de 1 milhão e 250 mil euros.

"Lamentavelmente o jogador Jonas nos informou ontem à noite que está saindo do Grêmio e acertando uma transferência para o futebol espanhol. Entendemos que tínhamos que fazer essa comunicação formal. O Jonas passou por um processo de renovação no ano passado, em março onde acertou com o Grêmio ainda na gestão anterior, um reajuste salarial e um reajuste nos valores de direito de imagem e o pagamento de luvas em favor do atleta. Essa renovação determinou que o contrato fosse até dezembro de 2011, havia, portanto, uma extensão no contrato anterior. Em troca desta extensão houve uma alteração no valor da cláusula rescisória, o novo valor foi algo extremamente baixo para o mercado brasileiro e absurdamente baixo para o internacional. Tivemos conhecimento deste valor quando tomamos posse, começamos a tentar negociar com os representantes do jogador, mesmo longe da data limite, e tentamos mais de dois meses criar alternativas. O Grêmio e o jogador chegaram a entrar em um princípio de acordo, mas não aconteceu", disse Antônio Vicente Martins, vice de futebol gremista.
  • Marinho Saldanha/UOL Esporte "Tenho um sentimento de frustração como torcedor e apreensão como dirigente. O Grêmio precisa aprender em tudo isso. Não é uma crítica, mas uma constatação que temos que fazer. Não tenho dúvida que o Grêmio precisa focar estes aspectos", disse o vice de futebol do Grêmio, Antônio Vicente
Na sexta passada, contra o São José, o jogador marcou dois gols, mas foi vaiado e bateu de frente com os aficionados. Goleador do time nas duas últimas temporadas, 5º maior da história do clube e número 1 do Brasileirão de 2010, o camisa 7 não será inscrito na pré-Libertadores.

"O jogador vai se manifestar hoje à tarde. Não estamos perdendo para uma proposta do exterior, mas estamos perdendo porque fizemos e estabelecemos na gestão anterior uma cláusula de contrato extremamente baixa e não temos o que fazer. Qualquer clube que pague a cláusula, ele sai e rompe o contrato com o Grêmio", completou Martins.

Em 147 jogos pelo clube, o atacante fecha sua participação com 78 gols. Desde 2007 no Olímpico, Jonas nunca viveu lua de mel com os torcedores. Sob desconfiança frequente, o jogador foi pivô de três polêmicas.
A primeira ocorreu quando se sentiu desvalorizado pela direção no ano passado, reclamou publicamente e acabou renovando seu contrato. A segunda foi uma briga com o zagueiro Rodrigo - hoje no Internacional - depois de uma partida do Campeonato Brasileiro, e a última ocorrida na partida contra o São José, com vaias e bate-boca com a torcida.

"Ele optou por um desafio profissional, tentamos tudo, mas o clube se manteve irredutível e acabou a negociação", disse Vicente. "Não é uma crítica à gestão anterior, mas ao contrato. Temos que aprender. O Jonas teve um desempenho muito bom nos anos anteriores, mas não foi uma renovação que nós fizemos. Sei que vou ser criticado, mas o novo contrato não foi feito por mim", explicou o dirigente.
A discussão com a torcida não foi levada em conta, na avaliação dos diretores. "É evidente que a reação do Jonas foi de alguém que esteve sobre alta questão nervosa. Escolher seu futuro, mas estávamos quase cobrindo a proposta dos europeus. Ele teve uma reação despropositada, mas agora vocês podem entender isso. O que contribuiu para saída não foi isso, mas a cláusula no contrato", lida pelo vice de futebol gremista.
Ficam no elenco do Grêmio para o ataque: Borges, André Lima, Lins, Diego Clementino, Júnior Viçosa e Wesley. O time titular necessariamente precisará mudar para os primeiros jogos da pré-Libertadores, diante do Liverpool do Uruguai - o jogo de ida acontece nesta quarta-feira, na casa do adversário.
fonte: Uol esporte