quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Santa goleia e vai encarar o São Paulo na próxima fase

Do JC Online
Um time era fraco, inclusive a partir do goleiro. O outro, bem treinado e consciente do que queria. O primeiro era o Corinhtians. O segundo o Santa Cruz, time que não jogou fora sua chance e definiu a classificação antecipada para a segunda fase da Copa do Brasil ao golear por 4x1. O jogo foi realizado na noite desta quarta-feira (23), no Marizão. Na próxima etapa, a equipe pernambucana encara o São Paulo.

Nem bem a bola começou a rolar e o tricolor já partia para cima. Gilberto tentou pelo lado direito mas foi desarmado na hora da finalização. Passado o susto inicial, o jogo começou a se configurar totalmente em favor do Santa Cruz. Por isso o primeiro gol foi quase um acidente. Num cochilo do miolo da defesa coral, Somália saiu da área e lançou Júnior Juazeiro.

Ele entrou na área e tocou com categoria na saída de Diego Lima. Aos dez minutos, o placar estava 1x0. A partir daí o Santa tomou as rédeas da partida e encontrou um bom caminho pelas duas laterais. E por falar em laterais, o técnico Zé Teodoro promoveu uma mudança tática ao colocar Memo no lado direito e deslocar Cléber Goiano para o meio.

E o efeito não tardou. Aos 12, Gilberto caiu pela esquerda e cruzou na cabeça de Cléber Goiano. A bola passou raspando a trave direita. Aos 19, a casa potiguar cedeu. Numa falta pelo lado esquerdo, quase no bico da área, Alexandre Silva bateu com perfeição. A bola fez uma curva e entrou no ângulo direito.

O tricolor poderia ter virado apenas três minutos depois, tamanha a fragilidade da defesa adversária. Num cruzamento da esquerda, Mário Lúcio apareceu livre na marca do pênalti para completar de primeira. A bola só não entrou porque foi em cima do goleiro Mauro, que precisou defender em dois tempos.

A justiça foi feita aos 37, novamente originada pela bola parada. Em outra falta pelo lado esquerdo, a bola ficou pererecando na área até Cléber Goiano chutar rasteiro. Ela ainda desviou em Júlio antes de entrar. O novo posicionamento de Cléber estava tão acertado que ele marcou o terceiro como um típico centroavante. Gilberto bateu falta e o goleiro largou nos pés de Goiano. O único trabalho foi empurrar para as redes.

O Corinthians-RN veio para o segundo tempo diferente. Renatinho entrou no lugar de Marquinhos. Já o Santa ficou na mesma. E essa "mesma" tranduziu-se na superioridade vista na etapa inicial. Logo aos 20 segundos, Landú foi à linha de fundo e cruzou para trás. O goleiro Mauro se atrapalhou com a zaga e a bola sobrou para Gilberto dar o placar de goleada: 4x1.

Com um gol de "sobra", já que bastavam três de diferença, o Santa passou a administrar melhor a partida. Mas nem por isso abriu mão de marcar mais gols, principalmente o atacante Landú, ainda em seu calvário em busca do primeiro. Aos 15 minutos ele teve uma das melhores oportunidades do jogo. Foi lançado em velocidade por Weslley, entrou na área e na hora de finalizar, foi desarmado por Roquette.

Apenas três minutos depois foi a vez de Weslley desperdiçar o seu. Ele chutou rasteiro e a bola passou raspando a trave esquerda. Depois de muito tempo apenas tentando e não conseguindo, o Corinthians chegou na área tricolor. Aos 24 minutos, Renatinho cruzou e Júlio cabeceou para fora.

De forma desordenada, o Corinthians tentava atacar. Mas a emenda saía pior que o soneto. Além de parar na marcação do Santa, não conseguia recompor em tempo de evitar o contra-ataque. Dessa forma, quase toda descida do time pernambucano configurava-se em iminência de gol. Depois das chances desperdiçadas por Landú e Weslley, o camisa 11 (Landú) escreveu mais um capítulo de sua agonia. Aos 30, Weslley cruzou da direita mas Magno conseguiu ser mais rápido e chegou antes do atacante tricolor que só tinha o goleiro para superar.

Somente nos últimos dez minutos, o Corinthians mostrou algum sopro de ambição. Aos 34 e 35 minutos, Magno testou Diego Lima em cobrança de falta e chute de fora da área, respectivamente. Em ambos os testes, o goleiro coral saiu-se com louvor.
CRAQUE - Os dois gols marcados não deixaram dúvida para os internautas do JC Online. O volante Cléber Goiano foi escolhido o craque do jogo com 58% dos votos. Bem à frente do segundo colocado, o atacante do Corinthians Júnior Juazeiro. Ele teve 17% das indicações. Outro tricolor, Thiago Mathias, foi o terceiro com 8%.

Ficha do jogo:

Corinthians-RN: Mauro; Magno, Júlio, Roquette (Wellington) e Índio; Diego Borges, Juassis, Josiclei e Marquinhos (Renatinho); Júnior Juazeiro e Somália. Técnico: Hugo Sales.

Santa Cruz: Diego Lima; Cléber Goiano, Leandro Souza (André Oliveira), Thiago Matias e Alexandre Silva (Marquinhos); Jeovânio (Nattan), Memo, Weslley e Marcos Vinícius; Landú e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Marizão. Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE). Assistentes: Armando Lopes de Souza e Marcione Mardonio da Silva Ribeiro (CE). Gols: Júnior Juazeiro, aos dez; Alexandre Silva, aos 19; e Cléber Goiano, aos 37 e 43 do primeiro. Gilberto, aos 20 segundos do segundo. Cartões amarelos: Josiclei, Júnior Juazeiro, Júlio, Juassis, Nattan, Thiago Mathias, Cléber Goiano, Mário Lúcio e Leandro Souza.