quinta-feira, 24 de março de 2011

Náutico não desperdiça chances e goleia Salgueiro por 5x1


Fotos: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Com o melhor ataque da Campeonato Pernambucano, o Náutico não se intimidou ao enfrentar o Salgueiro, que apresentava a melhor defesa da competição. O resultado foi uma goleada de 5 x 1 do Timbu dentro de casa, na noite desta quarta-feira. Apesar do ótimo placar, o Náutico permanece em 2º lugar na tabela, já que o Santa Cruz também venceu o América. O Salgueiro, por sua vez, foi ultrapassado pelo Petrolina na tabela, caindo para 7ª posição.
A eficiência dos meias e dos atacantes alvirrubros garantiu o bom aproveitamento das chances de gol. Assim, Bruno Meneghel, que vinha sendo criticado por um baixo rendimento, marcou dois tentos pelo time, assim como Ricardo Xavier, que agora divide com Paulista a artilharia do campeonato, com nove gols. Quem fechou a vitória do Náutico foi Deyvid Sacconi, marcando seu primeiro gol na competição. O único gol do Carcará veio pelos pés de Eridon, em lance questionado pelos jogadores alvirrubros.

A partida começou com o Salgueiro mostrando que, ao contrário do que vinha fazendo, não iria apostar na retranca para enfrentar o vice-líder do campeonato. Já aos 2 minutos, uma boa jogada de Clebson pela direita deu o primeiro susto no goleiro Douglas, que defendeu bem. Nos instantes seguintes, o Carcará continuou pressionando a zaga do Timbu, sempre com Clebson nas jogadas. Aos 6 minutos, mais um grande susto: Clebson tentou driblar sozinho Douglas, mas o goleiro alvirrubro partiu para cima e terminou ficando com a bola.

Aos 13, o jogo começou a virar para o Náutico, quando Sacconi foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Bruno Meneghel foi para a cobrança e acertou um belo chute no canto esquerdo do gol, enquanto Marcelo caiu para a direita. O primeiro tento alvirrubro não desestabilizou a equipe sertaneja, mas deu mais confiança ao time da casa. Tanto que, aos 22 minutos, Eduardo Ramos bateu uma bomba de fora da área bem no meio do gol adversário. Marcelo fez o rebote, quase perdeu o controle da bola, mas conseguiu defender.

O segundo gol veio do artilheiro Ricardo Xavier, que invadiu a área livre de marcação e, aproveitando cruzamento da esquerda, mandou a bola, de cabeça, para o canto esquerdo do gol do Salgueiro.

Ainda sem desanimar, o Salgueiro continuou apostando na ofensividade e se aproveitando das brechas deixadas pela defesa alvirrubra. Aos 36 foi a vez de Fagner procurar diminuir o placar. O jogador tentou cruzar na entrada da área, mas Douglas salvou duas vezes seguidas.
Para o segundo tempo, as equipes voltaram com o mesmo ritmo e mesma postura. Depois de muito pressionar a defesa do time visitante, os alvirrubros acertam aos 11 minutos, com mais um tento de Meneghel. O atacante avançou sozinho no ataque, ficou de cara com o goleiro Marcelo e mandou a bola para o canto esquerdo do gol.

Apenas 2 minutos depois, Xavier voltou a marcar pelo time da casa. Aproveitando o lançamento de Bruno Meneghel, que havia ficado preso na marcação, Xavier matou a bola no peito e mandou de pé esquerdo para o canto do gol adversário, fazendo a festa da torcida alvirrubra.
Ricardo Xavier executa o chute no ar para ampliar a vantagem alvirrubra.
Após acertar as redes, o artilheiro do Náutico comemora
O quinto gol só apareceu aos 22 do segundo tempo, quando Deyvid cruzou uma bola que desviou no zagueiro e entrou.

Já aos 31 minutos, o Salgueiro finalmente acertou no setor ofensivo e diminuiu a vantagem do Timbu com gol de Eridon.

CRAQUE DA PARTIDA - O artilheiro do Campeonato, Ricardo Xavier, também ocupou a liderança na votação dos internautas do Portal NE10 para craque do jogo, com 54% dos votos. Em segundo lugar, vem Bruno Meneghel, com 13%, seguido de Eduardo Ramos, que foi escolhido por 8% dos internautas.

FICHA DO JOGO

Náutico: Douglas, Heffner, Wescley, Jorge Fellipe e Aírton; Everton, Derley, Eduardo Ramos (Elton) e Sacconi (Rodolfo Potiguar), Meneghel (Rogério) e Xavier.

Salgueiro: Marcelo; Rogério (Alemão), Eridon, Henrique e Piauí (Lismar); Josa, Pio, Edu Chiquita e Clebson; Fagner e Hugo Henrique (Mazinho).

Local: Aflitos. Árbitro: Ricardo Tavares. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Aldir Pereira. Gols: Bruno Meneghel(2) e Ricardo Xavier(2), Deyvid Sacconi e Eridon. Cartões amarelos: Henrique, Pio, Lismar, Aírton, Josa e Rodolfo Potiguar. Público: 13.410 Renda: R$ 53.640.