sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O eldorado ucraniano

Por: Gilmar Ferreira
O FC Dnipro, terceira força do futebol ucraniano e que acaba de pagar 12 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) pelos direitos do meia-atacante Giuliano, do Internacional, quer desbancar o hoje todo poderoso Shaktar Donetsk, líder do futebol da Ucrânia.
Atualmente, o Shaktar divide com o Dinamo Kiev a hegemonia do país, com quatro títulos nacionais para cada um depois da separação da União Soviética, em 2002 _ mas tem feito ultimamente grandes investimentos em jovens promessas brasileiras.
Por lá atuam os brasileiros como gratas revelações como William (ex-Corinthians), Douglas Costa (ex-Grêmio), Luiz Adriano (ex-Inter) e Alex Teixeira (ex-Vasco), jovens que se juntaram aos já calejados Jádson e Fernandinho (ex-Atlético Paranaense).
No Dínano, jogam os conterrâneos Danilo Silva (ex-São Paulo), Betão (ex-Corinthians), Leandro Almeida (ex-Atlético-MG), Gerson Magrão (ex-Flamrngo), André (ex-Santos) e Guilherme (ex-Cruzeiro).
Isso quer dizer o seguinte: o Dnipro vai investir em mais jogadores brasileiros do naipe do talentoso meia _ hoje, o único brazuca é o zagueiro Alcides, ex-Santos, com passagens pela seleção brasileira sub 20.
E só para se ter uma ideia do que move estes jogadores rumo a esta aventura em terras tão geladas, o Shaktar pagou recente cerca de 300 mil dólares por ter passado de fase na Liga Europa.
Quem tiver jovens talentosos que se cuide...

Fonte. extra.globo.com