terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Candidatura de dez países asiáticos pode tentar receber a Copa de 2030

Presidente da Associação de Futebol de Cingapura indica a proposta conjunta

Por GLOBOESPORTE.COM Cingapura
 
A experiência pioneira da Fifa de levar a Copa do Mundo para países como Rússia e Qatar nas edições de 2018 e 2022, respectivamente, já motiva outros locais com pouca tradição no futebol. Ciente da nova política da entidade, que é levar o esporte até novos mercados, o presidente da Associação de Futebol de Cingapura, Zainudin Nordin, revelou que existe a chance de que um grupo de dez países asiáticos, incluindo sua entidade, se candidate para receber o Mundial de 2030.
- É possível para a ASEAN organizar em conjunto o evento daqui a 20 anos e atender as normas do futebol, por conta dos ousados programas para o desenvolvimento nas categorias de base dos países membros - disse Nordin.
A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é composta por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Para Nordin, organizar um evento do porte de uma Copa do Mundo poderia juntar as nações.
- Uma candidatura conjunta dos países que compões a da ASEAN aumentaria o perfil internacional da região e ainda uniria os cidadãos dos países membros - acrescentou.
Em 2007, quatro desses países (Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã) sediaram em conjunto a Copa da Ásia, que está sendo disputada atualmente no Qatar. A Indonésia, inclusive, chegou a se inscrever como uma possível candidata a receber a Copa de 2022, mas desistiu antes da decisão final da Fifa.