terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Herói do Sport tranquiliza torcida e diz que contusão não foi grave


 . Foto: W. Correia Neto/Futura Press Após assumir a meta do Sport, Carlinhos Bala comemora vitória heróica no Pernambucano
Foto: W. Correia Neto/Futura Press

Eduardo Amorim
Direto do Recife
Reserva de Magrão no Sport Recife, o goleiro Saulo fez sua primeira partida em 2011 ontem e salvou sua equipe de mais um decepcionante resultado ao marcar o gol da vitória rubro-negra contra a esforçada equipe da Acadêmica Vitória, aos 45min do segundo tempo. Na comemoração, o prata da casa torceu o joelho direito e saiu de campo chorando. Ao sair da Ilha do Retiro, logo após o jogo, o jogador fez questão de ligar para sua família para tranquilizar a todos sobre a sua contusão.
"Não foi nada não, graças a Deus meu joelho está bem", afirmou, falando com sua mãe ao telefone. Humilde, ele fez questão de dar crédito ao treinador pelo lance da vitória. "O Geninho disse 'pode ir, vai' e eu corri. Esperei a bola no segundo pau e cabeceei com os olhos abertos".
Representantes da equipe médica do Sport afirmam que o goleiro provavelmente sofreu uma torção no joelho direito. Mas o atleta será levado ainda hoje para fazer os exames necessários. Antes da declaração, radialistas pernambucanos chegaram a afirmar que Saulo poderia ficar afastado dos gramados por até seis meses.
No lance da vitória, o goleiro cabeceou de cima para baixo a bola que desempatou a partida. O jogo que encerrou a sétima rodada do Campeonato Pernambucano e colocou o Sport a apenas três pontos da zona de classificação para o quadrangular decisivo. Depois da contusão de Saulo, o baixinho Carlinhos Bala, 1,65 m, ainda foi obrigado a jogar como goleiro pela primeira vez em sua vida. Ele já jogou como meia, atacante, volante, lateral e agora teve mais essa experiência. Brincalhão e experiente, o atleta lembrou que costuma atuar nessa posição nos recreativos que antecedem partidas importantes.
O treinador Geninho comemorou a vitória suada do Sport. "Uma vitória como essas tira toda a 'inhaca'. Eu tinha cinco jogadores com características ofensivas no fim do jogo. O time não estava organizado, mas com muita vontade e sacrifício acabou saindo o gol de Saulo. Mas, de repente, um jogo assim onde você não joga bem, está sendo vaiado e de repente consegue sair com a vitória pode mudar tudo", disse. Ele admitiu que o time correu um risco grande, porque não havia defensor posicionado próximo à barra para interceptar um contra-ataque caso o gol não saísse no último minuto da partida.
Destaque da rodada do Campeonato Pernambucano, Saulo Araújo Fontes nasceu em 2 de Abril de 1989 e foi revelado nas categorias de base do Sport Recife. Até ontem, seu jogo de maior destaque havia sido a semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20 de 2008, contra o Náutico (na final o seu time foi derrotado). Em 2009, o goleiro foi convocado para a Seleção Brasileira, mas não chegou a participar de nenhuma partida como titular no Campeonato Mundial de Futebol Sub-20. Esse torneio revelou o atacante Ciro, que voltou ao time do Sport nesta segunda-feira e foi um dos destaques do jogo ao lado do goleiro e do lateral direito Thiaguinho, autor do primeiro gol do time da Ilha do Retiro na partida.
Em 2010, Saulo estreou pela equipe profissional do Sport no Campeonato Pernambucano. Ano passado, ele jogou cinco partidas substituindo Magrão. Suas atuações agradaram a torcida, que por conta dos seus 1,98m passou a chamar o goleiro de "Avatar", em alusão ao personagem do filme de mesmo nome. O gol contra a Acadêmica Vitória foi o primeiro da carreira do atleta.
Questionado sobre a possível saída de Geninho do cargo de treinador do Sport, o diretor rubro-negro Severino Otavio (Branquinho) comemorou: "Saulo salvou todo mundo, inclusive o Sport". Apesar da má fase da equipe, que mesmo com a vitória ocupa apenas a sexta colocação no Pernambucano, 22.643 torcedores acompanharam a partida na Ilha do Retiro e a renda foi de R$152.480,00.
"Eu sempre vou esperar uma dificuldade muito maior para enfrentar o líder", disse Geninho, sobre a próxima partida do Sport, contra o Central de Caruaru. O terceiro goleiro do Sport, Gustavo, deve ser titular na partida do meio da semana e possivelmente no clássico contra o Santa Cruz, no próximo domingo, caso Saulo não consiga se recuperar da lesão no joelho e Magrão continue sentindo problemas musculares. O pentacampeão pernambucano ocupa agora a sexta colocação com 11 pontos, mesma pontuação do Petrolina, que tem melhor saldo de gols.
O Campeonato Pernambucano será decidido em quadrangular, pelos quatro primeiros colocados na fase de pontos. Após sete rodadas, o Central lidera com 19 pontos e é o único time invicto. Também estariam classificados para a fase final Santa Cruz, Porto (de Caruaru) e o Náutico, com 18, 15 e 14 pontos, respectivamente. A Acadêmica Vitória soma quatro pontos até agora e está na frente apenas do Ypiranga e do lanterna América.