sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Perto de estrear no futebol árabe, Ciel deseja vida nova: 'O passado morreu'

Aposta de Bonamigo, novo atacante do Al-Shabab quer deixar problemas de indisciplina para trás e deve fazer primeira partida pelo clube neste sábado

Por Lucas Loos Rio de Janeiro
 
ciel em treino do fluminenseCiel teve problemas de indisciplina quando atuou
pelo Fluminense (Foto: Photocamera)
Deixar o que passou para trás e recomeçar a carreira no futebol árabe. Esse é o maior desejo do atacante Ciel, que está perto de fazer sua estreia com a camisa do Al-Shabab, dos Emirados Árabes. Após ganhar as manchetes no Brasil por conta de problemas de indisciplina e excessos na vida noturna, o jogador, que vem de uma boa campanha pelo Asa na Série B do Brasileiro, foi contratado pelo clube asiático como uma aposta do treinador Paulo Bonamigo, ex-Botafogo, Atlético-MG e Coritiba, e já chegou disposto a começar uma vida nova no Oriente Médio.
  •  
Confio no fato de ele ter uma nova chance em um outro país, que restringe a bebida"
Bonamigo
- Eu vim para cá a fim de dar um tempo das coisas que acontecem no Brasil. Graças a Deus estou tendo a oportunidade de ter uma vida nova. Não quero pensar em nada do passado. Para mim, o passado morreu. Meu irmão e o Bonamigo estão me dando suporte aqui. Espero agora poder dar alegria para todos que confiaram pra mim - disse o atacante, com passagens por Fluminense e Ceará.
Ciel chega ao Al-Shabab para substituir um companheiro lesionado. Além disso, a passagem pode ser vista mais como um período de testes, já que o contrato do jogador vai apenas até o meio do ano. E, após um mês só treinando em solo asiático, período em que aguardava ter a documentação regularizada, o atacante está próximo de realizar a sua estreia pela equipe, o que deve ocorrer já neste sábado, no jogo contra o Ittihad Kalba, pela fase de grupos da Copa dos Emirados.

Essa aposta, no entanto, foi bancada pelo técnico Paulo Bonamigo, que está há pouco mais de um ano na terra dos petrodólares, após comandar o Bahia. Ciente dos problemas fora das quatro linhas que o jogador teve, o treinador resolveu abrir o jogo com a diretoria do Al-Shabab e deu uma chance a Ciel no Oriente Médio, onde a vida noturna é bem diferente da existente no Brasil.
Paulo Bonamigo, técnico do Al-ShababPaulo Bonamigo está à frente do Al-Shabab, dos
Emirados Árabes (Foto: Diário de São Paulo)
- Eu fui muito claro com a diretoria sobre os problemas fora de campo dele. Mas é um jogador que vale a pena arriscar. Confio na capacidade dele de ter uma nova oportunidade em um outro país, que restringe a bebida. Mas confio acima de tudo no ser humano Ciel - disse Bonamigo.
Dentro de campo, Bonamigo acha que seu novo reforço poderá se encaixar muito bem ao lado do outro brasileiro do elenco, o artilheiro do time Julio César, ex-Atlético-PR. Após enfrentar o atacante no futebol cearense, o treinador viu algumas imagens, através de vídeos, das exibições do jogador na última Série B, quando Ciel brilhou pelo Asa, e decidiu apostar no atleta, que se enquadra na realidade financeira do clube.

- Eu acredito que ele vai entrar em um momento bom da equipe. Tenho muita segurança e posso afirmar que ele vai se sair bem no futebol daqui, que valoriza atletas como ele: rápido, com técnica e finalizador - acrescentou o comandante.

Aulas de inglês para ajudar na adaptação

Disposto a mostrar seu valor para poder prolongar o vínculo inicial de seis meses, Ciel ainda está em processo de adaptação ao novo país. Já acostumado com a culinária local, o jogador ainda tem problemas de comunicação com os novos companheiros e, para solucionar a falta de diálogo, vai começar a ter aulas de inglês. Como a língua é falada em boa parte do país árabe, o atacante só espera que a professora esteja disponível para começar as lições.
Ciel gol ASAAntes de se transferir para o futebol árabe, Ciel se destacou pelo ASA na última Série B (Foto: Ag. Estado)
Outros hábitos também assustaram Ciel. Os treinos que invadem a noite, por exemplo, por conta do forte calor que atinge o Oriente Médio nesta época do ano, são normais para jogadores e treinadores nos Emirados Árabes, embora o brasileiro ainda sofra um pouco para se acostumar. Para isso, uma nova rotina é fundamental.
- Aqui é tudo muito diferente. O treino, por exemplo, só termina às nove horas da noite. É muito difícil para se adaptar. Quando as pessoas estão se preparando para ir dormir no Brasil, eu já estou acordando aqui. Mas já estou me adaptando, acordando cedo e dormindo cedo. É só a pessoa ter um pouco de vontade que dá certo - disse Ciel.
A aposta está feita. Ciel chegou ao futebol dos Emirados Árabes como trunfo de Bonamigo para deslanchar no país asiático. O atacante está disposto a mostrar seu valor e prolongar seu contrato de seis meses. O resultado da jornada do jogador cearense na terra das mil e uma noites será revelado no meio do ano.