domingo, 27 de fevereiro de 2011

Alemão: Brasileiro vai bem e faz sucesso na vaga de holandês

Luiz Gustavo tem mostrado qualidades também na parte ofensiva
Maceió, AL, 26 (AFI) - Prestes a completar um mês do rompimento do contrato do volante holandês Mark van Bommel, o Bayern de Monique já não sente mais falta do atleta. Recém-contratado, o volante Luiz Gustavo, ex-Corinthians-AL, deu uma nova dinâmica ao meio campo do Bayern ao jogar na antiga posição Van Bommel, à frente dos zagueiros, na vitória da equipe sobre a Inter de Milão, duelo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, na Itália.
O ex-corintiano Luiz Gustavo precisou de poucos minutos para mostrar que é dono de uma técnica semelhante à de Vam Bommel de roubar bolas com carrinhos sem fazer faltas. Durante o confronto, em duas ocasiões o volante desarmou o meia Wesley Sneijder, em duas jogadas deixando o meia holandês extremamente irritado pela forte marcação.
Força no ataque
Luiz Gustavo, que normalmente joga como lateral esquerdo, mostrou que ainda tinha muito mais a oferecer do que apenas a marcação. O brasileiro teve duas boas oportunidades de gol nos primeiros minutos do duelo, e sua saída de bola foi superior a de Van Bommel. Luiz Gustavo só não representa ainda a mesma liderança em campo que o ex-capitão.
"Claro que foi uma estreia muito boa para ele na Liga dos Campeões", disse o técnico do Bayern Louis van Gaal ¿ um dos poucos técnicos no futebol atual que comenta atuações individuais de jogadores ¿ após a partida.
Van Bommel, que passou quatro anos e meio no Bayern e foi o primeiro capitão que não é alemão do time, foi negociado com o Milan em janeiro. Muitos apostavam que o clube teria problemas em preencher o espaço aberto pela saída do holandês, mas Luiz Gustavo pode ser a
solução.
Disposto a brilhar
O brasileiro, 23 anos, foi contratado há menos de um mês do rival alemão Hoffenheim, afirmando que estava pronto para tudo e que preferia jogar no meio campo em vez da lateral.
Luiz Gustavo é mais um entre muitos brasileiros que vão tentar a sorte na Europa sem praticamente ter jogado no Brasil. Nascido em Pindamonhangaba (SP), ele jogou por dois times de Maceió antes de ser contratado pelo Hoffenheim, em 2007.
Ele já afirmou em uma entrevista que consideraria tornar-se cidadão alemão se tiver a oportunidade.
"Eu admiro a disciplina, a pontualidade e o modo como as pessoas se comportam com honestidade", disse ele logo após a transferência para o Bayern. "Se você acerta alguma coisa com alguém aqui, isso é honrado, seja um convite para jantar ou um contrato. Infelizmente no Brasil não é assim".