domingo, 27 de março de 2011

Náutico não encontra dificuldade para vencer o Ypiranga por 3x0


Foto: Guga Matos/JC Imagem
Jogando com inteligência e aproveitando bem a fragilidade do adversário, principalmente no primeiro tempo, o Náutico venceu o Ypiranga sem dificuldade por 3x0 neste domingo (27), em Santa Cruz do Capibaribe. O resultado foi construído com um bom volume de jogo no primeiro tempo e equilíbrio defensivo na etapa final.

O Náutico manteve-se fiel ao seu estilo de iniciar os jogos procurando marcar o adversário em seu campo defensivo. E deu certo, ainda mais porque o miolo da defesa do Ypiranga apresentava quase tantos buracos quanto o gramado do Otávio Limeira. Assim, aos cinco minutos, Éverton marcou o primeiro. Aírton bateu escanteio e o volante apareceu completamente livre para cabecear forte, sem chance para Geday.

Sem dar chance para o adversário respirar, o timbu manteve-se no campo ofensivo e não demorou para marcar o segundo. Aos 13, Aírton estava na intermediária, pelo lado esquerdo, e fez lançamento longo. Derley recebeu já dentro da área, pelo lado direito e, de primeira, soltou uma bomba rasteira. Quando Geday atirou-se a bola já havia passado.

O Ypiranga só conseguiu sair para o jogo depois dos 25 minutos, mas a dupla Wescley e Jorge Fellipe não deu muitos vacilos. A melhor chance aconteceu aos 42. Novito fez boa jogada pela lateral direita e foi à linha de fundo. Cruzou para Jair, somente com o goleiro à frente, completar de joelho, por cima.

Veio o segundo tempo e o técnico Roberto Fernandes sabia que seu time não precisava de correria para administrar o resultado. Por isso, o timbu marcou mais no meio de campo e o Ypiranga exerceu o que se costuma chamar de falso domínio: teve mais posse de bola, mas não conseguia finalizar. E quando o fazia não levava grande perigo para Douglas.

Na verdade, o time da casa abusou das jogadas aéreas e lançamentos longos. Mesmo assim, os primeiros lances de perigo saíram dos pés dos alvirrubros. Aos seis, Ricardo Xavier arriscou jogada individual e mandou para fora. Dois minutos depois, Eduardo Ramos lançou Bruno Meneghel. O baixinho tentou de bico mas a bola foi em cima de Geday, que saiu bem da meta.

Depois disso, a Máquina de Costura teve mais a bola em seu poder. Porém as finalizações não surtiam grande efeito. Aos 24, Ila, que entrara há pouco, avançou pela direita mas o chute foi para fora. Quatro minutos depois, Willian não perdoou. Recebeu do lado esquerdo da meia-lua e bateu rasteiro. A força parecia que não estava com Geday, já que ele meteu a mão na bola, mas mesmo assim ela passou.

Depois do gol, o jogo ficou até certo ponto monótono. Os dois times não conseguiam concluir as jogadas e deram mostras de que o placar não mais se mexeria. O que acabou acontecendo.

CRAQUE - Apesar de não ter feito gol, o meia Eduardo Ramos foi eleito o craque da partida pelos internautas do JC Online com 26% dos votos. O meia Diego, do Ypiranga; e o lateral-esquerdo Aírton, do Náutico, terminaram empatados na segunda posição com 16% cada um.

Ficha do jogo:

Ypiranga: Geday; Novito, Diguinho, Sidney e Marcelo Piauí; Adelmo, Jair, Dinho Souza e Diego; Fabrício Ceará e Gil. Técnico: Levi Gomes.

Náutico: Douglas; Rodrigo Heffner, Wescley, Jorge Fellipe e Aírton; Éverton, Derley, Hélton (Willian) e Eduardo Ramos (Elicarlos); Bruno Meneghel (Rogério) e Ricardo Xavier. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Otávio Limeira (Santa Cruz do Capibaribe). Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Pedro Wanderley. Gols: Éverton, aos cinco; Derley, aos 13 do primeiro tempo. Willian, aos 28 do segundo. Cartão amarelo: Sidney.