sábado, 26 de março de 2011

Com ataque olímpico, Brasil encara a Escócia na cidade dos Jogos de 2012

Leandro Damião e Neymar têm a missão de marcar os gols da equipe no jogo deste domingo, contra a Escócia, no Emirates Stadium, em Londres

Por Márcio Iannacca Direto de Londres
Um dos responsáveis por colocar a Seleção Brasileira nas Olimpíadas, o atacante Neymar é a referência do ataque da equipe comandada por Mano Menezes no confronto diante da Escócia, neste domingo, às 10h (de Brasília), no Emirates Stadium. Ao lado de Leandro Damião, que estreia com a amarelinha, o jogador, que é fruto da renovação implantada pela comissão técnica, vai pisar pela primeira vez em um gramado inglês, palco dos Jogos de 2012. E é justamente da dupla de ataque que o comandante precisa para acabar com a sequência de derrotas do time canarinho. Acompanhe a partida ao vivo pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Neymar Mano Menezes treino Seleção (Foto: Mowa Press)Mano Menezes orienta Neymar durante o treino da Seleção Brasileira em Londres (Foto: Mowa Press)
Antes do confronto em Londres, a Seleção Brasileira já havia enfrentado a Argentina, em Doha, no Qatar, e a França, no mês passado, em Paris. Em ambos os jogos, derrotas por 1 a 0. Diante da Escócia, a equipe terá a oportunidade de recuperar a autoestima para a sequência de amistosos e a Copa América, em julho, na Argentina. Para Mano, questionado pelos escoceses se não corria o risco de perder o emprego em caso de tropeço neste domingo, o time tem condição de mostrar um bom futebol.
- Não sou muito apegado a emprego. Sou técnico de futebol e gosto que o trabalho que executo apresente confiança para os jogadores que estou dirigindo e uma evolução ao passar do tempo. Temos uma noção boa do que está acontecendo e o time tem condição de mostrar um bom futebol e vencer a partida. Os técnicos vivem de uma teoria do futebol, que é defendida pelos jogadores em campo. O comandante só se afirma em um trabalho com resultados positivos. Essa é a minha única preocupação (voltar a vencer) - analisou Mano.
Não sou apegado a emprego"
Mano Menezes, após questão levantada por jornalista escocês
Mas do grupo convocado por Mano, não são apenas Neymar e Leandro Damião que têm idade olímpica. O volante Sandro, do Tottenham, e o apoiador Lucas, do São Paulo, também podem ser chamados para a disputa das Olimpíadas. A tendência é que os dois tenham uma oportunidade no confronto diante da Escócia.
Outro dado importante é que a partida será a última para as observações do treinador visando a disputa da Copa América, em julho, na Argentina. Mano avisou que a lista para os amistosos em junho, contra a Holanda, no dia 4, em Goiânia, e Romênia, no dia 7, em São Paulo, já será uma prévia de quem disputará o torneio continental.
- Até pela proximidade do amistoso com a Holanda, no dia 4 de junho, e com a Romênia, no dia 7, nós vamos oficializar o grupo entre os amistosos, que é a data-limite. O grupo de jogadores que vai estar nesses dois próximos amistosos, com raríssimas exceções, vai estar na Copa América da Argentina - revelou o comandante.
Pato, Nilmar e Marcelo desfalcam a Seleção em Londres
Confesso que fico decepcionado porque eu queria vê-lo (Marcelo) em campo"
Mano Menezes
Não foi fácil para Mano armar a equipe brasileira. Antes mesmo da apresentação do grupo em Londres, ele já havia perdido dois dos seus principais atacantes. Nilmar, com um problema muscular, e Alexandre Pato, que sofreu uma entorse no tornozelo, foram desconvocados após serem examinados na capital inglesa pelo médico Rodrigo Lasmar.
Na atividade de sexta-feira, o lateral-esquerdo Marcelo foi quem apresentou problemas. Após um lance no treino tático, o jogador do Real Madrid deixou a atividade reclamando de dores na costela. Após ser avaliado e realizar exame de raio-x, ele foi vetado pelo departamento médico. André Santos vai ser o titular diante dos escoceses. Neste sábado, Mano lamentou o problema.
- Existem jogadores mais sensíveis e outros menos à lesões. Uns suportam mais e outros menos. Confesso que fico decepcionado porque eu queria vê-lo em campo. Demos oportunidades ao André Santos e queria ver o Marcelo agora. Ele vinha bem no Real Madrid, mas temos que esperar um pouco mais para poder vê-lo atuando pela Seleção - disse o treinador.
Escócia pretende supreender o Brasil nos contra-ataques
A seleção da Escócia tem alguns desfalques para o jogo diante do Brasil, neste domingo, entre eles o volante Fletcher, do Manchester United, machucado. Com isso, os destaques da equipe são o atacante Kenny Miller, do Bursaspor, e o apoiador Charlie Adam, do Blackpool.
Na opinião de Mano Menezes, a equipe rival vai atuar fechada, buscando os contra-ataques.
- Vi a Escócia jogando contra a Espanha e achei uma equipe boa, mesmo tendo perdido para esse confronto. Eles enfrentaram a campeã do mundo de igual para igual. A equipe joga com vários jogadores atrás da linha da bola e vai exigir atenção do nosso time em termos de posicionamento. Eles jogam nos contra-ataques e precisamos ter atenção.
brasil x escócia
Julio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires, Elano e Jadson; Neymar e Leandro DamiãoMcGregor; Hutton, Berra, Wilson e Whittaker; Adam, Snodgrass, Morrisson, Bannan e Connors; Miller
Técnico: Mano MenezesTécnico: Craig Levein
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Auxiliares: Steve Child (Inglaterra) e Adam Watts (Inglaterra)
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Transmissão: A TV Globo transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real